domingo, 19 de março de 2017

Igreja: a predominância do masculino (3)

Uma das dificuldades que tenho na minha relação com a Igreja é a predominância do seu lado masculino. Explico-me melhor. Como já aqui referi, foi muito tardíamente que descobri a amizade feminina. Quando nasci, as limitações do género a que pertenço eram muitas e as mulheres da minha família salvaguardavam, acima de tudo, a família. 
Porém, tive a sorte de de ter uma mãe que sempre questionou esse quadro de referência e que soube transmitir-me que não deveria haver "segundos sexos". A ajudar, acabei por trabalhar em ambientes de predominância masculina, pelo que foi nos homens que fiz os amigos mais sólidos.
Assim e ao que me lembro, devo ter descoberto o mundo feminino por volta dos trinta e tal anos e as amigas que mantenho, fizeram-se a partir de então. Felizmente que, pese embora esse facto, continuo a fazer novas amizades nesse novo mundo. 
Talvez por isso, a minha espiritualidade, teve uma marca. Eu rezava a Deus Pai, a Deus Filho, a Deus Espirito Santo e muito pouco à Virgem Maria. Só muito recentemente me dei conta de tal circunstância e de que a Igreja tem, nesse comportamento, alguma responsabilidade.
Mas dado que este ano, Mariano, Fátima acolherá, de novo, um Papa, parece-me ser altura para sugerir que em todas as missas se reze a Ave Maria, antes da benção final. Pode não ser muito importante do ponto de vista formal, mas é com certeza um passo na direção, que se me afigura correcta, de destacar o lado feminino da oração. Não seremos completamente originais, já que, em alguns países como a França e a Bélgica, essa prática há muito que é seguida!

HSC

6 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Francisco parece querer dar uma nova importância ao papel da mulher dentro da Igreja.
Uma Igreja que ainda permanece profundamente machista, misógina.
Será um processo longo (a Igreja é avessa a revoluções).
Mas, como nos ensina a sabedoria oriental, as grandes caminhadas começam sempre com um pequeno passo.
Boa semana

Dalma disse...

HSC, não é que concordo em absoluto consigo! Seria um hino, não só à mãe se Jesus ( que acredito que existiu como mais um homem BOM) mas sobretudo um hino às mulheres!

Silenciosamente ouvindo... disse...


Concordo em absoluto consigo

Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Linda disse...

A Dra, é uma das minhas referências femininas. Sigo-a "religiosamente" aqui no Fio, li os seus livros e, sobretudo, admiro a forma positiva e sorridente com que encara a vida!
Quanto ao que sugere, É curioso que o cónego Ferreira dos Santos, pelo menos na missa das 12h, a mais participada entre as seis,salvo erro, que acontecem todos os domingos na paróquia de Nossa Senhora da Lapa(no Porto), acaba a Eucaristia com uma breve celebração Mariana.
Obrigada por escrever tão bem e para todos...
Linda

alfacinha disse...

A nossa Senhora também é padroeira da minha cidade de Antuérpia
Cumprimentos

Anónimo disse...

Helena acabam de me informar que já há Igrejas onde se começou a louvar a Virgem no fim da missa.