quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Não gosto: A frieza da COS


Durante bastante tempo fui cliente da COS, que é uma loja de vestuário de linhas muito clássicas, mas de corte bastante moderno. Eram roupas que me pareciam vagamente inspiradas entre o estilo nipónico e o nórdico, intemporais que, mudando os acessórios, me permitiam estar, sempre, à vontade em diversas situações.
Um dia, já nem me lembro quando, soube que aos “clientes fiéis” – não sei exactamente se, de facto, se tratava de uma questão de fidelidade – era oferecido um cartão que dava e julgo que ainda dará, um desconto bem simpático.
Fiada na simpatia – agora na minha, pessoal – mandei um mail à direção perguntando "se" e "como" poderia obter um. Passados alguns dias recebi uma resposta, fria, esclarecendo que a lista de clientes com cartão estava fechada até, suponho, à primavera seguinte.
Decidi logo, como era de esperar, face à frieza da mensagem,  deixar de ser cliente. E transferi os meus "gastos" e "gostos" para outra loja que me trata como, julgo, mereço ser tratada. A resposta até podia ser a mesma, mas com a delicadeza que seria de esperar.
Lembrei-me disto, hoje, porque é com gestos destes que se perdem fiéis, seja no consumo, na religião ou na política...

HSC 

8 comentários:

Isabel disse...

Na maior parte dos sítios e áreas, as pessoas não contam, só contam os números, infelizmente.

Um bom fim-de-semana:))

João Menéres disse...

Também não perdoo quando me tratam abaixo de número !
Eu que até ao arrumador da minha rua dou os bons dias pergunto como vai...

Pedro Coimbra disse...

Quem é que não gosta de ser mimado?
Bom, bonito, barato - Uniqlo.
Infelizmente acho que ainda não descobriram Portugal.
Bom fim-de-semana

Conceição Dias disse...

Quero, apenas,deixar aqui o meu aplauso à sua denúncia e à decisão de deixar de ser cliente da COS.
Noto que têm aumentado, e muito, estas atitudes de arrogância na relação com os clientes, em muitos estabelecimentos comerciais. Sempre que as deixamos passar, estamos a ser cúmplices com um comportamento que é intolerável.
Será que não se apercebem que nos devem a sua existência? Um pouco de educação e mais profissionalismo é o mínimo que se pede.

Dulce Oliveira disse...

Querida Helena, acho que eles não sabiam quem era, vai ver que lhe pedem desculpa, uma cliente assim eles não se podem dar ao luxo de perder.. abracinho para si.

Anónimo disse...


Com o seu comentário acaba, penso que sem querer, por fazer publicidade à marca.

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 9:16

Publicidade desta só pode abrir os olhos de quem lá vai. Claro que há sempre pessoas que gostam de ser maltratadas. Não é, felizmente, o meu caso!

Anónimo disse...

Isso e um exemplo classico do atendimento "nordico", onde parece que atender um cliente e um favor. Fala quem viveu no Reino da Dinamarca e uma vez, exactamente na Cos, comprei uma mala, em tecido azul muito escuro. Quando chego a casa vejo que se esqueceram de tirar o alarme. Nao fiquei chateada, acontece e de facto o alarme estava camuflado. Dois dias depois volto a loja, explico o que se passou, dizem-me "boa noite", tiram-me a mala das maos, tiram o alarme e voltam a dizer boa noite. Nao houve um pedido de desculpas, um sorriso,um "lamento ter que voltar a loja depois de um dia de trabalho... " Nada. Fiquei estupefacta e tenho muitos mais exemplos da falta de nocao de servico na Dinamarca,coisas que os proprios dinamarqueses se queixam mas nada fazem, porque tal iria estragar a sacrossanta paz social...