segunda-feira, 8 de março de 2021

A 8 de Março

Eu sei que hoje é o dia do ano - dos 365 dias que ele tem - que se escolheu para "falar" da Mulher. De um lado aquelas que, são a maioria, e vivem em precárias condições de toda a natureza. Do outro, aquelas que por trabalho, sorte ou oportunidade conseguiram chegar ao nível dos homens. Estou e estarei sempre com as primeiras. Mas quando falamos no 8 de Março, são sempre as segundas, as escolhidas para falar delas e das outras que, por vezes mal conhecem, a  não ser pelos trabalhos que as mesmas lhes prestam.

Por isso todos os anos tenho dificuldade em dizer algo sobre o que ele representa. Para mim, enquanto este dia se celebrar, significa que muitas mulheres como eu, continuam a não ter acesso ao que eu e as minhas amigas temos e a que elas têm todo o direito. Por isso a única sugestão que faço é que as mulheres que conseguem libertar-se, escolham mulheres para as acompanhar no seu percurso!

HSC

4 comentários:

Anónimo disse...

🌹

Anónimo disse...

_______¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶____¶¶¶____¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
_____¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
___¶¶____________¶¶¶¶__¶¶¶¶____________¶¶
__¶¶¶______________¶¶¶¶¶¶______________¶¶¶
_¶¶¶¶_______¶¶¶¶¶¶¶__¶¶__¶¶¶¶¶¶¶_______¶¶¶¶
_¶¶¶¶_____¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶_____¶¶¶¶
_¶¶¶¶____¶¶¶¶______¶¶¶¶¶¶______¶¶¶¶____¶¶¶¶
_¶¶¶¶____¶¶¶¶________¶¶________¶¶¶¶____¶¶¶¶
__¶¶¶_____¶¶¶____¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶____¶¶¶_____¶¶¶
___¶¶¶¶____¶¶¶¶____¶¶¶¶¶¶____¶¶¶¶____¶¶¶¶
_____¶¶¶¶____¶¶¶¶____¶¶____¶¶¶¶____¶¶¶¶
_______¶¶¶¶____¶¶¶¶______¶¶¶¶____¶¶¶¶
_________¶¶¶¶____¶¶¶¶__¶¶¶¶____¶¶¶¶
___________¶¶¶¶____¶¶¶¶¶¶____¶¶¶¶
_____________¶¶¶¶____¶¶____¶¶¶¶
_______________¶¶¶¶______¶¶¶¶
_________________¶¶¶¶__¶¶¶¶
___________________¶¶¶¶¶¶
____________________.¶¶


:-)

Anónimo disse...


Dra Helena sempre tive mixed feelings acerca deste dia. Mas o seu texto é claro como água e +e fruto, seguramente, da sua análise e da sua experiência.
Gostava, um dia, de a poder conhecer melhor para perceber o que dita a sua serenidade perante a vida.
Dizem-me - pessoas que a conhecem - que a sua alegria é contagiosa e que é ela que a tornou voluntária em certas causas. Como é que se consegue depois de perder um filho? Gostava tanto de ser como a dra!

Anónimo disse...

Pois este dia continua a ser muito importante e faz todo o sentido que ainda exista.Infelizmente. Custa-me que sejam algumas mulheres a achar que o dia não faz sentido(não estou a dizer que seja o seu caso). É preciso não esquecer do muito que ainda há a fazer para que as mulheres sejam tratados com a dignidade que merecem todos os seres humanos.
Poderia dar muitos exemplos, mas deixo aqui estes:

Chaupadi é uma tradição social na parte ocidental do Nepal para as mulheres hindus, que proíbe uma mulher de participar de atividades normais da família durante a menstruação porque elas são consideradas impuras.
Em dezembro de 2019, uma Nepalesa morreu numa “cabana menstrual”. A
Jovem de 21 anos morreu asfixiada depois de tentar aquecer-se num espaço para onde foi mandada.

Antes da Revolução Islâmica iraniana em 1979, as mulheres iranianas acompanhavam as conquistas dos seus direitos paralelamente às mulheres das outras partes do mundo. Centenas eram eleitas e serviam em conselhos locais, e milhões integravam a força de trabalho, inclusive como juízas, funcionárias públicas, embaixadoras e elementos das forças policiais. Desde 1979, as Iranianas viram anuladas todas essas vitórias.

Poderia enumerar tantos outros exemplos. Tantos maus exemplos de como as mulheres são tratadas.

Viva o dia Internacional da Mulher, e não o dia da Mulher como se ouve dizer por aí, como se o associassem a bombons, flores e jantares só delas. Não é disso que se trata!

Sempre a considera-la,

Pedro