terça-feira, 31 de maio de 2011

Valerá a pena?

Hoje dei-me ao trabalho de ligar finalmente a televisão. O que vi deixou-me em estado de sítio.


Não falo das 17 golpeadas que uma jovem da mesma idade deu noutra e que a fez submeter-se a suturas num bloco opratório durante cinco horas. Não falo de um inglês barbaramente espancado no Algarve. Não falo de mais uma caixa multibanco assaltada pelo processo do gaz.


Não. Falo de um dia de campanha de loucos, frenética, com discursos de cassete, com ataques pessoais, vozes roucas de canas rachadas, pezinhos de dança e afins.


Não ouvi uma única alma falar do que verdadeiramente importa e que é, afinal, a exacta ignorância do que foi assinado por aqueles que ainda nos governam e posteriormente remodelado sem o mínimo respeito por todos nós. Nada. O PS assobia para o lado como se não tivesse governado o país durante seis anos. O PSD não sabe bem o que se assinou. O CDS diz que pôs condições. O BE e a CDU não tem nada que ver com o assunto porque não se reuniram com o triunvirato mas nenhum explica como pagaria este mês os salários e os juros. Simplesmente não pagavam...


Será que vale a pena , no século XXI este tipo de campanhas, este malbaratar dos dinheiros públicos, esta trágica imagem que o país dá de si? Em que é que estes comícios e estas arruadas nos ajudaram, nos esclareceram, nos motivaram?


Não será altura de perceber que após trinta e sete anos de democracia "este processo" já não serve, que afasta mais do que aproxima, que desgasta cada vez mais a ideia que se faz hoje da política? Já alguém terá pensado que só em Julho é que haverá governo, o que vai implicar incumprimento do que ficou acordado, se é que alguem sabe o que é que se acordou?


Esta gente está doida e a pretender endoidecer-nos? Agora, para a confusão ser maior até aparece a figura dum Comissário - da troika? - para nos fiscalizar?! Mas o que é isto?


Já somos colónia de alguém? Já terei mudado de nacionalidade sem saber? Já alguem decidiu por mim?



HSC

17 comentários:

Julia Macias-Valet disse...

Pois hoje também vi telejornal da Rêtêpê...que nao via ha meses !
O objectivo era ver um dos meus manos (também em campanha) mas nao o vi e ainda bem ! Nao sei o que é pior : se a campanha, os politicos ou as reportagens da Rêtêpê !??...Valha-nos Santa Engracia !!!!

Quanto ao nosso "filosofo" que alguém lhe dê uma colharadas de Zyrtec que o senhor deve estar com rinite alérgica ! : ))) Mas quem é que trata da imagem destes senhores ? Quanto a PP, alguém podia ter tido a delicadeza de lhe arranjar uma colherzita para provar o mel...
Sera que estou a meter o colharéu onde nao sou chamada ???? Afinal nem sequer voto no dia 5 !

Fada do bosque disse...

Como a compreendo!...
Agora estou a ouvir o Réptil, Pinto Balsemão na rádio que resolveu saír da sombra, para criticar todos os outros e elogiar e defender a sua monstruosa cria, Pedro P. Coelho!
Mas este réptil é o "dono" dos media, pois é president of a european publisher council e fundador do INDEX para jornalistas, a mais hábil forma de censura e manipulação, como isso ainda é pouco manipula a Democracia assim
Este País está realmente a meter medo! Não consigo dizer mais nada!
Acho que estou a viver pela primeira vez na vida, um filme de terror!

Anónimo disse...

BEM-VINDA À TELECRACIA!

O Povinho (MANADA) adora estas "festas" campanhas... Verdade seja escrita que se o nível das campanhas fosse superior a MANADA ia mugir para outro pasto. E, como os Partidos são bons Pastores e sabem o que a MANADA gosta, servem doses colossais de feno, através duns meios que se aproveitam das carcaças tais abutres!

Não se pode esperar muito mais deste Povo pois já revelei (ler AQUI) que andamos nisto, no mínimo, desde o singelo ano de 1836... por isso apenas nos resta observar com Alegria!

Quanto ao bacano do FMI... lógico que têm que por cá um Inspector, pois eles sabem bem que se não vier ninguém controlar estes tipos ainda compram alguns jactos topo de gama ou mandam os amigos do costume construir mais umas auto-estradas... e eles não nos emprestaram dinheiro para isso... o que nos emprestaram é para pagar aos credores e safar os queridos e indispensáveis Bancos.

margarida disse...

Ah-ham..., olhe o coraçãozinho, sim? Deixe a ralação para nós e, entretanto, submeta os infantes a uma dieta de mimos.
Para nos 'vingar'.
É o que resta, porque tudo o mais está a modos que perdido.

Presépio no Canal disse...

Descontraia, Helena, descontraia...;-))
Olhe que esta campanha tem sido muito criativa. ;-)) Contado, ninguem acredita ahaha Ele e indianos, ele e Sea Life, ele e bancadas moveis em estadios com as respectivas bancadas devidamente tapadas com panos pretos e toda a comunicacao social a dizer que o estadio encheu, ele e encontro com feiras romanas, ele e bailaricos nas pracas, ele e o Vader do Fraque a ser agredido, eu sei la! A Luta e Alegria, nao e? ;-))

Ja viu os videos do Vader do Fraque do 31 da Armada?
E o que me vai valendo! Divirto-me e la vou tomando conhecimento de alguns numeros ;-))

Que Deus nos acuda, nao e?

