terça-feira, 1 de abril de 2014

Pessoas que nos marcam


Gostava muito do Mário Castrim e devo-lhe o incentivo que me deu - quando saí do Banco de Portugal - para escrever. São passados vinte e alguns anos sobre essa decisão e até à data não me arrependi de a ter tomado.
Por causa dele conheci a Alice Vieira e a Catarina Fonseca, filha de ambos. E hoje, que entrámos no mais malvado e desgraçado mês da minha vida - fará a 24 de Abril dois anos que o Miguel morreu - lembrei-me de um gesto de imensa ternura da primeira, que é uma das melhores pessoas que conheço.
Eu tinha acabado de saber da doença do meu filho e ainda estava sob o efeito da notícia, quando a Alice me procurou para me entregar uma pequena caixa com chocolates negros, que lhe eram destinados. Perante a minha surpresa, disse-me que aquilo era das poucas drogas eficazes para enfrentar os vómitos da quimioterapia. Deu-me um beijo e com toda a naturalidade despediu-se, como se nada tivesse ocorrido.
Não sei porque relembrei, neste dia, o seu gesto. Alguma razão deve ter havido que não descortino. Mas, mais uma vez, senti como é bom ter amigos que nos marcam. E mandei-lhe um mail a dizer isso mesmo!

HSC

15 comentários:

Anónimo disse...

:)

Um beijinho,
Vânia Batista

Agulheta disse...

Boa noite Dr.Helena,como é bom sentir que existem pessoas boas e autênticas,num gesto tão nobre que alguma mãe jamais esquece,estas coisas mexem muito comigo,sou pessoa de emoções.
Abraço/Amizade

Alcipe disse...

Também foram eles, o Mário Castrim e a Alice, que me convenceram que eu era poeta - era eu um miúdo "rato sábio" de quinze anos!...

TERESA PERALTA disse...

Amigos "de verdade" é mesmo uma das melhores coisas que existe na vida. E, eu sei que a Helena merece isso e muito mais...
Abraços grandes.

Sandra disse...

Helena força!
Beijinho com ternura.

maria isabel disse...

Há gestos que nos marcam para sempre.E as palavras de um amigo em certas ocasiões da nossa vida são melhores que a mais bela poesia.

noName disse...

:)
é-se feliz, também, com amigos assim,
que entram discretos, só para um beijo e saem do mesmo jeito [discretos], no segundo seguinte
um segundo: e enchem-nos o coração de ternura.
não sei que faria com uma notícia como essa...
beijinho.

K disse...

Um beijinho e... porque não deliciar-se com chocolate preto?

Isabel Mouzinho disse...

Percebo muito bem o que diz: nada melhor que os amigos que nos marcam.
E, quase sempre, são gestos aparentemente simples, como o que relata, que nos tocam mais fundo.

Um grande beijinho Helena :)

Anónimo disse...

Maria (publicamente anónima)
Dr.ª Helena,
Existem realmente pessoas boas e grandes amigos. Neste momento, e neste pequeno País, só tenho pena que não existam mais, muitas mais, principalmente porque estamos todos muito necessitados de amor, amizades e pessoas que façam bem a quem precisa. Em determinados momentos, dar e receber um abraço e uma palavra de conforto é um gesto muito bom e muito saudável. Mas por vezes chego à triste conclusão que estamos a viver numa sociedade doentia (anémica), não temos tempo para pensar no outro. Sei que nada é geral. Felizmente ainda há pessoas boas e atenciosas. E que, de vez em quando, aparece uma boa vontade, uma boa ação, mas...muito pouco para aquilo que muitas vezes precisamos. As sociedades modernas são muito desprendidas, muito rápidas e apressadas. O tempo não nos dá tempo. O que é uma pena. Devíamos ter tempo para olharmos uns para os outros porque as sociedades só existem porque existem pessoas. As pessoas estão primeiro! Isto é o que eu sinto.
Obrigada por partilhar algumas das situações que, de alguma forma, marcam ou marcaram a sua vida.
Um grande beijo e muita força.
Maria M

Anónimo disse...

Senhora,directamente ao seu coração ciente da dor que aí habita,deixo um raio de luz.
O meu doce para este mês.

http://youtu.be/yGiWw79RCKE

Ambrósio

Fatyly disse...

A vida é feita de gestos...

Aquele abraço

Helena Sacadura Cabral disse...

Obrigada Ambrósio. É um doce dulcíssimo!

Anónimo disse...

Neste mês de tantas saudades desse seu filho, de quem era profundamente amiga, eu que também tenho um filho crescido como os seus, claro que não tenho palavras de consolo para a sua dor da ausência. Em vésperas de eleições europeias, vou matar saudades dele, a ver e ouvir algumas intervenções que fez no Parlamento Europeu (a fasquia e o registo têm outro nível), em vez de ouvir esta gente que andará por cá em campanha...

Anónimo disse...

É um gosto,Senhora!
Bem Aventurados os que têm mais prazer em dar do que em receber...

http://youtu.be/kx_GqIIkKOY

Só assim é possível mudar o mundo.
Uma noite iluminada *

Ambrósio