sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Gosto de gostar

Hoje numa entrevista perguntaram-me de que é que eu mais gostava, na vida. A resposta saíu célere:"gosto de gostar". O entrevistador ficou bloqueado e demorou algum tempo para ainda perguntar, incrédulo, "gosta, como?". Aí sorri e respondi "de todas as formas pelas quais se gosta". Felizmente para ele - e talvez para mim -, foi já no fim da nossa conversa...
Será assim tão difícil de compreender que um ser humano considere "gostar" como a essência da sua vida?!

HSC

15 comentários:

Alcipe disse...

"Gostava de gostar de gostar"
(Fernando Pessoa/Alvaro de Campos)

Alda Silvestre II disse...

"Ai que giro!" foi a primeira frase completa que proferi na vida... e agora também depois de ler este título! É que, digo frequentemente "gosto de gostar de pessoas!"... claro que também inclui outras coisas mais, embora nem sempre se justifique... mas gosto na mesma e pronto!:-)
Obrigada por "todo o muito" que me dá, só porque "gosta"!

SusanaFonseca disse...

É tão bom gostar :) Mas ainda bem que essa pergunta foi só no fim ;) Abraço

maria isabel disse...

Uma resposta assim só de quem gosta assim.
Boa resposta
Beijinhos de boa noite

João Menéres disse...

Hoje gosta-se de dinheiro e de valores materiais...
A imagem colocada traduz uma das formas de GOSTAR POR GOSTAR.


Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Linda a frase e linda a imagem... Uma doçura! :)

É tão gostar, principalmente das coisas simples da vida.

Isabel BP

Dalma disse...

Sim, ás vezes gostamos por gostar, é um gostar inconsciente, portanto sem saber porquê... É uma espécie de estado de alma. Porém este gostar por gostar não pode ser visto de uma forma tão abrangente, a meu ver claro está! Assim, pragmática como sou acho que só devemos gostar de quem gosta de nós e considero que é um desperdício amar quem não nos ama!

Helena Sacadura Cabral disse...

Dalma eu disse "gostar de gostar". Não disse gostar de tudo, nem de todos. Já aqui escrevi que gostar de quem não gosta de nós é masoquismo e eu não sou masoquista!
Gostar de gostar é para mim um princípio de vida. É aquilo que mais me motiva e que tem feito de mim a mulher que sou.
Não sei felizmente, até hoje, o que é odiar, que considero uma pura perda de vida!

Dalma disse...

Tem razão, HSC eu fiz realmente uma leitura apressada do seu post! Realmente é bem diferente... Gostar de gostar, isto é, ter prazer de gostar de... traz-nos certa felicidade!
p.s. Eu que milhares de vezes recomendei atenção aos meus alunos para lerem as perguntas com atenção, estou eu agora a falhar!

Fatyly disse...

Um post verdadeiro e a imagem diz tudo, porque só não compreende quem não sabe porque nunca o sentiu, ou não parou para meditar.

Também sempre "gostei e gosto de gostar" caso contrário nem perco tempo algum.

Anónimo disse...

Maria (publicamente anónima)
Boa noite Drª Helena!
Que bom ler as suas frases. Como eu a compreendo! Compreendo perfeitamente a sua resposta. Pensando bem eu também gosto de gostar. Mas isso não significa gostar de tudo e de todos. Tem toda a razão. Mas confesso que não me lembraria de dar essa resposta assim tão espontaneamente. A Senhora, realmente, tem muito para dar e para ensinar. Eu sempre que a leio aprendo qualquer coisa útil.
Também não sei o que é odiar, pelo mesmo motivo que fala, não vale a pena, porque a vida é curta e boa demais para perdermos tempo com isso.
Estou muito agradecida porque todos os dias aprendo com a senhora. Faz-me bem lê-la e ouvi-la, transmite-me paz e amor pela vida e pelo mundo. Numa época em anda tudo azedo pessoas assim é uma dádiva. Obrigada! Tenha um bom fim-de-semana.
Maria M

Anónimo disse...

Obrigada por tudo o que nos dá, por tudo o que partilha e de “gostar de gostar”. Eu gostava de a conhecer pessoalmente. A sua presença dá a sensação de bem estar e de quem está de bem com a vida.
Esta imagem é maravilhosa.
Tenha uma boa noite.

Isabel Mouzinho disse...

Também gosto de gostar... :)

Isabel Seixas disse...

É A MELHOR DEMONSTRAÇÃO DE BOM
GOSTO , NUNCA PASSA DE MODA USA-SE SEMPRE...
Pessoalmente gosto muito de gostar de Si.
Abraço

Professora disse...

Tal como a Isabel Seixas diz, eu gosto de gostar de Si. Admiro-a muito.

Luísa Moreira