sexta-feira, 19 de março de 2021

Um grande Pai

Julgo que um homem só percebe bem o seu próprio pai quando, por sua vez, passa por essa situação. Infeliz ou felizmente na época em que nasci, o Pai representava o dono de cada um de nós, aquele que garantia a manutenção da unidade familiar e, até em alguns casos, a pessoa que decidia o destino dos filhos.

O meu Pai foi um bocadinho de tudo isto, porque era o modelo da época e ele não via motivos para o alterar. Das duas carreiras da família - medicina e advocacia - o meu irmão mais velho escolheu a segunda e eu não tinha nada que escolher, porque finalizado o sétimo ano, devia preparar-me para casar. Até lá aprenderia línguas com uma "demoiselle" e piano com um professor. Este último teve a hombridade de esclarecer o meu progenitor que lhe parecia inútil continuar. Eu seria sempre alguém que gostava muito de música mas não sabia transmitir esse amor através de um instrumento.

Melhor foi o resultado tive com o francês, que por motivos vários, se tornou a língua da família. Devo assim ao meu pai o excelente domínio com que o falo. já não direi o mesmo do inglês oral porque o escrito domino-o razoavelmente. 

A tudo isto, meu querido Pai , acrescento a tua imensa preocupação com a minha formação literária e moral. Foste sempre a personificação daquilo em que acreditavas ser o melhor para mim. E eu nem sempre compreendi isso, porque entendia que o fito de todo esse meu primor educacional, se destinava a escolher parceiro à minha altura e constituir uma família tradicional.

Nisso falhaste. A minha família nunca foi tradicional, O marido escolhido pela brilhante inteligência, carecia de uma desastrosa educação dos afetos e ao fim de onze anos o problema resolvia-se com o divórcio. Mas não me queixei nunca. Deu-me dois filhos e ensinou-me a ver o mundo através dos seus olhos, ou seja de modo muito diferente do teu.

Os anos passaram, o marido partiu, os filhos deram-me algumas dores de cabeça e múltiplas alegrias e também partiram. E eu fiquei, finalmente, livre de viver a minha vida. Como eu quis. E continuo a faze-lo.

Mas não adivinhas as vezes que te reconheço, querido Pai, nos ensinamentos que me deixaste e que eu na altura me pareceram ser um pouco bizarros. E eram. Mas agora deixaram de o ser. porque são meus também. Obrigada, meu querido, por tudo aquilo em que acertaste. Mas, sobretudo, por aquilo em que não acertaste. Foste um grande Pai e um grande homem de quem muito me orgulho!

HSC

9 comentários:

João Menéres disse...

Que ENORME homenagem se presta aqui !

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...


Conheci o Dr Sacadura Cabral quando era Director Geral Da Justiça. Jurista brilhante e de uma ética à prova de bala, como se costuma dizer. Não terão existido muitos como ele!

Diogo Maduro

Pedro Coimbra disse...

Reconhecemo-nos em pequenas coisas nos nossos filhos.
E depois percebemos que são pequenas coisas que vieram dos nossos pais.
Sobretudo quando são verdadeiros pais e estão presentes.
Algo que não tem nada a ver com biologia.
Boa semana

Anónimo disse...

Só quando conseguimos ver os nossos pais como pessoas, com qualidades e defeitos, é que nos tornamos independentes, e os podemos amar verdadeiramente.

Sem os idealizar e endeusar nem, ao contrário, os depreciar e diminuir.

Mas tudo depende dos pais (e dos filhos).
Temos de reconhecer que existem pais que não merecem ser amados, muitos pais, infelizmente.

Nunca leio livros sobre um familiar de alguém, um avô, por exemplo, num estilo histórico-romanceado porque, em geral, o/a autor/a não fazem mais do que glorificar o seu familiar, sem um pingo de isenção, e até de forma distorcida.

António disse...

Excelente homenagem, caríssima Helena.
Um abraço

Ana maria disse...

Conheço a família através dos livros.
A discrisao é de excelência.
Só posso agradecer por ter partilhado com os fãs os pormenores.
Obrigada.

Anónimo disse...

Como homenagem aos pais, deixo um dos lemas do meu, que achava que rir acontece quando a sensibilidade e a inteligência se abraçam (palavras dele).

Uma:
Alguns terraplanistas afirmaram, eufóricos, que as suas ideias já circulam em todo o globo.

Agora outra:
Ela deixou uma cesta com batatas em cima da mesa da cozinha, e um bilhetinho para ele -«Querido descasca metade das batatas e põe a cozer. Eu estou mesmo a chegar, bj». Quando chegou a casa, a panela estava ao lume, ela destapou-a e não queria acreditar no que via- cada batata estava metade descascada, metade com casca.

Anónimo disse...

Senhora,sinto que tem um coração sábio.
Sabe dar valor/amor a quem realmente ama.E como deve estar orgulhoso de si o sr seu PAI.

Ambrósio

Anónimo disse...

🌷