quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

TRÊS DIAS NO PORTO


 Ao logo da minha vida viajei muito por motivos profissionais e pessoais. Só não fui à Austrália e guardo alguma pena de o não ter feito, dado que andei pelos outros quatro continentes.

Nos últimos anos impus-me conhecer bem o meu país. Desta vez, o meu filho Paulo, sabendo dessa decisão, deu-me de presente de anos três maravilhosos dias no Porto, cujo itinerário foi inteiramente escolhido por ele. Começámos por ficar na Pousada do Freixo, uma forma de milagre sobre o Douro. A atenção e qualidade do serviço é de nível internacional. A simpatia é nossa, bem do Norte. Panoramas deslumbrantes sobre o rio e a cidade. Tao inspirador ! A minha gratidão aos drs Luis Castanheira Lopes, Bruno Ribeiro e Emanuel de Proença ( ah ! que rosas ! )
Almocei na célebre Casa de Chá Boa Nova, obra de Siza Vieira, construída nos penhascos da costa de Matosinhos e detentora de duas estrelas Michelin. Aqui, o chef Rui Paula preparou-nos um menu de deuses, servido por um maravilhoso dia de sol, como daqueles que só há naquele local. Nessa noite não falhei o belíssimo Concerto de Natal nos Clérigos obra do padre Manuel e ajuda da Catarina Araújo. Impressionante, com projeções muito lindas sobre os altares e a cúpula. Bach e Vivaldi, sobretudo. A noite acabaria no Rogério do Redondo, onde o dono nos serviu, com tanto humor, os inigualáveis filetes de peixe, uma iguaria gastronómica de excelência. Para o último dia deixei as joias da coroa que constituem a visita ao Museu de Serralves, guiada pela Ana Pinho, que foi de uma querida amizade, e pelos seus competentes colaboradores, Maria João Aguiar e Paulo de Jesus. Admirei muito a nova Ala Álvaro Siza : que geometrias e que luz ! Finalmente, a tão antiga e única Livraria Lello, onde Aurora Pinto nos proporcionou uma visita guiada de exceção. Uma última palavra para o nosso simpático motorista Luis, que nos ensinava a história de cada canto que víamos!
Tudo isto em Portugal, tudo isto visitado pelos estrangeiros, e tudo isto faria tão bem aos portugueses conhecer melhor e admirar mais ! Eu gostei muito de voltar ao Porto !

4 comentários:

Fatyly disse...

Um post cheio de amor e quem me dera puder fazer o mesmo conhecer melhor este país que me recebeu tão bem mas não dá.
Desejo a si e aos seus filhos um Natal quentinho e recheado de amor|
Beijos sinceros e respeitadores a todos

noname disse...

A maioria de nós, Dra Helena, também gostaria, mas já ficamos felizes quando o vencimento paga as contas comezinhas duma vidinha apagada. Todavia, fico feliz por si. Feliz Natal
Beijinho

Anónimo disse...

🌹

Anónimo disse...

Exato. Muitos por dificuldades financeiras não o podem fazer. Ainda bem que usufruiu desse belo presente.