sábado, 13 de outubro de 2018

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos


Celebra-se hoje o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, essa área da medicina que tenta ajudar-nos a viver com dignidade, quando já tudo parece sem ajuda. É uma causa que amadrinho desde que conheci o trabalho desenvolvido pela Dra Isabel Galriça Neto e pela sua equipa já lá vão uns largos anos. Oxalá eles existissem quando, num Natal bem triste, a minha mãe morreu!
Sei que há, ainda, um longo caminho a percorrer, mas a caminhada está iniciada e já nada a fará deter ou regredir. Hoje, o labor maior da "nossa" Isabel, desenvolve-se no Hospital da Luz e na área política, onde tem sido uma voz activa nesta matéria.
Nada disto se pode, claro, fazer sem uma equipa. E ela, felizmente, tem-na. Por isso, no dia de hoje o meu abraço vai para todos eles, cujo trabalho conheço mais de perto. Bem hajam pelo que fazem por todos os que vos procuram e pela luta que têm desenvolvido!

HSC

9 comentários:

Maria Eugénia disse...

Oferecem dignidade e alívio no sofrimento, ao doente. Bem hajam🙏💙
Bjs da Maria do Porto

Anónimo disse...

Ainda bem Dra Helena que fez este post a lembrar o que muitos de nós devem à Dra Isabel e à sua luta por este tipo de cuidados.
Na sua entrevista à Fátima Lopes teceu-lhe um grande e merecido elogio. Muitas pessoas podem testemunhar a humanidade da sua equipa e a ajuda que dá às famílias!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Estes cuidados são fundamentais.
Todos nós devíamos ter essa consciência
e lutar para haver muito mais locais onde
pudessem ser aplicados.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Pedro Coimbra disse...

Só um comentário - bem hajam e que Deus os abençoe.
Boa semana

Fatyly disse...

Merecem todo o elogio mas infelizmente a maioria dos portugueses não pode usufruir dos seus cuidados. Infelizmente neste país investe-se muitas vezes "no que não serve para nada" em detrimento de causas como o desta equipa.

Beijos e um bom dia

Margarida disse...

Olá,

Não conhecia o trabalho desta equipa mas sossega-me o facto de existirem pessoas que se preocupam em tentar levar algum alívio e conforto a quem tanto sofre.

Beijinhos
Margarida

https://minhacasadopatio.blogspot.com/

Anónimo disse...

Dra Helena
Conheço o trabalho desenvolvido pela Dra Isabel e pela equipe que a acompanha. O Hospital da Luz deve sentir-se orgulhoso pelo papel que eles ali desenvolvem. O Dr Roquete, director clínico do Hospital, também está de parabéns!
Bem hajam pela humanidade que trazem à medicina!

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

JÓIAS de LUZ

:-)