segunda-feira, 8 de março de 2010

Da Mulher

Que me desculpem as minha congéneres, mas nunca me senti identificada com o que se decidiu chamar de "Dia da Mulher". Talvez porque não há um "Dia do Homem". Ou, porque mais do que o direito à igualdade de géneros, eu defendo o direito à diferença. Que existe e ninguém nega. Não para se dizer que um é melhor do que o outro. Apenas para dizer que não têm as mesmas caracteristicas.
Gosto muito de ser mulher e nunca me passou pela cabeça como seria se fosse homem. O que sempre pretendi foi a "igualdade de oportunidades" que, essa sim, permite que uns e outras se completem e se não confundam.
A sociedade é maioritariamente feminina e somos nós que detemos a melhor arma de transformação do mundo em que vivemos. Ou seja, a educação. Não são as quotas, não são as leis, não são as comemorações, que mudam as comunidades. Somos nós, homens e mulheres, educados para papeis distintos, que o faremos. E quando falo de papéis distintos quero dizer que homens e mulheres continuam a ser diversos e a ter direito a sê-lo. O que não significa ter direitos menores. Felizmente!

HSC


5 comentários:

Anónimo disse...

Grande Post este HSC !
P.Rufino

Olga Moreira disse...

Sempre que oiço essa expressão, não posso deixar de me lembrar de outros dias, " o dia do analfabetismo" " o dia do não fumador", "o dia da árvore"... Tal como referiu, também eu me sinto bem na minha condição de mulher, da qual me orgulho e por isso pergunto: Seremos assim tão pequenas, a ponto de necessitar ser recordadas? Será necessário que seja criado " O dia da mulher" para que seja equacionada a nossa importância na sociedade ? Seremos mais mulheres, mães, irmãs, amigas, companheiras,cúmplices, amantes?!Não me parece...
De lamentar ainda acresce a onda de oportunismo que se gera em torno destes dias, incentivando ainda uma onda de consumismo exagerado ... Bons dias para as floristas...

Raúl Mesquita disse...

Caríssima Helena: MUITOS PARABÉNS! É assim mesmo! Estes "dias de", que vêm substituir, na sociedade actual, os dias dos Santos, são perigosos: promovem a luta em vez da união. Também já pensei no "Dia do Homem" LOL! Já agora por que não "o dia dos olhos azuis? Eu tenho...! Uma PESSOA, que é o que a Helena é, não precisa "de dias de". Só quem se sente diminuído é que precisa. Não me alongo mais, já passei a mensagem, creio. Viva a Humanidade! Abreijo, Raúl.

carolina disse...

Acharia simplesmente ridiculo e despropositado que alguém me oferecesse flores no dia 8 de Março e, o desproposito seria tão grande que nem sequer conseguiria apreciar as flores e isso sim mediria bem, o quanto me aborreceria. Nós somos Mulheres, mães, amantes, trabalhadoras, construtoras do mundo tal como os Homems nossos compamheiros, são pais, amantes, trabahadores e construtores do mundo, somos diferentes, bem hajam as diferenças! mas não somos só diferentes dos Homens, somos também diferentes umas das outras, as mulheres não são todas iguais, como os homens não são todos iguais, Somos Individuos, ùnicos e Especiais porque todos diferentes fazemos parte de um TODO, é nisto que eu acredito. Odeio a celebração do dia da mulher, como odeio tudo o que é banal e inútil, odeio os aproveitamentos politicos e socias que se fazem com estes dias. É certo que há ainda mulheres que são exploradas, humilhadas e, não estou só a pensar nas que usas burcas, penso também das que não usam roupa de todo, das que são batidas, abusadas, mortas, mas também há homens que dependendo do meio e do local onde vivem são explorados, humilhados, abusados, também existem as crianças e os velhos. Parece-me que abusar, humilhar, explorar são afinal coisas que alguns humanos gostam de fazer aos outros. As mulheres, não precisam de provar mais nada, são seres LIVRES, capazes de viver e administrar a sua liberbade.

Sandro disse...

Falando de mulheres... não foi bom ver uma subir ao palco nos Oscares para receber o prémio de melhor realizador! :) Demorou 82 anos para que isso fosse possível.