domingo, 14 de junho de 2020

Principios fundamentais

Nunca me importei de pedir desculpa se erro, como também sou tenaz se tenho a certeza de que estou certa.
Uma das atitudes que mais me revolta é ver a facilidade com que se julgam factos de há duzentos ou trezentos séculos, não com o o olhar do tempo, mas com o olhar de hoje. É´como se eu tentasse julgar a educação que os meus Pais me deram, pelos critérios que hoje existem...
E por mais que estes120 dias de reclusão em casa me tivessem custado, deram-me algo que não tem preço. Não quero, nunca mais, julgar a História fora do contexto em que ela foi vivida. Não quero pertencer ao grupo de pessoas que, atacadas por algo demoníaco, se sentem no direito de de destruir estátuas de gente à qual a ciência, a cultura e a política devem muito, só porque centena de anos depois, "descobriram" que elas tinham defeitos inqualificáveis para os dias de hoje.
Chega-se ao ridículo de retirar da lista de filmes da distribuidora HBO, uma das obras clássicas do cinema, como foi E TUDO O VENTO LEVOU, por razões lamentáveis. Não sou cliente. Se fosse, amanhã, no mínimo, cancelaria a minha adesão.
O ser humano dominado pela ideologia é capaz das maiores barbaridades. E se, de algum modo, a sociedade civil se não envergonhar e punir tal comportamento é porque, de facto, já não temos solução...


HSC

25 comentários:

Isabel disse...

Concordo completamente.

Actos de vandalismo fruto da estupidez e da ignorância. As multidões ensandecidas são perigosas, ignorantes e estúpidas.
E já o tenho dito várias vezes, esta coisa do politicamente correcto é maior censura que a própria censura.

Uma boa semana:))

João Menéres disse...

Já assisti a alguns marcos da nossa História para saber que as multidões que hoje idolatram são as mesmas que amanhã apupam até à morte.
Quem não pensa, é incapaz de racionalizar.

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Senhora,cada um "semeia" o que transporta no coração...uns, ventos de tempestade,outros,ventos sinfonia

https://youtu.be/TAIwGw1paIc

Ambrósio

Anónimo disse...

Também estou totalmente de acordo. É lamentável e incompreensível. Um dos filmes que eu mais gosto....Se algum tem que sair da lista deve haver entre muitos outros "maus" filmes para merecerem ser retirados...
Isabel Q

Pedro Coimbra disse...

Há duas coisas infinitas - o Universo e a estupidez humana.
E ainda não tenho certezas relativamente à primeira.
Que tal também destruir umas estátuas dele?
Talibans sem turbante.
Boa semana

Anónimo disse...

Que voltem a ser colocadas nos seus pedestais as estátuas de Lenine e Estaline derrubadas com a queda do bloco soviético e o fim da URSS, assim como a estátua de Saddam Hussein derrubada em 2003, após a sua derrota na guerra contra os EUA. Reponham a estátua de Luís XIII, derretida para balas de canhão, em Paris, devido à Revolução Francesa (1789), e a estátua de Napoleão, retirada no séc. XIX, com as comunas de Paris.

Anónimo disse...

Pois eu acho que o que está em curso é uma tomada do poder nas sociedades ocidentais e a instauração de uma ditadura totalitarista,de pensamento único, altamente censória e castradora das liberdades fundamentais, que nos levaram tanto tempo a conquistar. Se ninguém fizer nada, caminhamos para o abismo. Ainda bem que já sou velha e não tenho filhos...

Anónimo disse...

🌷

FC disse...

Pela mesma razão que sugere, cancelei ontem a minha subscrição da HBO. Curiosamente tinha subscrito o serviço, pela vontade de ver o documentário Chernobyl (Mágnifico por acaso).

Anónimo disse...

Não concordo com a vandalização de estátuas ou do que quer que seja, mas também não concordo com o clichê que se adotou de chamar às atuais polémicas «reescrever a história». Se assim fosse nunca nada mudava! Tem de haver polémicas na história.

Anónimo disse...

O passado não se apaga, mas pode e deve ser avaliado com os valores atuais, tendo em conta o contexto de cada época. Se assim não fosse nem a história da medicina evoluía, o que o Galeno disse na época dele, ainda hoje era aplicado. E já tínhamos morrido todos!

Anónimo disse...

A história não é estática, e não pensamos hoje como noutras épocas. Penso que não haver um diálogo público, aberto, sobre estas questões, é um dos motivos para que vários grupos sociais (em que infiltram as extrema-direitas e os arruaceiros) que se sentem sem voz, acabam por ter ações violentas. Sou pelo pacifismo, violência gera violência. Mas a escola, os media, etc., educam as crianças para o pacifismo? Muitos até se riem dos pacifistas!

Dalma disse...

Diz-se que a ignorância é muito atrevida, neste caso aplica-se-lhe mais uma série de adjetivos que fica mal eu aqui escrever, mas que são óbvios... uma tristeza de comportamentos!

Helena Sacadura Cabral disse...

Ao amável Ghost o meu agradecimento pelas gralhas encontradas!

Anónimo disse...

Boa tarde,
"E tudo o vento levou " é dos filmes mais sublimes da historia do cinema. Que ideia absurda retirá-lo.
Cumprimentos
Sandra

Anónimo disse...

Contra a violência. Pelo debate. A verdade torna-nos mais fortes e mais saudáveis.

Anónimo disse...

Racismos- das Cruzadas ao séc.XX de Francisco Bethencourt.
«Monumental no seu alcance global e histórico, a primeira história exaustiva do racismo, das Cruzadas ao séc.XX»

Anónimo disse...

Ainda de Francisco Bethencourt «A expansão marítima portuguesa»- 1400-1800.
«Os padrões de colonização, as configurações políticas, as estruturas eclesiásticas, os poderes locais, são colocados num contexto global» assim como a literatura e as artes.

Anónimo disse...

Dizer que hoje se pensa de determinada maneira, e que no séc. XV se pensava doutra, não é reescrever a história, mas sim analisar diferentes contextos. Na minha opinião 'reescrever a história' é um conceito simplista, incorrecto e anti-científico. Hoje existem muita violência e ódio social, e isso exige que se estudem formas de prevenção dos mesmos.

Anónimo disse...

Enquanto em muitos países está em curso uma discussão sobre temas como o racismo, o colonialismo, o machismo, etc., em Portugal existe negacionismo sobre muitas questões.

Em Portugal não há racismo, como disse recentemente Rui Rio, os portugueses não são machistas, o colonialismo português foi muito soft, etc.

Anónimo disse...

Temas tabú em Portugal

Anónimo disse...

Existe um manto de conveniências que oculta a realidade.

Por inacreditável que pareça ainda existem pessoas que acham que as mulheres são violadas, porque usam decotes e mini-saia e são oferecidas

Anónimo disse...

Milady

Creio que o tal de Ghost terá ficado encantado com o elogio que seria dirigido a mim...mas,o seu a seu dono!
Faço-o apenas para ficar no Segredo dos Deuses.
Grato na mesma.

Gralhas

Anónimo disse...

«Memórias da Plantação. Episódios do Racismo Quotidiano»- Grada Kilomba

Anónimo disse...

Ana Laíns ao vivo no CCB- «Mãe Preta»

youtube.com/watch?v=Adk9eCknfp8