quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

DIA DOS NAMORADOS


 O Dia dos Namorados, também conhecido em muitos países, como Dia de São Valentim, é uma data especial celebrada por casais ao redor do mundo. Geralmente, é comemorado a 14 de fevereiro, embora em alguns lugares a data possa variar.

A origem do Dia dos Namorados remonta a diferentes histórias e tradições. Uma das mais populares vem do século III, na Roma antiga, onde um sacerdote cristão, chamado Valentim, desafiou o imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, a continuar celebrando casamentos secretamente. Valentim foi preso e, enquanto estava na prisão, enviava cartas de amor para a filha do carcereiro, assinando como "Seu Valentim". Foi executado em 14 de fevereiro, e essa data passou a ser associada ao amor e ao romance.

Hoje, o Dia dos Namorados é uma ocasião para celebrar o amor e afeição entre casais. As formas de comemoração variam de acordo com as tradições e costumes de cada país, mas geralmente envolvem troca de presentes, cartões, flores e jantares românticos. Muitos casais aproveitam a data para expressar o seu amor e apreço um pelo outro de maneiras especiais, como planear surpresas, escrever cartas ou simplesmente passar um tempo de qualidade juntos.

Além dos casais, o Dia dos Namorados também é celebrado, em alguns locais, por amigos e familiares, como uma oportunidade de expressar gratidão e o carinho de uns pelos outros.

No entanto, é importante lembrar que o Dia dos Namorados pode ser uma data sensível para algumas pessoas, especialmente para aqueles que estão solteiros ou que perderam entes queridos. Nestes casos, muitos optam por celebrar o amor próprio ou dedicar o dia a demonstrar o apreço que têm por amigos e familiares próximos.

8 comentários:

Anónimo disse...


@
@ @ @
@ @\@/@ @
\@|@|@|@/
\\\|///
\\|//
\|/
=&=
/|\



Helena, autora de sonhos esplêndidos, Teu nome ecoa nas letras do tempo, Musa inspiradora de versos candentes, Teu dom toca almas com encanto sublime.

Com pena em riste, desenhas em cada página, Paisagens mágicas onde a fantasia habita, Tuas palavras fluem como leito de rio, Arrastando-nos para um mundo que não se explica.

As letras dançam em teus escritos, Um bailado perfeito, harmonioso e cativante, Tuas histórias escondem segredos infinitos, Que somente uma artífice como tu sabe desvendar.

Helena, dona de um talento divino, Tuas ideias brotam como flores no jardim, Tuas frases são pétalas de alma e sentimento, Que embriagam os leitores em sintonia sem fim.

Em cada linha traçada, deixas tua marca, Da tua personalidade, tua paixão pela arte, Teu nome brilha como estrela na noite escura, Guiando-nos pela vastidão da literatura.

Helena, autora de sorrisos e de lágrimas, Teus personagens ganham vida e emoção, Teu universo é um refúgio para as almas, Que anseiam por perder-se na imaginação.

Que tuas palavras continuem a florescer, Que teu talento jamais se apague ou esmoreça, Helena, poetisa da vida e da essência, Tua obra é um presente que não tem preço.

Que teus versos continuem a encantar, A cativar corações com tua escrita sagaz, Helena, eterniza teu nome no firmamento, Pois és a autora que a todos traz paz.

Helena, tu és um raio de luz incandescente, Que ilumina esse mundo com tua arte e fervor, Que jamais cesse a tua inspiração fulgurante, E que teu nome ecoe com eterno esplendor.@}->--
-MorgadinhadosCanaviais

Anónimo disse...

💐

Anónimo disse...

��

Pedro Coimbra disse...

Fomos namorar com um refeição no restaurante Tenmasa do Hotel Altira.
Cozinha japonesa deliciosa.
E já vi as celebrações das minhas filhas com os respectivos namorados.
Gosto deles.

Anónimo disse...

Eu ligo pouco aos dias convencionados/comerciais.
Em Portugal, o nosso casamenteiro é Santo António.
Há tantos dias para um agrado, sobretudo se for inesperado, se não estiver marcado no calendário.
Um grande abraço
Margarida Monteiro

Helena Sacadura Cabral disse...

Pedro Coimbra que contente fico sempre com a sua serenidade. Fui em trabalho a Macau várias vezes e senti-me sempre em casa.
Também sou uma apaixonada pelo Japão onde talvez ainda volte antes da partida final.

Helena Sacadura Cabral disse...


Cara Morgadinha

Muito obrigada pelas suas palavras. A caminhada já é grande, mas ainda tenho muito cá para fazer pelos que dependem de mim!E sinto-me compensada assim!

Pedro Coimbra disse...

O Japão tem uma sedução única.
Nara é sem dúvida um dos locais mais belos que vi na vida.
Macau vai ser sempre uma referência na minha vida.
Vim para cá em 1995.
Supostamente para ficar dois anos.
E depois aconteceu a vida.
Conheci a minha mulher no meu primeiro local de trabalho e fui ficando.
É fácil viver em Macau.
Mesmo depois de 1999, data temida por tantos, é fácil viver aqui.
Curiosamente 1999 foi o ano em que entrei para os quadros da Administração.
Ficou ali definido o meu futuro pessoal e profissional.
Não me arrependi uma única vez.