segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Cristina

                                          

Conheço a Cristina há bastante tempo. Nem ela se lembrará, já, quando. Foi no Porto. Não somos amigas, mas sempre nos entendemos muito bem, porque o que nas conversas que tivemos considerámos ser confidencial, assim permanecerá até eu morrer. E devo-lhe duas belíssimas entrevistas, que me fizeram acreditar que, se ela quisesse poderia ir muito mais longe. E quis!

Não escrevi sobre ela quando foi para a SIC. Não escrevo, agora, sobre o seu retorno à TVI. 
E porquê? Porque o que se critica na Cristina é a quebra de um contrato. Ora quando a televisão despede também há quebra de contrato. Em qualquer dos casos - no mundo dos negócios, do futebol e da televisão, há transferências e há indemnizações contratuais. E são os conteúdos dos contratos, que redimem os problemas, não os estado de alma... 
Haverá quem a critique e quem a defenda. Mas esse é o campo das emoções que, neste tipo de disputas, só serve para alimentar o mundo da ficção, que não é evidentemente o que rege este género de questões.

HSC

29 comentários:

Janita disse...

Não fiquei a perceber bem o que fez a Dra. Helena trazer a Cristina Ferreira ao seu blog, para além de abordar, ao de leve, a quebra do contrato com a SIC, claro.
Mas...só isso?

Desejo que a sua saúde esteja bem e estável.

Boa noite e obrigada, caso queira dispensar-me umas palavrinhas a respeito do assunto. :)

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara Janita
Eu falo sobre o que acontece à minha volta. Na semana que passou, para além dos números relativos à pandemia não se falou de outra coisa que não fosse a Comissão de Honra de Felipe Vieira e da estreia de Cristina Ferreira. Como o futebol envolvia politicos, não era materia em que pegasse. Aliás sou do Sporting...
Restava-me falar do tema Cristina Ferreira que deu uma onda de prós e contras e limitei-me a lembrar que, sendo economista, as regras do mundo dos negócios resolvem-se em sede própria. E sem qualquer paixão, porque nenhum de nós sabe nada do que se passou nem o que o contrato estipulava.
Ela também ficou sem parceiro, o Claudio Ramos, de um dia para o outro e ninguém lhe perguntou o que isso representou para ela no programa.
A serenidade perante a vida dos outros é sempre o melhor caminho. O resto, são paixões que alimentam as revistas cor de rosa...

Pedro Coimbra disse...

Qual de nós não procura uma melhor situação profissional??
Não sou fã da senhora, só a vejo em casa dos meus pais quando vou a Portugal em férias.
Mas não percebo essa ideia de pensar que um contrato de trabalho é igual a um contrato de casamento, implica fidelidade.
Se até este último é quebrado...

Anónimo disse...

Penso que a queda dela já começou, pode levar algum tempo, mas já começou.
As pessoas já perceberam que é egocêntrica, destrutiva e maléfica.

Anónimo disse...

Quem ficou sem parceira foi o Goucha, uma pessoa que sem deixar de ser humano, consegue de forma civilizada fazer algumas críticas, no momento certo. Gosto dele.

No caso da Cristina, a questão do contrato é importante, em sede própria como diz, e paixões nunca me inspirou, vi sempre uma pessoa sem grandes qualidades, mediana, pouco interessante, que se sabe promover usando kilos de marketing e os euros correspondentes, para dar às audiências o que elas querem. Tudo nela é marketing: os rapazes com quem se fotografa, as celebridades com quem megalómana se compara, como a Diana de Gales, o Ronaldo, ehhehhehheh! Auto-elogia-se permanentemente, copia programas de outros países e apresenta-os como o último grito do fenómeno cristiano do entroncamento. E as audiências comem tudo!

Viu as audiências a subir com o BB2020, viu-se a ser passada para trás (o tempo dela já passou) e deu o golpe, para vir recolher tudo para ela, meter-se em tudo, e agora vai viver às custas do BB.
Hoje, sente-se nela algo de desesperado, ela parece desesperada, criou uma personagem que se está a esgotar ou já se esgotou.

Anónimo disse...

O sensacionalismo é um pau de dois bicos, pode catapultar para a fama e logo precipita no abismo. Profissionais como Clara de Sousa, Fátima Lopes, Júlia, duram mais, gostamos delas mesmo quando têm 70, 80, 90 anos, porque são o contrário do sensacional, são quem são. As pessoas fabricadas com ingredientes à medida, morrem com os mesmos ingredientes que as fabricaram.

Anónimo disse...

