sábado, 10 de fevereiro de 2024

E AGORA...

Creio que foi no fim de novembro de 2022 que tomei a decisão de só publicar textos sobre a maneira como vejo a vida, o que sei de mim e da sociedade em que vivo. Depois, durante a pandemia, resolvi refrescar tudo o que era a minha preparação  de economia e desenvolver, de forma bem mais profunda os meus conhecimentos de matemática, que eu considerava, aliás, razoáveis. Foram duas decisões excelentes, porque me fizeram descobrir uma nova área, a do Desenvolvimento Pessoal e com ela a Filosofia Comportamental.

A partir daquela data os pequenos textos que comecei a publicar foram sendo sucessivamente mais exigentes. Daí que tenha feito uma pequena paragem entre eles, para ver, se o tipo de comentários em número e em conteúdo sofriam alterações sensíveis.

Fiquei, assim, com uma visão muito mais clara do meu “nicho de mercado”, que muito me ajudou a selecionar melhor aqueles que aceito e tudo o que a comunicação acarreta, para quem queira seguir uma carreia em que aquela arte seja vital. E são imensas!

Assim, amanhã irei publicar um lindo texto, com que fecharei esta pesquisa. Muita gente me tem pedido para a reunir num livro, tudo quanto aqui publiquei. No fundo, acabaria por ser o epílogo do PENSAR, OLHAR, VIVER, mas ainda mais profundo. Não pensei, sequer, nessa hipótese porque este ano e meio de escrita diária foi violento.

Agora, estou a preparar workshops de 3 a 5 pessoas e aulas individuais, que permitam a alguém que tenha de falar em público, sentir-se totalmente à vontade. Quando tudo estiver preparado, darei os contatos necessários.

Por isso, só deverei voltar a aparecer de vez em quando, para postar algo que considere que importa desenvolver ou dar a conhecer. A todos muito obrigada!

 

Helena Sacadura Cabral                                                                             10/2/2024

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada, Dra. Helena pelos seus magnificos textos/reflexões.
Com eles aprendi muito.
Fico à espera de futuras publicações.
Muita saúde
Um grande abraço
Sua admiradora
Margarida Monteiro

Anónimo disse...

🌹

Pedro Coimbra disse...

Tenho estado a celebrar a entrada do Ano do Dragão.
A blogosfera é um espaço de convívio.
Mas obviamente não é o espaço de convívio.
Há outras prioridades na vida.

Anónimo disse...

Estimada Sra. Dra. Helena Sacadura,
No mundo hedonista em que vivemos atualmente, onde a falta de conveniência e a falsa gratificação instantânea são cada vez mais predominantes, o conceito de esforço parece perder-se num mar de relativismo e desdém em muitos seres humanos.

Na tentativa de obter uma resposta empática dos leitores, muitos cronistas, escritores e jornalistas tendem a se preocupar com o que os outros dizem 'paleolíticamente falando' ou sarcasticamente objectando – ''O que não é e nunca foi o seu caso-!''' Sra. Dra. Helena,
quero expressar a minha admiração por você e pelo seu trabalho. Há anos venho acompanhando seus livros, sites, blogs e tudo o que você compartilha com o mundo terreste y cibernauta, e posso dizer que fui uma das primeiras pessoas a ler seus conteúdos (sem querer parecer presunçosa, é claro). Anos apos comecei a ler cronicas do meu saudoso e querido Miguel Portas. Conheço relativamente o Sr. Dr. Paulo Portas desde que ambos estávamos no mundo dos comícios partidários (desde que tínhamos (12-13 anos) anos). Mas a admiração pela senhora, Dra. Helena, e pelo Miguel é/são enorme (ambas as leituras me fazem refletir e acalmar a alma).
As suas palavras sempre ressoaram comigo de uma maneira especial, trazendo luz, inspiração e conforto nos momentos mais difíceis (apos a morte de uma das minhas filhas e durante a doenca degenerativa da outra mais velha). Seus ensinamentos têm sido um guia valioso em minha jornada pessoal de autoconhecimento e crescimento.

É uma honra poder enviar esta mensagem a Dra. Helena, e espero que saiba o quão importante é o impacto que a senhora tem na vida de tantas pessoas, como eu.

Num mundo onde a incerteza e o medo muitas vezes dominam, há pessoas que se destacam pela sua força e otimismo. Uma dessas pessoas é você senhora Dra. Helena Sacadura Cabral. A sua força é uma inspiração para todos nós, um farol de esperança nos momentos mais sombrios da minha vida.

A sua capacidade de manter o otimismo, mesmo quando as coisas não estão a correr bem, é uma qualidade rara e preciosa. É algo que nos faz acreditar que, não importa o quão difícil seja a situação, há sempre uma luz ao fim do túnel.

Que Deus continue a dar-lhe aquela força e otimismo que tanto a caracteriza. Que Ele lhe dê a coragem para enfrentar os desafios que surgem no seu caminho e a sabedoria para encontrar a felicidade e conforto espiritual e humano nas pequenas coisas da vida.

A sua força e otimismo não são apenas uma fonte de inspiração, mas também um lembrete de que, com fé e determinação, podemos superar qualquer obstáculo. Que Deus continue a abençoá-la com essa enorme qualidade que possue e que continue a usá-las para iluminar o mundo à sua volta.Obrigado por ser essa fonte de inspiração constante, que me motiva a nunca desistir e a sempre acreditar em um amanhã melhor. Com todo o meu carinho e gratidão,
MorgadinhadosCanaviais

Anónimo disse...

Estimada Sra, Dra. Helena,

Gostaria de expressar a minha imensa gratidão pelos seus magníficos textos e reflexões. Suas palavras têm sido uma fonte constante de inspiração e sabedoria para mim, e eu não posso deixar de agradecer por todo o conhecimento e insights que você compartilha conosco em varias paginas da web.

Os seus textos têm o poder de tocar profundamente o coração e a mente, levando-nos a refletir sobre as diversas questões da vida e do mundo em si. A sua capacidade de transmitir mensagens claras e impactantes é verdadeiramente admirável, e eu me sinto verdadeiramente abençoada por ter a oportunidade de ler e absorver seu conteúdo.

Muito obrigada, Dra. Helena, por dedicar seu tempo e talento para nos presentear com suas palavras poderosas e inspiradoras. Que você continue a iluminar o caminho de tantas pessoas com sua sabedoria e generosidade.

...vai deixar muitas saudades aqui na blogger!
Gratidão, muita gratidão.


-No nível profundo de gratidão, a pessoa não apenas reconhece e agradece pelo favor recebido, mas também se compromete em retribuir de alguma forma, seja através de gestos, palavras ou atitudes que demonstrem sua apreciação e reconhecimento pela pessoa que lhe beneficiou.

São Tomás de Aquino enfatiza a importância desse nível de gratidão, pois ele fortalece os laços de amizade e solidariedade entre as pessoas, criando uma relação de reciprocidade e confiança. A gratidão profunda não se resume apenas a palavras, mas se manifesta em ações concretas que demonstram o verdadeiro valor que damos aos outros.

Portanto, cultivar a gratidão profunda em nossas relações interpessoais é essencial para construir vínculos sólidos e saudáveis, baseados no respeito mútuo e na valorização do próximo. É através desse nível de gratidão que podemos nutrir relacionamentos genuínos e significativos em nossas vidas.
Com profunda gratidão, Morgadinha