sábado, 9 de fevereiro de 2013

Praia das Maçãs

Depois do Lincoln, dei-me ao luxo de um Sábado cheio de sol. E da emoção que me traz sempre esta luz. Levantei-me cedo para ir buscar ao aeroporto um amigo do coração. Que vinha de Berlim onde o tempo não está tão ameno como aqui.
Embora ele conheça bem a cidade e o país, resolvi que iríamos almoçar para as bandas do Guincho. Mas primeiro estivemos três horas naquele precioso areal, sentados a receber os raios de um sol de inverno como não se encontra em qualquer outro lugar.
Almoçámos numa varanda de madeira e, sei lá bem porquê, de seguida apeteceu-me ir à Praia das Maçãs, sentar-me no muro onde costumava estar o meu filho Miguel. Ficámos por ali um bom bocado e soube-me muito bem. 
Desde a sua morte, muita coisa mudou na minha vida, cujo ritmo se transformou. Vivo mais devagar, talvez seja isso. Há uma espécie de retardador automático que me faz ver tudo com muito mais lentidão. E não se pense que é pior. É diferente e até me permite uma atenção mais detalhada a coisas de que antes pouco me apercebia.
Naturalmente são as metamorfoses da idade e eu não dou por isso. Mas se assim for, é bastante menos mau do que eu esperava!

HSC

22 comentários:

Anónimo disse...

Domingo??? Mas hoje ainda é Sábado? Olhe que o "retardador automático" acelerou... ou então parou na semana passada!
Seja como for, ainda bem que desfrutou de boa companhia e de uns saudosos raios de sol!

Um beijinho,
Vânia

Isabel Seixas disse...

Ainda bem, sempre a emanar mensagens de esperança.
abraço

Maria Antunes disse...

Realmente estes dias de sol, aquecem-nos o coração. Também aproveitei muito bem este Sábado cheio de sol, com um livro na mão e o olhar a perder-se neste nosso mar maravilhoso. Tem razão, com a idade e com os desgostos que a vida nos traz, como seja a perda de pessoas queridas, aprendemos a valorizar coisas que nem sequer sabiamos que existiam e a vivermos mais devagar a saborear a vida.
Abraço com carinho

Isabel Mouzinho disse...

Só para lhe dar um beijinho. Porque gosto muito de si. Mesmo.
Aqui fica então :)*

Isabel Mouzinho

Gaivota Maria disse...

A sua foto de sol e praia veio aquecer o coração dos nortenhos que vivem um domingo de Carnaval de vento, frio e chuva torrencial. Não me parece que se vá sambar por aqui.

Helena Sacadura Cabral disse...

Tem razão Vânia, é sábado. Mas estava tão bonito o dia que parecia Domingo...:-))

Anónimo disse...

Nunca deixei um comentário. Há sempre uma primeira vez para tudo. E agradeço-lhe as suas palavras. Gosto do que escreve e, principalmente, do seu sorriso e das suas gargalhadas francas.
Um dia de sol, num dia de Inverno, atenua as recordações...

Anónimo disse...

Hoje ,domingo, por acaso li um artigo sobre a morte de uns gemeos de dois anos e os pais que tiveram de procurar apoio psicologico.
O unico terapeuta que lhes valeu mostrou-lhes que enquanto a depressao significa um coracao vazio ; o luto, no caso deles, significa um coracao pleno de amor.

Anónimo disse...

QUANDO A VIDA PREGA ESTAS GRANDES "PARTIDAS" NADA MELHOR DO QUE AS "ACEITAR" SERENAMENTE E AMENAMENTE E A NATUREZA PELA SUA PRÓPRIA BELEZA É CAPAZ DE NOS PROPORCIONAR MOMENTOS MUITO AGRADÁVEIS.
"CONHEÇO" OS SEUS FILHOS ATRAVÉS DA TV E DOS JORNAIS SEMPRE ACHEI QUE SÃO PESSOAS MUITO AGRADÁVEIS ,CADA UM AO SEU ESTILO!
LEMBRO-ME DE ESTAR NA PRAIA QUANDO LI UMA ENTREVISTA AO EXPRESSO OU AO PÚBLICO DO SEU FILHO MIGUEL QUE NA ALTURA LI COM MUITA ATENÇÃO...
A SI CONSIDERO-A UMA SENHORA DE GRANDE VALOR PELO MODO COMO VIVE E "APRESENTA" ATRAVÉS DAS PALAVRAS E ACÇÕES O SEU MODO TÃO AGRADÁVEL DE PISAR ESTE CHÃO!
BOA CONTINUAÇÃO!
QUANDO PASSAR POR ÉVORA APAREÇA NO RESTAURANTE MARIA Luísa ao pé da capela dos Ossos!
Acho que vai gostar...
Grande ABRAÇO
MCRODRIGUES

Maria de Sousa Pinto disse...