Beijinhos, Helena e poupe-se que nos faz muita falta! :-)

PS1: Bom, no meio disto tudo, enquanto procurava mais informacao sobre os nossos candidatos, li que o PPC, no final dos 8 anos de mandato como deputado, nao quis pedir a reforma parlamentar ou subvencao vitalicia, tendo ido estudar e trabalhar. Devo dizer que este facto me impressionou. Desconheco se mais algum deputado o tera feito.

PS2: Sera que vamos conseguir cumprir os prazos mais proximos que a Troika exige? Acho-os muito apertados. Concordo com o Paulo Portas quando diz que vai ser preciso trabalhar no Verao.

Blondewithaphd disse...

Partilho!! Da indignação, das perguntas, do olhar para o desnorte de tudo isto a que chegámos.

Naná disse...

Helena, antes de mais deixe-me dizer que a admiro e muito! Acho que é aquilo que eu chamo uma verdadeira Senhora com M bem grande!
Cheguei ao seu blog há poucos dias e já sou fã da sua escrita, porque antes já o era da sua palavra falada!
E adorei ler cada linha que aqui escreveu! Que eu não seria capaz de escrever com a mesma clareza!
Costumo dizer que "quando for grande" quero ser com a HSC! Quero ter a mesma lucidez, sensatez e sabedoria que a Helena demonstra naturalmente!

Anónimo disse...

Minha cara: A este propósito se se quiser dar ao trabalho de fazer uma incursão por este blog que assino, muito honrada!
igualmentedesiguais@blogspot.com

DL disse...

Cara HSC,

Veja, por exemplo, este caso:
http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---sociedade/scut-portagens-estradas-tvi24-auto-estradas/1252649-5795.html

um exemplo gritante de certas ligações (completar com o adjectivo que preferir) entre agentes do Estado e o meio empresarial.

Anónimo disse...

Fada do Bosque é das mais clarividentes, corajosas e oportunas comentaristas deste Blogue! É um gosto ler o que escreve. Sinceramente!
E entretanto, dentro em breve, estaremos a…6 de Junho!
P.Rufino

Helena Sacadura Cabral disse...

Meu caro P. Rufino
Tem toda a razão. Já dei os parabens à nossa Fada no blogue do Embaixador.
E se a conhecesse como eu conheci, iria ficar encantado. São pessoas como ela, que o país precisa!

Fada do bosque disse...

Obrigada Caro Amigo Rufino e Querida drª Helena... muito obrigada... fico sem palavras.
Entretanto Fui censurada neste blogue por causa da minha opinião sobre a dívida pública! País de mentirosos! Os do Bloco Central vivem como as sanguessugas vivem do sangue, da mentira!são só interesses instalados!
Assim este País nunca saírá de cepa torta.

Anónimo disse...

E a Cepa continuará Torta, sem dúvida. Hoje um amigo advogado chamou-me à atenção para o descrédito dos políticos, não só cá, mas por essa Europa fora e da iniciativa espanhola, resultante de um movimento de pessoas, muitas, a assinarem e a agitarem-se e manifestarem-se, de uma Democracia Directa, com circulos uninominais, votar em quem se conhece e com provas dadas, capazes de defender os interesses da região, ou local, sem ligações partidárias, extinguindo-se progressivamente o sistema partidário e substituí-lo por pessoas genuinamente interessadas em defender as causas, gentes e interesses locais e votados por esses eleitores.Ora, achei o projecto fascinante. Vermo-nos livres da Classe Política e eleger Gente exigindo-lhes responsabilidades e deitá-los porta-fora se não cumprissem o que tinham prometido, assim sem mais, é algo fabuloso. Oxalá a ideia espanhola vingue. Mas os interesses e influencias partidárias minarão isto. Uma pena! E depois, ver um político desempregado, na fila, à espera do tal subsídio de desemprego, dava-me um gozo enorme!
Bem hajam Helena e Fada pelo Blogue e comentários!
P.Rufino

São Canhões? Sabem mesmo a manteiga... disse...

atão são 37 anos de hábitos

em 900 anos desde que importámos um franciú para ser nosso conde

que confiamos mais no produto importado do que nos nabos nacionais

portanto nunca ligamos muito aos discursos dos gestores do condomínio
nacional

Lura do Grilo disse...

Não posso acreditar. O filhote aqui no post misturado com os outros? Oh, valha-me Deus. O Paulinho tem sido um leão! A verdade é que anda um bocadinho "upado" mas vê-se feliz. Não estrague a vida ao rebento!

(tudo a brincar)

Abraço

Fada do bosque disse...

Pos vamos ter de fazr como os espanhóis, Rufino! Mais cedo ou mais tarde... mas quanto mais cedo melhor, porque o saque decorre a uma velocidade relâmpago, melhor. Não tenho militancia política, mas podem crer que o Miguel aqui neste vídeo, não está de todo a fazer bluff! O saque torna-se cada vez mais rápido.
Tomara eu viver num centro urbano e meter já pés ao caminho...
Como podemos ver aqui as coisas vão piorar muito.
Nem imagina, Rufino como eu também ficaria contente se as coisas começassem mesmo a mudar! :)

Anónimo disse...

Cara Helena,

Hoje, fui almoçar com umas amigas e uma, com o tão habitual "é de fonte segura", assegurou que o seu infante mais novo vai ser o "meu" próximo ministro!

Daqui a uns dias já lhe confirmo se é verdade :)

Isabel BP