sábado, 30 de setembro de 2017

A devida homenagem


“É bonito quando os alunos se juntam para lembrar aquilo que devem a um grande professor. Não é só reconhecimento: é generosidade e inteligência. É pensar nas gerações futuras. Actualiza a gratidão, mantém a memória e refresca a toponímia. É o que estão a fazer os médicos que foram alunos do João Lobo Antunes. Juntaram-se imediatamente milhares de outras pessoas cujas vidas foram melhoradas, academicamente, pessoalmente e medicamente pelo grande professor, investigador, neurocirurgião e ensaísta. São muitas pessoas: a gratidão é gigante. A lista não acaba: o que é difícil é detectar quem é que não está lá.” 
                                 
                                   Miguel Esteves Cardoso in Público

A ideia é dar o nome de João Lobo Antunes ao novo edifício que se está a construir na Faculdade de Medicina de Lisboa e que vai substituir o Instituto Bacteriológico Câmara Pestana.
Não seria apenas uma homenagem. Seria uma forma de agradecimento a um homem que levou a vida a salvar outras vidas e um exemplo e estímulo para os jovens alunos, investigadores e médicos que o irão frequentar.

HSC

5 comentários:

Tété disse...

Completamente de acordo face ao valor incomensurável de João Lobo Antunes, mas também pergunto: e então desaparecerá o nome de Câmara Pestana? Que, segundo a história:
"O Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana resulta do desenvolvimento do Instituto Bacteriológico de Lisboa, uma instituição dedicada à microbiologia médica criado em Lisboa a 29 de Dezembro de 1892 como serviço especializado do Hospital de São José, tendo como finalidade principal a efectivação de análises bacteriológicas e o tratamento preventivo da raiva humana utilizando o método de Pasteur. O Instituto Bacteriológico deveu-se à iniciativa do médico e pioneiro da bacteriologia Luís da Câmara Pestana, que foi o seu primeiro director, tendo como médico auxiliar Aníbal Bettencourt."(In Wikipedia).
Abraços

Silenciosamente ouvindo... disse...

Uma iniciativa a aplaudir.
Merece mesmo.
Estou totalmente de acordo.
Os meus cumprimentos e bom domingo.
Irene Alves

Helena Sacadura Cabral disse...

Tété
Pelo que li o edifício já tinha tido antes, no fim do sec XIX, o nome de outro médico. A ideia, julgo, era dar um nome diferente por cada século de vida. O de JLA seria o do sec XXI.

Anónimo disse...

🌷

Tété disse...

Querida Helena, obrigada pelo esclarecimento.
Beijinho