sábado, 6 de junho de 2020

A Esperança

Tenho diversos tipos de amigos, Dentre estes, uns são velhos amigos e outros são recentes. Como gosto de conviver, a primeira tentação numa sala cheia de gente é aproximar-me de alguém cujo olhar me diga alguma coisa.
Dado que tenho muitos amigos brasileiros, cada vez que nos reunimos vou conhecendo mais gente interessante. Aconteceu com uma delas essa empatia, esse adivinhar que lá dentro dentro dquela alma havia coisas boas para aprender.
Quando me preparava par os convidar para um jantar em minha casa - o marido é uma pessoa encantadora - juntamente com outros comuns conhecidos, o casal viajou para ver filhos e netos e quando voltou foi o inicio da pandemia.
Pois acreditem que desde essa data nos damos o bom dia e o boa noite diariamente, por vezes acompanhados de comentários que demonstram que já temos alguma confiança.
Esta manhã recebi dela a seguinte mensagem que partilho convosco:

"É preciso falar de Esperança todos os dias só para que ninguém esqueça que ela existe"

Já viram quanta verdade está contida nesta frase tão simples? E já tomaram consciência que se não falarmos dela diariamente ela se irá esboroando?!
Obrigada Selma, por me lembrares, sempre, que para tudo há uma saída. Basta ter esperança e paciência de esperar!

HSC

16 comentários:

Anónimo disse...

Flocos de Luz entranhados nas células do Ser
Asiim nasceu a Esperança no leito do Rio da Humanidade…

AM

Anónimo disse...

A Vida é Tão Rara ... Paciência

https://youtu.be/je-RTYbzoEk

:-)

Anónimo disse...

Bom dia Drª Helena!
Grande frase esta da sua amiga! E que grande verdade. Não é por acaso que usamos a frase "a esperança é a ultima a morrer". Obrigada por partilhar estas coisas boas. Gosto muito dos seus textos e da sua lucidez para encarar tudo o que acontece (sejam acontecimentos particulares ou colectivos). Se a nossa atitude for baseada em esperança e paciência, certamente estamos bem, connosco e com os outros. Bem aja por existir e nos fazer companhia.
Tenha um bom domingo
Maria

Anónimo disse...

A sua amiga Selma desejou a todos nos ,indirectamente um bom dia.
Sabe? Tenho algumas amizades fortes com pessoas que começaram de formas bem curiosas.
Deve ser muito bom entrar no seu coração e te-la por amiga, nas fraquezas e nas alegrias. Se soubesse o bem que sempre me fazem as suas palavras!
Os seus filhos foram e são pessoas muito inteligentes. Mas o seu coração é maior do que o dos dois juntos. E o que eu os admirava e admiro.
Às vezes ao ouvir o Dr Paulo pergunto o que é que ele terá do pai e que nós não saibamos porque a conhecemos melhor a si! Dele eu já pouco ouvi falar. Sei que era arquiteto e os filhos comunicadores natos. Só podem sair a si!

Francisca Torgal

Anónimo disse...


Hoje as duas merecem um abraço. Uma por lembrar a verdade. A outra por a partilhar!


Vitoria Torgal

Anónimo disse...


Belo post o que hoje nos deu. às vezes as pessoas esquecem o essencial!

Mario Assis

Anónimo disse...


Dra Helena
Um abraço para si e outro para a sua amiga. Ambas o merecem!


Elsa Furtado

Anónimo disse...

«But I know, somehow, that only when it's dark enough can you see the stars»
Martin Luther King

Dalma disse...

HSC, “ Basta ter esperança e paciência de esperar!”, é exatamente isso de que eu preciso e por isso fiz “copy past” e guardei!

Helena Sacadura Cabral disse...


Cara Darma
Eu sei que é dificil. Mais para uns do que para outros. Mas temos tantos exemplos de quem nesta pandemia esteja a sofrer mais que nós. porque nem sequer o básico possui. Isto sim revolta-me profundamente.
Até certo limite eu posso tratar-me. Mas a minhaafilhada se eu não a tratar, morre. Ha alguma justiça nisto de termos voltado a ter um SNS dos tempos de antigamente?!
É por isso que com esperança tenho podido ajudar directamente e jamais através de instituições como as dos fogos que não fizeram a sua obrigação. Grande povo este que sem poder sempre soube ser solidário!

Helena Sacadura Cabral disse...


Grande Luther King. Não porque so quando está muito escuro se vêm as estrelas, mas porque sem as ver ele "sabia" que elas existiam...

Dalma disse...

HSC, eu jamais me poderia queixar, os meus queixumes vão só para as viagens que tínhamos no nosso “bucket list” e que por lá ficarão! São queixumes esporádicos que não verbalizo a ninguém, pois seria infame. Todos os meus estão bem, temos (até ver) saúde e se precisarmos, o SNS não nos é indispensável! Por isso não me queixo a não ser tal como com a Helena, da lonjura dos filhos e netos! Quanto à solidariedade que é uma obrigação de todos, várias vezes me tenho lembrado da nossa “discussão” na altura dos incêndios! Porém como, felizmente, não tenho por perto alguém que precise, estou a ajudar mensalmente o Banco Alimentar, na esperança que Isabel Jonet dê bom uso aos dinheiros que tem recebido!

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara Dalma

Temos "dores semelhantes". E acredito que tenhamos uma noção de responsabilidade social parecida. Mas custa muito quando nos roubam beijos e abraços no fim da vida.

Pedro Coimbra disse...

Esperança e responsabilidade.
As imagens das manifestações em Lisboa deixaram-me boquiaberto.
Serão inconscientes???
Boa semana

Gabriela disse...

Acabei de ler a sua entrevista a Magg. Não resisti e soltei uma lágrima de emoção, ternura e até de orgulho! Que Senhora, que mãe e mulher!. Que sorte tem quem priva diretamente com a Senhora. Linda e maravilhosa. Um sorriso com muita ternura

Anónimo disse...

🌷