sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Igreja: Há vida antes da morte? ( 18 )


“ Dois amigos discutem animadamente:
- Para ti, existe uma vida após a morte?
O outro concede-se uma longa pausa para reflexão e depois replica:
- E para ti, existe uma vida antes da morte?”
Tinha já ouvido este apólogo narrado por Woody Allen, o famoso realizador e ator norte-americano, que muitas vezes nas frases dos seus filmes ou dos seus livros deixa cair uma ponta da ironia judaica das suas raízes.
“...É preciso reconhecer, infelizmente, que tais indivíduos, além de não acreditarem numa vida depois da morte, também não conseguem vivê-la antes da morte».
Esta é uma experiência bem mais comum do que parece.
“...Todavia, todos, de alguma forma, consumimos amplas porções da vida na inconsciência: a medida cronológica dos anos da nossa idade não corresponde à realidade do verdadeiro viver como pessoas conscientes e coerentes.
O grande poeta Thomas S. Eliot não hesitava em retratar assim esta vida inexistente: «Nascimento, e cópula e morte,/ tudo aqui, tudo aqui, tudo aqui,/ nascimento, e cópula e morte./ E se se fazem as contas está tudo aqui».
Procuremos subtrair-nos a este terrível balanço, recordados do aviso de Cristo: Que coisa pode dar o homem em troca da sua alma? (Mateus 16, 26)”.

P. (Card.) Gianfranco Ravasi

Um dia perguntei ao Padre Tolentino o que podia fazer pela Igreja. Ele respondeu-me que fizesse "apostolado da palavra". 
Nunca tinha pensado nisso, já que ler e escrever é, para mim, tão natural como respirar. Mas foi assim que nasceram, de forma muito intermitente, os 18 temas que até agora escrevi sobre assuntos da Igreja. 
Neste período da Quaresma, que tem um particular significado para os católicos, irei permitir-me publicar alguns textos de pessoas que abordam matérias que interessam a todos nós, independentemente do credo que tenhamos ou não. 
Será a minha forma de viver este tempo e de dar a vez à voz dos outros.  Não visa convencer ninguém, mas apenas vencer a inércia de quem já se esqueceu de como é bom pensar!

HSC

4 comentários:

Às margens de mim. disse...

Tudo na vida é uma questão de habitar no nosso coração o que existe de mais bonito!

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Quem tem luz no coração tem vida antes e depois da morte...não será?!

:-)

Anónimo disse...

Não!