sábado, 28 de outubro de 2017

Alain Demoustier


Éramos amigos há mais de 50 anos. Conheci-o em Vila Viçosa onde o Pai trabalhava em mármores com o meu querido e saudoso sogro. A Friquette haveria de surgir, linda, prática, original, no meio daquela Vila para lhe emprestar um viço muito particular.
Fizemos montes de coisas juntos e divertimo-nos muito. Divorciei-me mas nunca ele deixou de ser meu amigo. Até nisso foi exemplar, comparado com uns outros que conheci e ele também. Costumava dizer-me que tinha sido uma sorte para mim que eles poisassem longe...
O Alain era das pessoas mais sagazes que conheci, com um humor muito particular e já influenciado pelas décadas vividas em Portugal. No fim da vida quis ser, também, português. Ele amava este canto e esta terra.
Seríamos, o António Monteiro e eu própria, os seus padrinhos, aqueles que constituíram o garante de uma série de compromissos. E o almoço de caviar - do autêntico, não do falso - que ele nos ofereceu, depois, na sua casa, ficará para sempre gravado na minha memória, como um exemplo da sua sadia gratidão. 
Foi o belga mais português que conheci. Morreu como um português que jamais esqueceu a Bélgica natal. Aos filhos e à doce Friquette o meu mais triste e sentido abraço.

HSC

6 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que leio o seu amigo primava pelo bom gosto.Gostar de pessoas especiais é a chave da felicidade.Que sorte teve em ser seu amigo pois foi feliz.Brinde com um Chardonnay e caviar que decerto a sua alma ficará deliciada.
Aceite as minhas mais sinceras condolências.

Silenciosamente ouvindo... disse...


Não o conhecendo, mas pelo que esreveu, morreu

uma boa pessoa.Os meus sentidos pêsames a sua

família.Paz`à sua alma.

Os meus cumprimentos.


Irene Alves

Anónimo disse...

🌷

Teresa disse...

Que bonita homenagem,sem conhecer o Sr.,até fiquei comovida!

Batik e petiscos BY MICHELE disse...

Querida Helena,
Muito obrigada pelas suas palavras que transmitirei de seguida, á Mãe.
Um forte abraço.
Michele

Helena Sacadura Cabral disse...

Michele, minha querida
Não tens nada que agradecer. Tiveste uns Pais maravilhosos e eu tive o verdadeiro benefício de ter conhecido ambos. São pessoas assim que povoam o meu coração e me fazem acreditar no mundo que me rodeia.
Bjos