sábado, 13 de maio de 2017

Igreja: um bispo chamado Januário...(10)


"...Depois de anos a anunciar apocalipses sociais, subúrbios em chamas, multidões inanimadas pela fome, andava dom Januário Torgal Ferreira mediaticamente sumido até que Nossa Senhora de Fátima o tirou de tal recato (ainda duvidam de milagres?). Isto para dizer “Escandaliza-me que as pessoas só rezem àquela imagem, que se despeçam dela a chorar, na Procissão do Adeus. Eu nunca me despeço de Nossa Senhora, porque ela está sempre comigo. Aquilo para mim não é nada, é um pedaço de barro!”
Valha-lhe Deus, senhor dom Januário, e Nossa Senhora que, segundo diz, sempre o acompanha o que não é certamente o menor dos trabalhos da Mãe de Cristo! A imagem é de madeira, de madeira dom Januário!!! E tem uma história que me abstenho de contar porque o texto já vai longo mas que o senhor dom Januário ainda vai a tempo de aprender. Acredite que lhe fazia bem."

                                   Helena Matos in Observador

Acontece que dom Januário, além de peregrino, é Bispo Emérito das Forças Armadas e Segurança. Ou seja, tem responsabilidades acrescidas, quando emite opiniões. Pelo menos, enquanto ocupar certos lugares. 
Assim sendo, que dizer mais, além do que Helena já tão bem diz? Acrescentaria, talvez, que estando por lá a peregrinar, melhor seria que se tivesse limitado, apenas, a orar... 

HSC

7 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...


Uma personagem estranha na Igreja Portuguesa.

Se ele não compreende o que os portugueses
sentem é porque não tem sensibilidade.

Lamentável!!!

Os meus cumprimentos, drª. Helena.
Irene Alves

Fatyly disse...

Que Deus me perdoe...mas para mim este homem sempre me pareceu ter um ar sinistro e julgar assim as pessoas vai lá vai!

O que precisava era de uma lição do Papa Francisco.

Anónimo disse...

Sei lá, só assim desanuviar a coisa:

"Levítico 19:4 Deus proíbe a fabricação de ídolos e deuses de fundição
Deuteronómio 4:12 - A adoração a Deus deve ser sem imagens e sem figuras
Mateus 4:10 - Somente Deus deve ser adorado e a Ele devemos servir
Actos 17:24,25 - Deus não habita em templo feito por mãos humanas
I João 5:21 - O combate à idolatria é mantido pelo apóstolo João"

Força, dom Januário! :D

Anónimo disse...

D. Januário diz as verdades. Tal como Frei Bento Domingos e o Padre da Lixa. Fátima é e foi um embuste. E Francisco sabe muito que assim foi. Como o sabia Bento XVI e o deu a entender. A Igreja portuguesa é conservadora e não lhe interessa desmascarar Fátima porque é um bom negócio. É uma vergonha permitir-se esta ignomínia. Ainda hoje uma Professora da Universidade Catedrática da Coimbra dizia na Antena !, após um trabalho que fez a pedido da hierarquia da Igreja portuguesa que aquilo dos segredos não passava da uma autobiografia da Irmã Lúcia. Fátima é uma coisa que que nos deveria envergonhar pela forma como foi manipulada, sobretudo utilizando, abusivamente, três inocentes crianças! Uma coisa miserável! Lamentável Um cristão não aceita este tipo de situações. Já um católico não vê qualquer problema. Compreende-se. Os primeira está do lado dos pobres (como Francisco defenderá, ao que parece), os segundos do lado dos ricos. Aquela frase de que era mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus faz sentido e diferencia os cristão do católico. O primeiro apoia a atitude Cristo a expulsar os fariseus do Templo, o segundo está do lado dos fariseus para que voltem ao templo. Basta ver os tempos de hoje. Os católicos do lado da Banca falida e manipuladora e os cristãos a sofrerem as agruras da austeridade.
João Matos Serrano
PS: a última vez que via e conheci uma católica com bons sentimentos cristãos foi Maria de Lurdes Pintassilgo, que foi atacada pelos católicos reaccionários da altura. Como sempre sucede.

Anónimo disse...


Helena

Emprestei a uma amiga o livro O Amor é Difícil, penso que vai gostar.

Não comento o texto estou a leste disso tudo.


Abraço
Carla

Anónimo disse...

Completamente de acordo com João Matos Serrano. Infelizmente

Anónimo disse...


Helena

Bom fim de semana

Abraço Forte
Carla