Como eu vejo CF, a autoproclamada estrela. Ela não fala da sua vida privada, mas apenas porque esta não tem interesse nenhum, e assim pode inventar o que interessa à marca, sugestões de relações com bonitinhos, etc, etc. A CF é uma mulher banal, com uma beleza e uma inteligência comuns, com uma vida pessoal enfadonha e triste, os homens fogem dela, com nenhuns objetivos sociais e culturais, apenas dinheiro, calculista, compensa-se com viagens e festas luxuosas. Ela precisa de ajuda, porque ninguém aguenta tanto faz de conta, ela já nem sabe quem é. E agora CF, qual o próximo passo, retirar as máscaras? Já se mostrou, insípida, vulgar, sem maquilhagem. Cuidado, não me parece que o público da tv, esteja preparado para ir do 80 para o 8.

Anónimo disse...

Afinal quem é que paga esta lixarada toda?
Não gostei deste seu post, porque acaba por não esclarecer nada de nada.
Prefiro quando, com a sua sabedoria, nos alerta para questões, culturais, sociais, espirituais. Só faria sentido falar deste lixo televisivo, nocivo, sem contentores de reciclagem, se fosse feita uma análise sociológica do mesmo, coisa que ninguém faz em Portugal, ninguém DESMONTA isto tudo, nem mesmo o Cintra Torres que embora tenha um livro sobre a indústria barata das novelas, não avança muito mais. E o lixo sem tratamento, prolifera, a céu aberto, e dá origem a comentários primários nas redes, que não são mais do que lixo também.
Mas quem é que paga isto tudo?

Anónimo disse...

Há o culto da gritaria na televisão como se fosse sinónimo de poder. Nas novelas os atores gritam tanto, tanto, que é quase patológico. Não vejo, não por elitismo, mas porque não dá mesmo. No outro dia a Fernanda serrano, gritava tanto que é quase aberrante, e fica tudo a traço grosso. Como se ser um grande ator fosse dar gritos e murros na mesa. Porque é que Portugal não produz séries? E a televisao influencia muito os espectadores.

Anónimo disse...

A Bimba & Lola que se ponha a pau! É que a Bimba & Teté vieram para animar!
Tomé

Helena Sacadura Cabral disse...

Caros comentadores

Se entendem de Cristina tudo aquilo que de mau aqui foi apontado, é porque ela conseguiu mover-vos a comentar. Se comentaram é porque lhe dão importância mesmo dizendo que a não tem.
Já esclareci que o assunto Cristina Ou assunto Vieira/ Benfica, foram os temas que encheram a semana.
Não teço comentários sobre a qualidade humana da CF porque não a conheço na intimidade. Não teço comentários sobre programas que ainda não vi. E os que que vagamente conheço não são muito diferentes entre si. Talvez tratem é de casos mais tristes.
Quando abordei este assunto apenas pretendi lembrar que se trata de um problema laboral e por isso se deviam evitar julgamentos na praça publica. Eu e o Mario Zambujal trabalhamos com Julia Pinheiro num programa da manhã e eu não me envergonho nada disso porque sempre lá disse o que pensava.
Se as pessoas a detestam porque grita, porque a sua vida privada é enfadonha, porque quer ser poderosa, porque faz viagens luxuosas e de vez em quando tira uma foto com um modelo masculino, estarãoo seu direito- Mas não devem confundir emoções com aquilo que é apenas uma questão contratual. Se CF o fez sabia que iria quebrar um contrato civil, mas não de casamento... que é como o assunto tem sido visto. E quando se trata das transferências no futebol? Afinal todos os anos há trocas...e que trocas1

Anónimo disse...

Estórias de enrolar
Tininha da Malveira casou-se (com a TVI )e ao fim de uns anos cansou-se e pirou-se para o amante (SIC ) que lhe piscou o olho.
Ganhou casa e uns "tostões" e ...
Também se fartou porque queria mais mas... O amante negou e voltou para o marido chifrudo que pensa que vai sair vitorioso mas prepara vingança fria.
# Fartazana

Anónimo disse...

Quem diz como CF «gosto de iluminar as pessoas» tem problemas de saúde mental, isto é um delírio maníaco de grandeza. A não ser que se tenha enganado e queira dizer «gosto de eliminar as pessoas». Só um público ignorante e mal preparado leva a sério uma pessoa que diz «gosto de iluminar as pessoas», é inacreditável. Quem se julga uma pessoa que diz uma coisa destas em plena televisão.«GOSTO DE ILUMINAR AS PESSOAS» é totalmente maníaco!!

Anónimo disse...

Para rir e chorar por mais

https://www.flash.pt/famosos/nacional/detalhe/nilton-expoe-cristina-ferreira-e-corre-o-risco-de-nunca-mais-trabalhar-para-a-tvi

Anónimo disse...

Pouco me interessa o contrato, que se resolvam, acho bem alguém quer ganhar mais, não é por aí. Também não me interessam as revistas cor-de-rosa, fazem parte do mesmo jogo viciado. O que me interessa é entender estes fenómenos mediáticos, como se constroem estes mitos para consumo iletrado, que tanto influenciam as nossas crianças e jovens e a população em geral. Não concordo nada com a maioria das pessoas que dizem «quem não gosta, não veja», acho uma demissão e um conformismo inaceitáveis. Alguém falou aqui do Cintra Torres, fui ver e ele tem vários livros que me parecem importantes.
- «A Vida como um Filme. Fama e Celebridade no séc.XXI»
- «A Tragédia Televisiva» (está esgotado, é pena)
- «Telenovela, Indústria & Cultura»
- «Reality Shows- Ritos de Passagem»
- etc.

