segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Il faut savoir



As suas canções acompanharam a minha vida inteira. Algumas marcaram-me tanto, que as sei de cor.
Charles Aznavour morreu na noite deste domingo, 30 de setembro, para a manhã desta segunda-feira, 1 de outubro, aos 94 anos.
Filho de pais arménios, nasceu em Paris e chamava-se Shahnour Varinag Aznavouriano.
Como músico vendeu mais de 100 milhões de discos e como actor trabalhou em mais de 60 filmes. Charles herdou do pai o talento para o canto e, com apenas nove anos, deixou a escola e começou a cantar e tocar violino pelas ruas, com regularidade.
Tinha acabado de atingir a maioridade, quando a grande voz feminina da canção francesa, Édith Piaf, o ouviu e decidiu leva-lo consigo em digressão, durante dois anos, para um conjunto de concertos em França e nos Estados Unidos da América.
Contudo, seria a sombra de Édith Piaf, que viria a atrasar a afirmação de Charles Aznavour como cantor, que só atinge o estrelato já depois de ter ultrapassado os 30 anos.
Aznavour e Sinatra, com as suas canções, secaram-me algumas lágrimas inúteis e ajudaram-me a gostar de viver. "Il faut savoir" e "My way" acompanhar-me-ão até ao fim dos meus dias...

HSC

6 comentários:

Ailime disse...

Boa noite Sra. Dra. Helena,
Também admirava imenso Charles Aznavour e foi com muita tristeza que ouvi a notícia da sua morte.
Fez-lhe aqui uma linda homenagem.
Paz a sua alma.
Com os meus respeitosos cumprimentos.
Ailime


alfacinha disse...

Charles Aznavour ,edith piaf , Brel as estrelas de chanson français nunca vão morrer nossa memória

Dalma disse...

Quando estava na Faculdade vivia num Lar de Estudantes, o lar tinha uma sala onde havia um gira-discos, com discos da comunidade (os que iam ficando de quem se ia) e os nossos, pretensa de cada uma e claro Charle Aznavour lá estava tocado á exaustão, para nós... mal saídas da adolescência!
Saudades de então!


Anónimo disse...

Dame D'Or

https://youtu.be/sBCQSfPDtIM

:-)

Fátima Costa disse...

Ontem ao vaguear por este blog dei-me conta da importância de Charles Aznavour na minha vida. Mais propriamente no processo de envelhecimento:
passo a explicar: quando diz na canção “La bohême”
“Je vous parle d’un temps que les moins de vingt ans ne peuvent pas connaître” é essa a razão para me sentir bem com os meus 61 anos ,Um tempo só meu

Anónimo disse...

🌷