quinta-feira, 23 de maio de 2024

ADEUS A TUDO ISSO!

"Adeus a tudo isso" é uma expressão que carrega um peso significativo de despedida e encerramento. Frequentemente utilizada para simbolizar o fim de uma fase importante na vida de uma pessoa, esta frase evoca um misto de nostalgia, alívio e, muitas vezes, um toque de tristeza. A decisão de dizer adeus a algo que fez parte da nossa caminhada pode ser difícil, mas também pode abrir portas para novas oportunidades e experiências.

Na literatura, uma das obras mais conhecidas que utiliza essa expressão é "Goodbye to All That", de Robert Graves. Publicado em 1929, este livro é uma autobiografia que relata as experiências do autor durante a Primeira Guerra Mundial e a sua vida nos anos que se seguiram.

Graves descreve não apenas os horrores e traumas da guerra, mas também a transição para a vida civil, explorando a sensação de alienação e a necessidade de se reconectar com uma nova realidade após uma experiência transformadora.

O conceito de "adeus a tudo isso" também pode ser aplicado a diversas situações pessoais. Pode referir-se ao término de um relacionamento, a mudança para um novo país, a troca de carreira, ou qualquer outro marco significativo que nos obriga a deixar para trás uma parte importante de quem somos ou da nossa história. Cada adeus carrega consigo uma bagagem emocional única, refletindo as esperanças e os medos do indivíduo que o vive.

Ao dizer adeus, estamos reconhecendo que um capítulo chegou ao fim. Esse reconhecimento é fundamental para o crescimento pessoal, pois nos permite aprender com o passado e seguir em frente com uma nova perspetiva. Embora possa haver um sentimento de perda, também existe uma oportunidade de renovação e crescimento. Encarar essa transição com coragem e otimismo é essencial para abraçar o futuro com confiança.

Assim, "adeus a tudo isso," simboliza mais do que apenas uma despedida; é um rito de passagem, um momento de reflexão e um ponto de partida para novas aventuras. Seja na vida pessoal, profissional ou na esfera literária, essa expressão ressoa profundamente com a universal experiência humana de mudança e renovação.

4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Adeus aos pais.
Dizia o Luís Sequeira que era o primeiro passo, essencial, para o casamento.
"Estás pronto para dizer adeus aos pais, Pedro?"
Tenha um excelente fim-de-semana

Anónimo disse...

Parece muito simples!Mas não é.
Dizer adeus a tudo é negar uma vida,uma relação,algo que fez parte de nós.
Cada um tem a sua história,as suas vivências e nada se apaga assim,tao facilmente.
Admiro a Dra Helena pela sua capacidade de reagir. Mas será que é assim?Nao tem saudades do passado?Nao sente que lhe falta qq coisa?Que algo está mal resolvido?Que aprendeu a viver obrigada pelas circunstâncias?
A nossa vida é muito complexa e o que julgamos hoje como certo pode mudar amanhã. Como vamos ultrapassar isso?Abrindo-nos para fora é suficiente?Estará o nosso vazio preenchido?Estaremos realizados?Como iremos preencher esse vazio?
Espero que alguém se pronuncie.
Agradeço à Dra Helena por este blog.Ajuda-me quando o leio.
Alguém que me responda!

Helena Sacadura Cabral disse...


Na minha vida não tive nada de graça. Foi tudo obtido com trabalho e em algumas ocasiões, até dificultado por ser mulher num tempo em que elas estavam sempre submetidas a alguém, pai, marido, filhos. Fiz-me à vida porque percebi que só dependia de mim. E sobrevivi ao divórcio e à perda de um filho. Fiz análise o tempo suficiente para saber do que sou capaz. E sobretudo do que não sou capaz. Olho para traz e sinto que cumpri o que a vida esperava de mim. Por isso sou uma mulher que não chora o passado , nem se esquece dos bons momentos vividos. Os maus, esses , devem-se a fatores que hoje de nada valem, Mas até neles encontro lições. E não peço mais à vida que aquilo que tenho. Até porque a minha verdadeira VIDA começou aos 45 anos e deixou-me o sorriso que sempre tenho nos lábios. Portanto, não fui eu que resolvi a vida. Apenas não permiti que ela desse cabo de mim! E, sobretudo, fui muito amada!

Anónimo disse...

Adorei a sua resposta!
Infelizmente só vi agora,mas ainda a tempo de me manifestar.Percebo que já passou muitas provações,venceu duras batalhas,enfrentou lutas e conseguiu ultrapassar diversos desafios.E no fim mostra-nos uma nova vida,renascida,que a faz andar para a frente com um sorriso,melhor dizendo,um riso escancarado,que nos dá coragem e alento para saber levar a nossa vida.
Agradeço-lhe o seu testemunho pessoal e espero lembrar-me desse riso contagiante para me alumiar nos dias mais escuros.
Não se esqueça destes seus seguidores,que tanto a admiram!