Anónimo disse...

Ainda há pouco tempo a Sic passou um documentário com a superação árdua dos problemas graves por que passou Ângelo Rodrigues, que com grande dignidade admitiu os seus erros, consequência da ditadura do corpo e das exigências a que são submetidos aqueles que profissionalmente se têm de expor publicamente.
Com simplicidade Ângelo Rodrigues desmontou os mitos das felicidades mediáticas, e do preço que os famosos têm de pagar, nesta voragem desligada da realidade.

Anónimo disse...

O medo de ser despedido, o culto do dinheiro, e o marketing são os ingredientes de que se alimenta CF. Nos vários programas da Tvi os espectadores quando telefonam ganham 1000 e tal euros, no programa novo dela, a fasquia sobe para 150 euros. Está tudo dito.

Anónimo disse...

Acho incompreensível que na televisao se atinjam valores astronómicos, não me parecem merecedores. Um CR7 entendo, é uma vida de disciplina brutal, de sacrifício, de trabalho hercúleo, de resultados brilhantes. Milhões obscenos!

Anónimo disse...

Comentador das 16:25
150 mil euros.

Anónimo disse...

O que é ASSUSTADOR na imagem que CF resolveu postar sem maquilhagem (talvez para chocar, talvez para testar, talvez por achar que é tão estratosférica que gostam dela de qq maneira) não é ser comum, nem feia, nem bonita, é ser IRRECONHECÍVEL.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Subscrevo o seu post sobre CF.

Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Anónimo disse...

Cartão de luxo vai para CR7
"Um estádio sem adeptos é como um jardim sem flores." Como ir ao circo sem palhaços"

Cartão furado vai para o PM / LFV
"Rigorosamente ..."

Cartão vermelho pelas trocas baldrocas altas engenhocas vai para CF
"Óh pá! É sempre a mesma coisa!" - E é muito pior!

Anónimo disse...

Cara HSC,

Só comentadores "emocionados". Quando o assunto é mulheres de sucesso, piora.

Ainda bem que CF quis ir mais longe.
Que país de gente pequenina.

Anónimo disse...

Afinal o telefonema de Marcelo foi combinado. CF convidou-o para estar presente no primeiro dia do programa, MRS respondeu que não poderia estar presente, mas que lhe telefonaria. Tão surpreendida e tão emocionada que ela ficou!

Maria Santana disse...

Ainda se perde tempo e escrita para comentar essa deslumbrada da Cristina Ferreira? Não vejam a TVI!

Anónimo disse...

Voltou tudo para trás, tudo requentado, vai voltar ao Você na Tv (lá está o Manuel LG para a aturar) vai voltar ao Apanha se puderes (lá está o Pedro para contracenar) quis copiar o excecional Alta definição com o Conta-me (bahh não tem nada a ver), foi buscar a alienada da realidade social Teresa G, a dos repenicados rococó, e vai fazer o programa dos 150 mil. Agora já não é o Programa DA Cristina, é o Dia DE Cristina (de DA para DE, são outros 150 mil). Porque é que esta mulher não faz o seu trabalho, porque é que não deixa os outros gostar ou não, e porque é que não se deixa de autoelogios grandiosos, parece o pobre louco que pensa que é o Napoleão. Porque no te callas?

Anónimo disse...

Cristina F, miúda, está na altura de mudares, as personagens «como num filme», como a que inventaste, têm a duração de um clic, a tua ostentação ainda vende em Portugal, mas está a acabar, deve ser a pandemia, que veio dar uma reviravolta nisto tudo. Aproveita a boleia da Paris Hilton, que de socialite nos píncaros dos píncaros, se mostra agora num documentário que revela todos os seus traumas de pobre menina rica, sem afectos, internada pelos pais em colégios, onde era posta em «celas» de isolamento, despojada de tudo, e toda a vida teve insónias, e pesadelos com assaltantes que a vinham raptar a meio da noite. Mostra os teus traumas, como era baixa a tua autoestima, como te sentes só e fatigada, como a televisão é devoradora. Porque é que perdes tanta energia para te mostrares glamorosa como as celebridades, que já estão todas a alterar o chip? Que canseira! Mantém os sonhos, ou já os perdeste? As pessoas vão gostar de te conhecer.

Anónimo disse...

e a montanha pariu um rato

Juliana disse...

A Cristina Ferreira foi para a SIC para apresentar o programa sozinha e não em parceria com o Cláudio Ramos. Mais tarde, viram que dava canal e "quase" se assumiam como dupla.