quinta-feira, 2 de maio de 2019

O primeiro embate


Começaram esta quarta feira os debates televisivos entre os candidatos ao Parlamento Europeu, em simultâneo na SIC e SIC Notícias.
Durante cerca de duas horas, os cabeças de lista dos seis partidos com representação no Parlamento Europeu trocaram argumentos, num debate moderado pelo jornalista Bento Rodrigues. O desinteresse de sempre.
O CDS tentou "colar" Pedro Marques a José Sócrates, e para o efeito usou "tweets" e fotografias em que o ex-primeiro-ministro surge ao lado do candidato socialista e do atual chefe do Governo.
Paulo Rangel pelo PSD acusou Costa estar a "nacionalizar" estas eleições que pretende tornar numa espécie de “plebiscito cesarista ou bonapartista".
João Ferreira e Marisa Matias, cada um reivindicou para o seu partido, um papel importante na "reversão" da retirada de direitos, por ter alvitrado um acordo à esquerda na noite das legislativas de 2015.
Já Pedro Marques reclamou para o PS os louros (?) dos resultados da governação, com o apoio dos partidos de esquerda, salientando a quebra no desemprego ou a devolução de rendimentos aos portugueses, "mantendo contas (públicas) saudáveis".
Marinho e Pinto, do PDR, atirou, logo duas propostas: a fixação de um salário mínimo europeu e de uma pensão mínima, que não quantificou nem explicou. E, claro, também criticou PCP e BE por terem apoiado o Governo mas em Estrasburgo, terem uma "retórica completamente diferente".
Alguém ficou mais instruído sobre o Brexit ou sobre os problemas europeus? Ninguém. E depois admiram-se da abstenção...

HSC

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Ou seja, o único que abordou minimamente a Europa foi Marinho e Pinto.
E mesmo ele de forma muito ligeira.
E ainda há lata para falar em desinteresse...

Fatyly disse...

Também assisti e acho que o único que este bem como sempre foi Bento Rodrigues!

Subscrevo tudo o que diz e sinceramente irei votar mas não sei em que partido porque o meu desinteresse ficou aumentado!

Um abraço e um bom dia