segunda-feira, 8 de março de 2010

Excelência

Digamos que o tempo não ajuda à boa disposição. Pessoalmente, começa a fazer-me falta o sol. Mas a metereologia tem certas vantagens, também. Permite trabalhar e ficar contente com isso...
Pois bem, este sábado revi 300 páginas das segundas provas de um livro que deve sair daqui a um mês. Tive uma insónia daquelas que só se curam quando nos levantamos. Foi o que fiz. E, das seis da manhã até à uma da tarde, fiz todas as alterações necessárias. Depois, ouvi música, li jornais e revistas e jantei com amigos.
Hoje, Domingo, fui ao cinema ver um filme notável de Tom Ford. Chama-se "A Single Man" - traduzido, entre nós, mal, como Um Homem Especial... - e é a primeira obra de um realizador que, até agora, só era conhecido como estilista.
O actor principal, Colin Firth, que eu considero um dos grandes da nova geração, tem aqui um papel dificílimo e desempenha-o de modo admirável. O tema das opções sexuais ou, se quisermos, da dificuldade dessas opções quando elas não são "branco ou preto", é tratado de uma forma irrepreensível e com imagens de uma beleza fora do comum. A fotografia, a sépia, e os enquadramentos dão à obra uma dimensão de intimidade como muito poucas vezes tenho visto em cinema. Não há um único deslize, e sai-se da sala com o sentimento de ter aprendido mais alguma coisa sobre o nosso semelhante, afinal tão diferente e tão próximo de nós!
HSC

5 comentários:

Raúl Mesquita disse...

Helena, faz-me impressão ver este seu "post" a 0 comentários. Vou tentar ir ao cinema logo e comentar. "Eles" não gostam do assunto (???) Medo (ainda?), parvoíce (ainda), desconhecimento da sua inteligência (ainda?) Abreijo, Raul.

Profundo Olhar disse...

Vou seguir a sua sugestão...e só pelo Colin Firth acho que já vai valer a pena...

Raúl Mesquita disse...

Ainda não tive tempo de ir, mas a se a fita estiver nos cinemas vou amanhã ou sexta-feira.

Julia Macias-Valet disse...

Pois ao contrario dos três comentadores anteriores, eu ja vi o filme. Fi-lo no dia seguinte à estreia, em Paris.
Ao contrario do que é habitual em França o titulo permaneceu em versao original.
E para além de tudo o que a Helena ja disse acerca de "A Single Man" eu traduziria o filme de Tom Ford numa so palavra : Elegância.
A tematica da obra e agora do filme nao me incomoda minimamente. Temos (eu e o meu marido) varios amigos que fizeram a mesma opçao de vida. E o assunto nao é tabu aqui em casa . A palavra "normalidade" essa, é muito subjectiva.

Helena Sacadura Cabral disse...

Tem toda a razão cara Júlia. Veja comme les bons esprits se rencontrent tojours. A Júlia chamou elegancia e eu excelência. Andam muito próximas, não é?
Também eu tenho bons amigos que fizeram a mesma opção E já falo com o meu neto mais velho-16anos- sobre eles. E felizmente ele percebe e não lhe faz qualquer confusão.
Amor é amor. Nada mais!