quarta-feira, 15 de abril de 2009

Helena Almeida

Na próxima sexta feira, Helena Almeida, um dos valores mais seguros na arte contemporanea nacional, irá inaugurar uma exposição no MEIAC - Museu Extremeño de Arte Contemporáneo - em Badajoz, promovida pela Consejeria de Cultura y Turismo da Junta de Extremadura.
Conheço a Helena há muitos anos. Somos da mesma geração e uma boa parte dos nossos amigos são comuns. Acompanho de há muito os seus sucessos.
Filha de mestre escultor Leopoldo de Almeida, tirou o curso de Pintura na ESBAL, a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e tem uma obra muito diversificada. Com efeito, pinta, esculpe, desenha, grava e faz instalações. Todos estes caminhos têm, contudo, um denominador comum que é a fotografia.
Tendo feito a primeira exposição individual em 1967, não pára mais. O seu trabalho usa com muita frequência o auto retrato a preto e branco - cor que descobre em 1980 - salpicado com manchas de cor muito pontuais. As principais temáticas são o espaço e a sua ocupação pelo corpo, mas também todos os rituais associados a ela associados.
Vale a pena uma viagem à raia fronteiriça para deleitar os olhos com a sua obra magnífica!

H.S.C

2 comentários:

Marta disse...

Gosto imenso do tabalho da Helena Almeida.
Há talvez um ano, vi alguns dos seus trabalhos, em exposição, na Alfândega, do Porto.
Se não se importar, farei um link a este seu texto. obrigada.

Helena Sacadura Cabral disse...

Claro que me não importo. Pelo contrário, as Helena's ficam muito contentes. Falo por mim na certeza de que a outra ficará muito sensibilizada!