domingo, 28 de fevereiro de 2021

É preciso dar tempo ao tempo

Depois de todos os tristes acontecimentos que partilhei convosco esta semana, ontem deitei-me sem sono, sem lágrimas mas com a garganta tão apertada que nela, acho, não cabia um feijão frade. Acontece-me sempre este aperto, quando estou emocionada e não consigo chorar. Não houve livro, revista ou programa televisivo que conseguissem alterar o meu estado de espírito. Já altas horas da madrugada, decidi que era melhor levantar-me e vir para a sala ouvir Vivaldi no meu Spotify. Fechei os olhos e julgo ter repassado mentalmente tudo o que me acontecera. E que, tendo sido invariavelmente mau, ao lado do que muitos meus amigos passaram, não era nada. 

Tudo bem, não via o neto instalado no Algarve, mas falava com ele e ficava compensada. As amigas, em grupos de três e às distâncias convenientes vinham ver-me ou eu ia vê-las. O meu filho quase diariamente almoçava ou jantava comigo e, apesar de tudo, eu ainda fora capaz de escrever outro livro que estará nas livrarias em meados de Abril. Então, porque é que nesta época da Quaresma, eu não oferecia pelos outros as dificuldades que tinha sofrido e agradecia ao Pai estar "vivinha da costa"?

Se assim pensei melhor o fiz. E aninhada no Vivaldi, acabei por adormecer e pregar um susto à minha Melania - sim, é o nome fino da georgiana que tenho em casa há um ano - que ao ver-me a dormir na sala, pensou que me tinha acontecido alguma coisa. Aqui, ri com a aflição dela. Depois, olhei através da janela o sol maravilhoso que despontava e a vida pareceu-me outra vez cheia de promessas!

HSC

14 comentários:

Anónimo disse...

Também ando muito angustiada, mas ao contrário de si ainda não encontrei paz.

Teresa disse...

Engraçado,o Sol em mim também muda completamente a perspectiva da vida. Saúde. 🙏🌞

Pedro Coimbra disse...

Vê o seu filho quase todos os dias.
Já não vejo a minha mãe há um ano.
Vai ser este ano, acredito que vai ser este ano.
Boa semana

Helena Sacadura Cabral disse...


Sei dar valor ao que tenho e por isso agradeço diariamente a Deus o que Ele me protege. Deve custar muito a uma mãe estar um ano sem ver o filho. E este tem sempre o coração nas mãos por ter noticias dela.

Anónimo disse...

You'll never walk alone

Ghost

Ana maria disse...

As noites de insónia têm sido noite sim noite não. Às vezes arrumo "gavetas". Outras vezes estico-me no sofá e oiço o último trabalho de Júlio Resende. Divinal.
Fique bem Dra Helena.
Amanhã vou a Fátima. Aceita uma boleia?Como a Tia Alice está fechada levo um lanchinho.

Anónimo disse...

... a fadiga pandêmica é uma reação natural e esperada diante de uma prolongada crise de saúde pública. Vivenciar esses sinais não é um sinal de patologia, é simplesmente um sinal de que estamos nos adaptando a cenários nunca antes experimentados.
Um sentimento é uma experiência interna profunda. Os sentimentos aparecem quando, por exemplo, damos um nome a essa experiência interior subjetiva. Eles são aprendidos (pelo rótulo lingüístico que colocamos neles), podem ser sociais e não precisam ser visíveis (podem estar ocultos ou mostrar outros diferentes daqueles que sentimos internamente). No sistema de resposta cognitiva, concentra-se toda a tensão nesse exterior negativo, nessas barreiras, obstáculos que nos impedem de pensar com clareza e de ter processos mentais adequados.

Anónimo disse...

Estimda Senhora Dra. D.Helena S. Cabral, ninguém pode planejar totalmente todas as surpresas desta vida, muito menos estas ultimas, aposto que a senhora é uma das pessoas mais preparadas, flexíveis e resilientes que conheço. Tenho certeza que continuará a fazer coisas incríveis. Envio-lhe minhas orações, bons pensamentos e um pouco de alegria (pois eu nao tenho muita para mim mesma, ja vao 4 mortes e 3 sobreviventes, uma profunda tristeza me invade desde que comecou esta triste realidade).

Desde março de 2019, passamos por várias etapas de maior ou menor relaxamento nas regras de prevenção da pandemia. Passamos de confinados e apenas abrindo lojas de primeira necessidade, a um maior relaxamento dessas medidas no verão, para voltar mais uma vez às limitações e confinamentos no outono-inverno. A pandemia Covid-19 está sendo um desafio para todos, pior para os sobreviventes e familiares/amigos dos falecidos.

... como disse o escritor Steve Goodier: “Minhas cicatrizes me lembram que realmente sobrevivi às minhas feridas mais profundas. Isso em si é uma conquista. Elas também se lembram de outra coisa. Elas lembram-me que os danos que a vida me infligiu em muitos lugares me tornaram mais forte e mais resistente. ''-Um minuto pode mudar uma vida.

❝ O amanhecer é a parte mais bonita do nosso cada dia, é o momento em que Deus nos diz: “levanta-te, tenho um novo dia pra ti, vai e luta sem medo pois estou contigo!(♥)

Dra. Helena S. Cabral, desejo-lhe tudo de melhor, lamento muito. Animo. Agradeço a Deus que está trabalhar/ajudar-la para ter sucesso no seu próximo livro. Deus a bendiga.
-MorgadinhadosCanaviais

Anónimo disse...

"Abençoados sejam aqueles que nos querem bem. Que se sentem felizes com um sorriso nosso. Que se importam com nossa tristeza. Que querem a nossa companhia. Que nos percebem com um olhar. Que conhecem nossas limitações e permanecem ao nosso lado. Que ficam nos momentos em que outros se ausentam. Que não desistem de nós."

Anónimo disse...

Boa tarde
"Que os anjos do Senhor sigam à frente de seus passos desviando todos os perigos para que todas as bênçãos pedidas e esperadas encontrem o caminho até a si."

Anónimo disse...

Bom dia! ❤

''Que haja fé, apesar das tempestades. Que haja serenidade, apesar das turbulências. Que haja gentileza, apesar dos tropeços. E que permaneça a gratidão, sempre e em todo lugar. E tudo que a gente precisa é: ACREDITAR em dias melhores. Acreditar que os dias difíceis passaram depressa, que as coisas boas acontecem no tempo certo, que o mal não prevalecera, que somos guardados, protegidos e abençoados por Deus todos os dias, e que não há nada nesta vida, que impeça a Deus de agir bem por nós...''

Anónimo disse...

Senhora,desejo-lhe um dia feliz e deixo um mimo que espero que goste

https://youtu.be/pfTdLTV_f_0

Ambrósio

Anónimo disse...

Golden Lady - Love is Where You Are


https://youtu.be/_TVGgkNweZM

Ghost


Anónimo disse...

🌷