quinta-feira, 18 de junho de 2020

Uma bela data


Passaram ontem 97 anos sobre a a aventura que constituiu a primeira ligação aérea entre Portugal e o Brasil. Dois homens - Gago Coutinho e Sacadura Cabral - seriam os heróis de tal façanha.
Num tempo em que os heróis de outrora são apeados, mutilados e vandalizados, já ninguém se lembra de os celebrar. É pena, porque são essas figuras que fazem o nome de um país no exterior.
Hoje, já nenhuma criança sabe quem foi este dueto. Nem sequer conhecem o que foi a travessia do Atlântico Sul. Lamentável, porque se trata de uma bela história de amor pela pátria e pelo caminho de vida que escolheram.

Nota: Depois de ver o vandalismo que assolou a estatuária mundial, mais dia menos dia, não tenho qualquer dúvida, que de heróis esquecidos passarão a colonizadores e daqui à remoção das estátuas será um passinho...

Mas não quero deixar de relembrar com muito orgulho o discurso do meu tio na Assembleia, ao afirmar alto e bom som, que o sonho alcançado não pertencia a nenhum governo, mas sim a Portugal e aos portugueses!

HSC

14 comentários:

Dalma disse...

HSC, eu que fui 36 anos professora e que agora tenho netos na Escola, acho que se ensina (em certos níveis etários) muita coisa sem interesse... Concordo que aspetos que elevam o nome de Portugal são esquecidos, aliás, a História de Portugal é ensinada em “fatias”!

Anónimo disse...

Perguntei hoje aos meus netos se sabiam quem eram GC e SC e o que tu ham feito.um disse que havia uma se hora de quem ele gostava e tinha esse nome. Outro disse que deviam ser antigos deputados.
Fiquei mesmo triste...ed

Anónimo disse...

🌷

Pedro Coimbra disse...

Um dos tesouros que guardo em casa é uma cópia do roteiro, autografada por Gago Coutinho, oferecida ao pai de uma amiga que teve a bondade de ma oferecer.
Uma preciosidade que brevemente estará exposta num espaço público aqui de Macau porque não deve estar encafuada no meu armário.
Bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Hoc aurum scito pretium quod pr tenet aureo

:-)

Anónimo disse...

Dra Helena

Consta que a Marinha se está a mover no sentido de dar aos dois aviadores a honra que eles merecem. Mas acredito que não será fácil num período em que até ao aeroporto deles querem chamar de Mario Soares...
Tenha muito orgulho no nome de família que usa e continua a honra-lo como até aqui tem feito. Para além de admiração, tenho um enorme respeito por si!

Gonçalo Seabra

Anónimo disse...

HSC dou-lhe os meus parabéns pela coragem de denunciar o abandono a que foram legados Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
Ontem como hoje foram e são heróis. Quem não tenha essa referencia ou é analfabeto ou não ama o seu país.
Os meus avós, que conheciam ambos sempre disseram que a vida do seu tio merecia ser conhecida, porque ficou com 11 irmãos e uma mãe a cargo depois do pai morrer. E, ao que diziam, só tirou o brevet quando toda a familia estava encaminhada. Rijo, combativo, culto e um belo homem, era como a minha avó o definia. -:)))

Selma

Anónimo disse...

Dra Helena

A revolta que sente pelo abandono a que o irmão mais velho do seu Pai foi votado, creia, é sentida por muita gente mais. Entre os seus, na Marinha, é uma figura altamente apreciada não só pela capacidade profissional, mas também pela ética e valores que defendia.
Há um curso que leva o seu nome e estou convencido que nenhum desses hoje homens feitos, alguma vez deixará de o louvar.
Ainda bem que se manifestou agora em que , infelizmente, já nenhum dos seus filhos está na politica e a senhora se sente completamente livre para honrar os seus. Antes, seria apodada de mil e uns "objectivos"...

Amilcar Fuzeta

Anónimo disse...

Nunca ouvi que Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a lua em 1969, assim como os outros astronautas dos programas apollo e gemini, tenham sido chamados de herois!

Anónimo disse...

É porque não leu os jornais do feito. São heróis e o mundo orgulha-se deles. Como Vasco da Gama ou Ivens Ferraz ou Fernão de Magalhães.
Fizeram pelo avanço do mundo o que nenhum de nós fez. A não ser que considere heróis os que derrubam estátuas!

Anónimo disse...

Uns, apesar dos feitos notáveis para a história da humanidade, são cientistas, inventores, escritores, músicos, pintores, etc, etc, etc, mas os aviadores são heróis! Sem retirar-lhes o merecido valor é, no mínimo, pretensioso.

Helena Sacadura Cabral disse...

Cientistas, inventores , músicos, pintores tornaram-se heróis como Miguel Angelo, Beethoven, Picasso, Voltaire. E tornaram-se heróis não pelo perigo de vida que correram mas pela beleza de vida que nos transmitiram.
O nosso Camões é para a escrita um herói. Mas se o termo o incomoda pode aplicar outro desde que não os deixemos cair no esquecimento.
Lembra-se de algum herói? Certamente que não!

Anónimo disse...

Milady

Heróis
... mas pela beleza de vida que nos transmitiram."

Que pérola tão pura é esta sua frase.
Sem gralhas

Gralhas

Anónimo disse...


Dra Helena
A Marinha não os esquece. E acredite que ainda irá assistir ao que estamos a preparar para o centenário.
Para nós é um ídolo. Para os portugueses e brasileiros é um herói. Nas escolas brasileiras fala-se do feito. Têm boa memória!