segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Duas coisas...

Hoje apenas duas notas. A primeira para os Óscares que premiaram um filme e um actor aqui já referidos nestas cónicas. Trata-se de "Quem quer ser bilionário?" e desse fabuloso Sean Penn, em Milk, que ontem ganhou a sua segunda estátua dourada. Ambos prémios justos e difíceis de atribuir entre obras e gente de grande qualidade. Fiquei satisfeita.
Sobrou Penelope Cruz que protagoniza o maravilhoso filme de Woody Allen, Vicky Cristina. Não aprecio muito a actriz. Mas o realizador e Bardem são capazes de transformar pedra em platina... O último constitui, mesmo, o que se chama "um bocado de mau caminho"!
A segunda nota vai para um jovem blogue de autoria de um homem particularmente culto e competente na sua profissão. Trata-se do nosso Embaixador em Paris, Francisco Seixas da Costa.
Sou, habitualmente, parca em elogios públicos. Mas, neste caso, são mais do que merecidos. Sigo, há bastante tempo, a carreira deste diplomata, a quem ousei escrever enquanto nos representou no Brasil, dando voz ao orgulho que sentia por haver alguém que defendia, com brio, a cultura nacional.
Em boa hora decidiu Seixas da Costa entrar na blogosfera. Fê -lo, uma vez mais, com a qualidade a que nos habituou, numa discreta mistura de intimismo e divulgação, que me levam a seguir atentamente tudo o que se lá escreve. Aconselho vivamente os que me lêm a espreitarem o duas-ou-tres.blogspot.com e a deliciarem-se com os seus textos.
Não pertenço ao que se costuma chamar a "família política" de Seixas da Costa. Por isso o meu conselho tem mais valor. É que, para mim, cultura e sensibilidade não têm filiação!
H.S.C

Sem comentários: