sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O dia da rádio


Hoje foi o dia em que se comemorou a rádio. Muitos profissionais foram ouvidos e falaram da companhia que o pequeno transistor continua a fazer a uma geração que não dominando as modernas tecnologias, se faz acompanhar do pequeno aparelho para num banco de jardim ou à mesa de um café se sentir menos sozinho.
Estudei ao som das suas notícias e das suas melodias e ainda hoje trabalho com a sua companhia. Mal entro no carro é com ela que faço os meus percursos. Ao contrário da televisão, bastante mais invasiva, ela permite uma cumplicidade, um intimismo que a imgem forçosamente complica.
Fui radialista e lembro esses tempos com bastante satisfação e até alguma saudade. Começa-se pelas radio piratas e depois, quase sempre em regime de puro voluntariado, acaba-se por descobrir uma vocação e escolher uma profissão. O exemplo da Radio da Universidade de Coimbra, ouvida por imensa gente, começou assim e consegue ter um público completamente fiel a quem ali trabalha sem receber um tostão.
Fico bem contente por constatar que radio e televisão - ambas meios de comunicar, ensinar, sensibilizar os outros - conseguem manter-se vivas e, em muitos casos, complementarem-se ao serviço de uma causa comum!

HSC

8 comentários:

Virginia disse...


Hoje em dia quase não conheço a rádio e quando a oiço no taxi, é tudo anúncios e música pimba. Mas há mais escolha, certamente.
Mas lembro-me de ouvir o RR nos anos 60, os programas Enquanto for Bom Dia e 23ª Hora que eram sagradas em nossa casa. Com um gravado de fitas compunhamos umas playlists fabulosas. Mais tarde também o Oceano Pacífico er gravado em cassetes que apelidávamos de "Xaropes". Era um desassossego para conseguirmos as nossas músicas mais carismáticas como o Lionel Richie, os BeeGees ou U2.
Nunca fui muito de ouvir falatório na Rádio. Mas também não os oiço na Tv pois detesto os telejornais sem excepção. Tiram-me do sério, como se diz agora.
Um bom fim de semana.

bea disse...

A rádio é uma companhia muito agradável para acompanhar algumas tarefas.

Anónimo disse...

Directamente da rádio secreta para si.

http://youtu.be/OCDpGe8r8Zo

A

Anónimo disse...

Sexta-feira 13,que seja um dia de sorte para todas as rádio.Que o tostão chegue a milhão,basta os ouvintes quererem...
Sou fã de rádio,bem haja!
Para si,um dia muito feliz,neste 14 de Fevereiro.

Anónimo disse...

Que saudades do programa Parodiantes de Lisboa,e da voz de Cândido Mota.Os discos pedidos,etc.A rádio é de facto uma boa companhia.
AnaM

Anónimo disse...

Madame

Si la personne qui tu animes tremble quand tu la prends dans tes bras...
Si ses lèvres sur les tiennes sont ardentes comme la braise...
Si sa respiration est secouée de spasmes...
Si tu vois dans ses yeux briller une lueur spéciale...

CASSE-TOI VITE, C'est la GRIPPE !!!

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 12:59
Merci par l'avis. Il vient, je pense, de quelqu' un qui connait bien le sujet...

CS disse...

Cara HSC :
Rádio ? OK
Antena 2