quinta-feira, 12 de maio de 2016

O intimo e o privado


Conheço Fernanda Câncio. Discordamos em muitos aspectos. Mas tenho por ela estima e admiração. Não li a entrevista que concedeu à Visão, porque não quis le-la. Sei que o que se pretendeu sempre foi - sobretudo os colegas jornalistas - envolve-la num processo que tenta arrancar da sua boca as palavras que ela jamais dirá, porque juízos de valor não são para aqui chamados, no seu caso.
É lamentável, do meu ponto de vista, que alguém tenha que revelar aspectos da sua vida privada para poder ter direito a defender-se de acusações que lhe são indirectamente feitas pela circunstância de ter sido namorada de um ex PM.  Só por esse facto Fernanda Câncio merece a minha solidariedade.

HSC 

12 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Eu li e é bastante extensa.
Também lamento que tenha tido necessidade
de o fazer.
E lamento que alguma comunical social e o
MP funcionem de uma forma que "manieta"
o cidadão.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Fatyly disse...

Não a conhecia e muito menos sabia que foi ex-namorada de um ex PM. Mas ao ler pergunto a mim mesmo se ao escolher "a mesma via" terá sido a melhor opção de defesa. Respeito a sua opção mas sinceramente a vida privada de cada um a cada um diz respeito.

Anónimo disse...

Plenamente de acordo!

Anónimo disse...

Apenas ouvi uma dou duas frases, e chegou-me. Não gostei. Se tem alguma coisa a dizer, será só e apenas na barra do Tribunal. Mais é espectáculo, é devassa. Veio-me à memória a Carolina Salgado. Escreverá a FC um livro sobre o que foi namorar o ex-PM?

Anónimo disse...

Contra um título assassino de um pasquim que dá pelo nome de Correio da Manhã e contra outras investidas de ''jornalistas'' desse mesmo matutino, viu-se FC obrigada a escrever o texto que enviou à Visão e que esta resolver publicar, tal como a revista explica logo nas primeiras páginas (note-se que a explicação da Visão é um tanto ou quanto estranha, encolhida, justificativa...pareceu-me. Medo?)
Recomendo a quem não leu o artigo que o faça. E nada me move a favor de FC que não conheço de lado nenhum, naturalmente.
A Justiça é acusar na praça pública? Só assim? Com cidadãos manietados?(concordo com Irene Alves, naturalmente.)

Luísa Santos

Anónimo disse...

Transcrevo do blogue '' Duas ou três coisas'' do Embaixador Seixas da Costa. É esclarecedor.

'' Escrevo motivado pelo longo artigo que Fernanda Câncio ontem publicou na "Visão", onde descreve, com pormenor, a saga em que se vê envolvida nos dias que correm, por ter sido arrastada para todo esse magma de lama que dá pelo nome de "Operação Marquês". Li aquilo e não quis acreditar. E não sei o que mais me chocou: se o reino kafkiano em que se tornou o nosso sistema de justiça (e de injustiças), um polvo à solta, aproveitado por alguns e que se projeta como uma séria ameaça sobre todos; se a canalhice de alguma dita comunicação social, confrades profissionais de Fernanda Câncio. Noto esta frase significativa: "Não tenho forma de ganhar esta guerra porque o simples facto de a travar significa que já a perdi". Os patrulheiros que só leem "as gordas" e estão à coca de tudo quanto possa favorecer o caso contra o antigo primeiro-ministro desiludam-se: de nada do que Fernanda Câncio diz no texto se pode inferir qualquer juízo sobre a inocência ou culpabilidade de Sócrates - tema que não é para ali chamado.

Repito: não conheço Fernanda Câncio mas, depois de ler o que escreveu, quero daqui deixar-lhe a minha solidariedade. Ela não precisa dela para nada, mas a mim faz-me falta dar-lha para ficar de bem comigo mesmo.''

Aqui: http://duas-ou-tres.blogspot.pt/2016/05/fernanda-cancio.html

Luísa Santos

João Menéres disse...

Admirável o Embaixador Seixas da Costa !
A minha solidariedade para a F.C.

Anónimo disse...

Cumprimento, antes de mais, a dra.Helena desejando-lhe rápidas melhoras e peço-lhe licença e imensa desculpa por usar este espaço para fazer uma observação a Luísa Santos: soube, por interposta pessoa com alguma proximidade ao embaixador Seixas da Costa que este foi , tão só, quem " abriu as portas" necessárias para a entrada do eng. Sócrates na Sorbonne, mercê da facilidade de contactos que tinha em Paris.
Perante isto...
Cumprimentos

Anónimo disse...

A Manuela Moura Guedes é que tem razão.Sócrates ao pé desta é um anjinho,e nós sabemos bem a "qualidade" dele.Neste meio em que se atacam os outros às vezes morre-se com o próprio veneno.
As verdades a vir à tona...

João Menéres disse...

Então é porque na Sorbonne também cedem a cunhas...

Anónimo disse...

Hélas, João Meneres!
Li a f. cancio na jugular, há pouco. Aquelas explicações, aquelas justificações... tudo tão sórdido, tão torpe...
Pobre do meu país, tão mal frequentado!

Anónimo disse...

Um assunto para tratar com pinças