Temos o privilégio de gozar um sol de Inverno que nos acompanha com muita assiduidade!E o mar é para mim um bálsamo em momentos que certas feridas, ainda por cicatrizar, aconselham esta terapia!... Há bem poucos dias, "encontrei-me" também ali com alguém e travámos belíssimo diálogo!...
Beijinho!

Hélia Cruz disse...

Cara Helena,
Texto magnífico.
Sempre com amizade.

Anónimo disse...

Maria (publicamente anónima)
Parabéns Drª Helena! Pela boa disposição e pela constante companhia.
Ainda bem que aproveitou o sol de ontem (sábado) que esteve mesmo muito bom tempo.
Para mim, os dias com sol e muita luz são sempre optimus, dão-me muita energia e boa disposição.
Por comparação, hoje domingo, está um tempo horrível. Olhar a foto da praia dá para esquecer um pouco o tempo que está a fazer hoje. Para mim este nublado, chuva e frio, fica um dia triste, fico em casa e só me resta ler ou escrever para não pensar em coisas tristes. Aqui estou eu agarrada ao computador!
Vim passar pelo seu “fio-de-prumo” que é uma coisa que me dá sempre muito prazer e fico mais bem disposta. Até parece que estou a usufruir da sua companhia, parece que estou a ouvir a sua “típica gargalhada”. Quando a ouço na televisão é contagiante.
Por aqui procuro os seus textos (sempre muito bem escritos) os seus desabafos, as suas aventuras que me dão alguma inspiração e me ajudam a passar o tempo livre do fim-de-semana e/ou das noites durante a semana quando me dá a insónia.
Obrigada por tudo o que nos dá e a energia que nos transmite.
Um beijo e passe um bom domingo
Maria M

Anónimo disse...

;)

Desculpe-me a correcção.

Soledade Silva disse...

MARAVILHOSA,Dra Helena!É assim que a vejo,quando leio o q escreve ou qd a ouço na Sic(pena ser tão pouco tempo ou a mim sabe-me sempre a pouco).Obrigada!Um beijinho

Raúl Mesquita disse...

Cara Helena:

Ainda não consegui chegar à sua sabedoria. Sou apenas muito mais tolerante do que dantes, o que me parece não ser mau.

Raúl.

Anónimo disse...

Também ando a precisar de retemperar forças para esses lados...

Isabel BP

António Je. Batalha disse...

Seu blog é óptimo,gostei dou-lhe meus parabéns.
Com votos de grandes vitórias.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, faça-o de forma a que possa encontrar seu blog para segui-lo também.
Sou António Batalha.

Teresa Peralta disse...


Maravilha!... Fico muito contente com os progressos que conquista dia após dia..
Também adoro o Sol e o cheiro, sempre mais fresco, destes dias de Inverno. E, quando leio ou ouço a palavra Berlim, lá vem a saudade, esse estado bem português, que não deixa esta mãe, quase "galinha", indiferente....
Uma boa noite com um enorme abraço para si

Anónimo disse...

Que bom que tenha usufruido do maravilhoso sol do nosso país sábado na Praia das Maças! Ontem, também eu fui lá à procura dele e o que apanhei foram chuviscos e vento desagardável, mas a paisagem linda e inigualável!

FL

LRamalho disse...


Cara Drª Helena
Também eu tenho belas fotografias, da praia das Maçãs,tiradas nesse muro. É um lugar maravilhoso, para se visitar, e então com sol, ainda melhor.
É bom recordar as coisas da vida,os bons momentos que passamos com as pessoas que ainda estão connosco ou que já estiveram.
É sempre bom recordar.
Um abraço
Luísa


Helena Oneto disse...

Minha querida Helena,
Boas noticias:)! Fico muito contente!
E tão bom almoçar no Guincho e passear na praia das maças! Fiz isso tantas vezes...

patricio branco disse...

interessante texto pelo seu conteudo, a expressão dum estado, e pela escrita, texto que poderia tambem ser uma bela pg de diário