segunda-feira, 15 de agosto de 2011

E se acontecesse?!

Hoje lembrei-me de uma conversa que tive com a minha cunhada Paula, uma gestora de mão cheia, que o meu irmão mais novo teve a sorte de encontrar para partilhar a vida dele. E nós, os outros da família, a sorte imensa de a ter connosco.

Nessa conversa ela admitia que, um dia, podia acontecer que a Alemnha, a França e a Inglaterra, cansados dos problemas deles e dos nossos - ou seja dos outro 24 territórios que compõem a UE - decidissem abandonar o grupo dos 27 e irem à sua vidinha.

Impossível, disse eu. Mas agora que vejo cada vez mais próxima a hipótese de co-existirem dois euros diferenciados, ou até mesmo a saída da zona euro imposta a certos países, pergunto-me se não seria mais fácil aquela primeira hipótese que eu considerei uma loucura...

Assim como estamos, está visto que não vamos lá. A maleita está a atingir já os intocáveis. Por isso não me surpreenderia que a primeira a tomar a iniciativa fosse a Senhora Merkle. Depois dela...


HSC

7 comentários:

Helena Oneto disse...

Querida Helena,

Ha muito que penso e digo exactamente o mesmo.

Mar disse...

Ola Helena,

Sempre fui critica a essa ideia acefala da UE,nunca vi nessa Uniao nada de bom. Mas eu sou uma simples
mortal que nao percebo nem quero perceber nada de politica ou economia, basta-me saber o preco do
quilo das cebolas e quantas posso
adicionar a sopa para rentabilizar
a dita.
No entanto,quase como um veneno, vociferei: Vamos ver quanto tempo isto dura, por isso esta sua ideia deve ser tambem ideia de muitos, e minha desde sempre.
Esta da UE foi uma verdadeira desgraca para a Europa, saber eu que ainda ha quem queira aderir... so mesmo a gente doida da guerra das pedras.
Abraco para Si

Anónimo disse...

HSC , você sabe que é isso que vai acontecer, não sabe?

Toda a gente sabe que quando um estado, não tem mais crédito porque não consegue sacar os impostos necessários para pagar os seus encargos, só tem a saida de desvalorizar a moeda que é a mesma coisa que sacar impostos com a agravante de desvalorizar o seu proprio patrimonio !

Nenhum de nós viveu uma alteração de moeda num cenário destes, mas a ex união sovietica já viveu, a Argentina , o Brasil , a venezuela, o Zimbabue, Moçambique, Angola etc .
Se você acha que será a melhor solução ?

Sabe o que irá acontecer ao valor da sua casa ? passará a valer menos 5 a 10 vezes que actualmente.

Fruto das politicas dos nossos governantes! Por exemplo, Cavaco prescindiu de fundos compensadores para a agricultura quando assinou os acordos sectoriais com a CEE. Os bens importados que são a maioria passarão a custar-nos um balurdio e só acessiveis aos abastados!
Mesmo as reformas de 3 , 4 e 5 mil euros passarão a valer menos quando convertidas na nova moeda!

Vejá lá que vantagens não teremos com a nova moeda!!!! Parece que já tou a ver os portugueses a emigrar para todo o lado À procura de fugir da miséria, inclusive , eu próprio já estou a pensar nisso!
Portanto são só vantagens!

Naná disse...

HSC, a ideia não me parece de todo descabida... e pelo caminho que estamos a enveredar, parece-me mesmo que poderei assistir à materialização dessa realidade.
No entanto, a Alemanha sempre teve "manias de hegemonia" e de líder da Europa, o que poderá fazer com que não queiram ser líderes, mas sozinhos...
A ver vamos

Raúl Mesquita disse...

Cara Helena:

Eu não sou economista, como disse "maintes fois". A Helena é. O Euro serve em primeiro lugar a Alemanha e a França, parece-me, e serve-os desde que os países mais pobres o tenham também, não lhe parece? Por outro lado, serem estes a sair da zona €, "motu proprio", fa-lo-iam para onde? Nós "zu rüch" para o Escudo? Cem mil escudos por um papo seco? Seria pior ainda o isolamento, não duvido. A única saída, do meu ponto de vista, e já o disse aqui, é termos um político à altura (se existe, que se mostre já; é a altura histórica), que diga à troika e à Senhorita Merkle: "Não pagamos!" Façam o que quiserem". Uma amigo meu português, "highly placed" num dos mais importantes bancos de Nova Iorque, disse que esta atitude é possível, é um "bluff" que dá sempre bons resultados… é preciso é ter… coragem!

Às armas da Coragem! O Primeiro já provou não as ter, logo, não serve.

Abraço,

Raúl.

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Anónimo das 08:10
Não leu bem o que eu escrevi. Não defendi nada. Apenas referi que "era capaz de ser mais fácil". Para quem?
Não para nós mas sim para aqueles que acham que gastámos demais e não temos o direito de estar na Zona Euro. E quem são eles? O triunvirato que referi.
Infelizmente tudo o que tenho e é produto de uma vida inteira de trabalho - não recebi heranças - vai ficar a valer metade a muito curto prazo. Não tenho muitas dúvidas sobre isso. É que pelo caminho que vamos nem é preciso que o trio saia. Basta que lá continue e vete os nossos empréstimos.
Ainda bem que você parece ter outras certezas que o deixam mais descansado.

Helena Oneto disse...

Volto aqui para confirmar que somos alguns a pensar o mesmo:
"Il vaudraitmieux pour l'euro que l'Allemagne parte parce que les conséquences d'unerestructuration de la dette en cas de départ de la Grèce, du Portugal ou del'Irlande, seraient très importantes", a estimélundi le Prix Nobel d'économie JosephStiglitz dans un entretien au cours de l'émission"Newsnight", de la BBC.

"Si l'Europe décide que le seul moyen de continuer passe par un fonds destabilisation ou de solidarité sous la forme d'eurobonds, dont l'Allemagne neveut pas, alors ce sera à l'Allemagne de partir", a-t-il ajouté.
Le Monde.fr 16/08/2011

mas devo acrescentar que acho que é essencial conservar a Europa do euro unida e solidaria.