sábado, 1 de dezembro de 2018

Uma excelente entrevista


Acabei de ouvir o programa Alta Definição, de Daniel Oliveira, que tinha como convidada a coach Chris Carvalho que faz parte do júri de especialistas do programa Casados à primeira vista.
Ha já bastante tempo que me interesso pelo coaching e até participei de alguns workshops sobre o assunto. A entrevista foi, como sempre, muito bem conduzida pelo Daniel, sobre quem já aqui escrevi a tecer os elogios que, entendo, merece. Gosto da pessoa e gosto do programa, que nunca me cansa e traz sempre algo de novo.
Desta vez a entrevista era mais difícil, já que o rosto da convidada, só agora se tornou para muitos mais conhecido, com o programa da SIC, pese embora viva em Portugal há um quarto de século e tenha uma carreira internacional importante. 
Embora num ou noutro ponto eu pudesse discordar, nomeadamente no que à astrologia diz respeito, penso que foi uma conversa que vale a pena ouvir com atenção, porque põe em evidência algo em que acredito profundamente e que é a nossa capacidade de nos refazermos e de partir novamente do zero para construir o que gostamos e com isso sermos mais felizes. 
Mais uma vez parabéns ao Daniel Oliveira pela escolha e à Chris pela frontalidade com que soube revelar-se!

HSC

9 comentários:

Conceição Pereira disse...

Concordo em absoluto com a Dra Helena. Há muito que a sigo, e gosto muito de a ler. Obrigada por tudo o que publica. Tenho alguns livros da senhora.

Anónimo disse...

Dra Helena lembrei-me muito também da sua entrevista com o Daniel Oliveira.
Gosto tanto de a ver na televisão. Muito clara, com muito sentido de humor e uma capacidade rara de comunicar, de dizer o que pensa sem pretender que só a senhora seja detentora da verdade. Admiro-a muito e não percebo como não está a fazer televisão. Só pode ser porque não quer. Eu e muita gente que conheço tem saudades de a ouvir, acredite.

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo compost e com o comentário anterior.
Temos saudades das suas gargalhadas porque o país precisa de rir!

Anónimo disse...

Também vi o programa e também gostei.
Devia ter piada pôr a D. Helena a conversar com aquela senhora.

Fatyly disse...

Também vi e gostei e tenho seguido o programa apenas e tão só pelos seus conselhos e ferramentas para que possamos construir uma vida mais saudável e menos problemática.

Um abraço e bom domingo

Anónimo disse...

Belo conselho nos deu. Não tinha visto. É de facto uma ótima entrevista. Quando se vem aqui fica-se sempre a ganhar algo. Obrigada!

Anónimo disse...


Helena
Vi e vou rever, gostei muito de ouvir a Cris, chegou a ver o Ricardo Ribeiro?

Vale a pena ouvir, aprendi com ele e revi-me em muita coisa, até o ano em que perdi o meu pai foi o mesmo em que ele perdeu o dele, entramos no caos pelo mesmo motivo. Partir de aí foi um desenrolar de coisas que vieram à tona, e partir de aí entrou a Filosofia, Psicologia na minha vida, tudo porque me queria entender, tudo porque precisei de renascer. Já renasci, mas quando alguém renasce precisa de sustentação, criar alicerces, bases, ainda sinto em mim a criança que fui. É preciso colocar a criança no seu devido lugar, mas para isso é preciso ouvi-la, ouvir as suas feridas. Reconhecer o que somos agora, reconhecer as nossas conquistas, a nossa força, e deixar a criança no seu devido lugar, hoje somos adultos e não crianças. Como é difícil este processo, mas é produtivo, dá frutos, e quanto mais escavarmos mais chegaremos à nossa essência, e não ao que pensávamos ser. Quem somos nós? Porque somos assim? O que nos fez assim? O que nos fez mudar? Porque penso isto de mim? Quem poderia ter sido? Tudo tem uma explicação, as coisas da mente são produto da relação, da interação com muitas coisas.
Esta última questão será sempre uma incógnita, para mim vai ser, mas tenho a certeza que tudo seria diferente, eu seria diferente, eu teria outra profissão. Como pode uma infância e não só ter tanta influência no que seremos em adultos? Mas tem, é preciso entender o passado para puder entender o presente.

Helena Sacadura Cabral disse...

O Ricardo Ribeiro e o António Zambujo são dois cantores muito bons.
Ouvi a entrevista do Ricardo Ribeiro, quase irreconhecível com o peso que perdeu e gostei imenso do que ele disse. Foram coisas muito importantes para todos aqueles que se preocupam em serem melhores pessoas!

Anónimo disse...


Helena

Melhores pessoas sem dúvida, a reconstrução de um ser humano pode fazer-nos ver além, além de nós. Além sabermos o porque de termos certos sentimentos, emoções, comportamentos, há uma coisa que é desperta, o humanismo. No meu caso sempre o tive, mas hoje está mais apurado, há uma visão diferente de uma serie de coisas que antes nos passavam despercebidas. Há tanta coisa que muda, e no fim somos tudo. Tudo está em nós, mas arrumado como se a nossa mente fosse um móvel com diversas gavetas, às vezes uma gaveta é aberta e sai de lá, o que pensávamos ter arrumado de vez, e voltamos a arrumar.
O nosso cérebro, cria a mente, e a mente somos nós, é a nossa mente que faz aquilo que somos. Às vezes o nosso mundo interno é bem diferente do que as pessoas nos veem, somos por fora um Leão e por dentro um gatinho cheio de medos, frágil. Esse mundo interno é só nosso, é ali que falamos com nós mesmos, é ali que vivemos dores silenciosas, rimos por fora e por dentro choramos. Recordo muitas vezes as suas palavras, quando disse que durante 6 anos chorou muito na sua análise, também o faço. O choro é libertador, ali ficamos desnudadas é o gatinho que fala. Seremos todos gatinhos? E por fora Leões? Ou é preciso criar um Leão por dentro para sermos um Leão por fora? Ou seremos ambos?

Abraço