quarta-feira, 26 de junho de 2019

Vinte anos de euro!

Confesso que vejo pouca televisão nacional. Já aqui o tenho referido. Salvam-me os programas de culinária - apesar de alguns mais parecerem catálogos de vestuário - e algumas séries policiais inglesas.
Mas, quando um nome ou um tema me interessa, esforço-me por estar atenta. Foi o que aconteceu na segunda feira, com os Pros e Contras de Fátima Campos Ferreira, onde todos os participantes eram pessoas que respeito profissionalmente.
Foi uma sorte, porque não sou uma aficionada daquele tipo de debate. Nos poucos a que assisti, houve demasiados atropelos, que perturbaram o objectivo de esclarecimento que, julgo, é a finalidade do programa. 
Mas o tema era aliciante e os meus colegas economistas eram de alto calibre. Além disso, quer o governo quer a supervisão bancária, estavam muito bem representados no Ministro dos Negócios Estrangeiros e na Vice Governadora do Banco de Portugal.
É sabido que não sou uma europeista ferrenha, que não simpatizo particularmente com os federalismos tradicionais e que ainda possuo uma marca geracional relativamente a uma eventual egemonia alemã. Tudo características pessoais que, garanto, sempre tento superar nas análises que faço.
Daí, talvez, a minha proximidade a algumas posições do professor madeirense - pena ter tido pouco tempo de expôr o seu pensamento - e à visão de Luis Aguiar Conraria. Foi muito pedagógico o tom do debate, sem gritarias nem imposições de pontos de vista e foi muito produtivo pôr a academia económica a debater com duas pessoas inteligentes e preparadas que, ali, de certo modo representavam o "poder".
Está de parabéns a Fátima Campos Ferreira que soube moderar, os participantes que se portaram à altura do que deles se esperava !

HSC

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Drª Helena:
É inegável a competência da jornalista Fátima Campos Ferreira e a forma como se prepara para os diferentes temas abordados nos seus programas, com um enorme brilhantismo e uma desenvoltura ímpares. Isto por um lado...
Por outro, há um episódio noticiado pelo insuspeito DN (há uns anos)que me deixou bastante mal impressionada, desde então, com pessoas da sua área. Tem este título: "Advogada detida por injúrias a polícias - Noite de Joana Matos Lima acabou na esquadra etc."
Como já percebi que ambas estamos em sintonia nestas "questões", abstenho-me de fazer quaisquer comentários, pois os factos e o "nível" falam por si.
Cumprimentos e bom fim de semana.



Anónimo disse...

Estou inteiramente de acordo com o seu post.