segunda-feira, 11 de maio de 2015

Uma turma difícil


Ando numa fase em que não quero ir ao cinema ver dramas. Basta-me, neste capítulo, ainda estar na fase de ouvir telejornais... Os quais, julgo, dentro de dois meses, devem passar a matéria interdita aqui em casa.
Assim, Domingo, apetecia-me ver uma comédia. Mas o panorama cinematográfico actual, está pouco propício ao riso inteligente e abunda em violência, guerra e política, tudo assuntos que nem nos meus melhores tempos, consigo suportar.
A proposta de um dos elementos do nosso trio apontava para o filme Les Heritiers aqui traduzido como "Uma turma difícil". Desconfiei que me iriam esperar duas horas de alunos impertinentes, professores esbofeteados, pais intimidantes e telemóveis confiscados. Não errei muito. Acresceram a este quadro já de si empolgante, as problemáticas raciais e religiosas, tudo desenvolvido no quadro de um trabalho sobre Auschwitz, câmaras de gás e perseguições nazis.
Estava sentada na sala escura quando me apercebi que a coisa podia ser bem pior do que aquilo que inicialmente esperara. Não havia "safa" possível. A proponente parecia interessada e o terceiro elemento não se pronunciava. Assim, lá embarcámos num destino incerto, mas com laivos borrascosos.
O filme baseia-se numa história verídica e mistura actores e alunos. Abarca uma realidade actual e relembra algo que jamais deveria ser esquecido. Mas duvido muito que, no contexto actual, Dachau e a exterminação dos judeus, não acabe por ser olvidado no que tem de essencial. Não digo pela geração dos meus netos, mas admito que assim seja, na geração daqueles que eles tiverem.
Se o realizador fosse muito bom, podíamos ter um filme excelente. Como não é, temos uma película a puxar à lágrima fácil - lacrimejei o que, no meu caso, não é bom sinal - mas que vale a pena, do meu ponto de vista, por relembrar um tema em relação ao qual, pasme-se, já há quem tenha dúvidas.
Mas como não tenho vocação para o martírio, digamos que depois de duas idas ao “nimas” ver assuntos sérios preciso, com urgência, de um refreshment no domínio da comédia!


HSC

2 comentários:

Anónimo disse...

Senhora,o seu desejo é uma ordem.Bom almoço.

http://youtu.be/JU6YdKZlLVc

Ambrósio

Joana disse...

Eu vi este filme, e tendo em conta que estou cansada de cinema americano, optei por ir ver este. De facto tornou-se um pouco duro quando começou a pesquisa pelo que aconteceu aos judeus.
Este tema, espero eu, nunca deveria ser esquecido, faz parte da história.

No entanto e falando de coisas mais animadoras, vi um filme chamado "O Coro", e é divinal, pelo menos eu gostei muito, a construção do argumento, das personagens, o cuidado que tiveram em escolher os sítios para filmar, o próprio som e narrativa do filme, são sem dúvida muito bem conseguidos a meu ver.
Joana