quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Igreja: morreu o Bispo do Porto (10)


O bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, morreu nesta segunda-feira aos 69 anos. Bispo há 12 anos, dedicava-se ao Porto há três e todos lhe reconheciam a bondade como uma das suas qualidades mais marcantes.
Como disse D. Manuel Clemente, ele “foi uma belíssima imagem do que é Cristo Bom Pastor que continua presente na Igreja e na sociedade em geral".
Nascido a 29 de Agosto de 1948, na freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, licenciou-se em Filosofia em 1977. Nos anos seguintes,  foi para Paris, onde se diplomou em Sociologia Religiosa.
Antes, em 1972, já havia sido ordenado sacerdote. Quando volta a Paris fica responsável pastoral de uma comunidade de emigrantes, na paróquia de S. João Baptista em Neuilly-Sur-Reine.
Regressado a Portugal, foi professor no seminário de Lamego e em Dezembro de 2004, foi nomeado bispo auxiliar de Braga pelo Papa João Paulo II. Daí havia de seguir para Aveiro, onde foi sagrado bispo, pela mão de Bento XVI. Durante os oitos anos que aqui permaneceu, D. António Francisco dos Santos deixou raízes fortes. Como ele próprio dizia, encontrou "barcos e remos à sua medida".
Conheci-o pessoalmente e posso testemunhar a rara qualidade humana de proximidade, de solicitude e de espírito eclesial. Em qualquer situação difícil, ele era sempre o primeiro a estar presente. A Igreja e o país perdem um homem bom, que não vai ser fácil substituir!

HSC
-->

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Amigo de amigos, as referências que tenho dele são as melhores.
Nas dimensões humana e ecuménica.
Que repouse em paz.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Não tive a sorte de o ter conhecido pessoalmente.

Mas por tudo o que tenho lido sobre ele era uma

pessoa boa com um cargo importante na hirarquia

da Igreja.

Morreu novo, mas felizmente não deve ter sofrido

muito e isso é o "que se chama uma morte santa".

Os meus pêsames à sua família e à família cristã

do Porto.

Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Maria Eugénia disse...

Conheci muito bem o bispo do Porto. A minha Mãe também de Cinfães era muito amiga dele e da Mãe, sendo visitas regulares. Aliás casou a minha irmã na capela da nossa quinta, em Cinfães, tinha ele ainda 32 anos.
Teve um percurso exemplar, uma conduta irrepreensível, uma perda enorme para os amigos e todo o povo portuense.
Ainda estou em choque, mas sabendo que , como mulher de fé que sou, está num lugar bom...
Bjs da Maria do Porto