sábado, 8 de junho de 2019

Uma traição necessária


Sou admiradora de longa data da actriz Julie Dench. Creio que terei visto quase todos os filmes em que ela participou. Hoje, fui ver Red Joan, traduzido entre nós como "Uma Traição Necessária", em que ela é uma das protagonistas.
Trata-se da história real de uma brilhante estudante de Física da Universidade de Cambridge que, por amor a um colega comunista, acaba por ser recrutada pelo KGB. 
Dench já muito envelhecida, irá ser obrigada a relatar a sua própria história várias décadas depois de ela se ter desenrolado.
E fá-lo com a qualidade habitual, levando-nos para o clima ideológico da época que atinge o seu auge com o drama do lançamento, pelos americanos, da bomba em Hiroshima.
Não se trata de uma fita genial, mas é uma história bem contada e que nos reporta a certos belicismos que, infelizmente, parecem estar a ficar cada vez mais esquecidos com a forma como se ensina a história das nações.
Enfim, para mim, que aprecio muito pouco as aglomerações que o turismo trouxe ao país, ir ver uma película destas, num sábado à tarde, numa sala meia cheia, é uma alternativa extremamente  saudável. Sobretudo, quando o ruído se aproxima a passos largos da minha casa, onde a policia corta as ruas e os balões, as sardinhas e as cantorias, me preparam uma noite de insónia  garantida.

HSC

1 comentário:

Pedro Coimbra disse...

Dame Judi Dench é extraordinária!!
Boa semana