domingo, 5 de novembro de 2023

MEDTAÇÃO E MEMÓRIAS


Nestes tempos conturbados que vivemos, a meditação ocupa um lugar importante, para o esforço que nos é exigido. Ela pode desempenhar um papel importante na gestão e no relacionamento com as nossas memórias, ajudar a promover a saúde mental, a reduzir o stresse e a ansiedade, e a permitir que se lide de maneira mais eficaz, especialmente com aquelas que são dolorosas ou perturbadoras. Os caminhos são variados, mas eu vou destacar aqueles que, no fundo, me têm servido de base de apoio.

A Mindfulness ou meditação de atenção plena, envolve a prática de estar completamente presente naquele momento. Isto pode ajudar a estar mais consciente das memórias, pensamentos e emoções à medida que surgem. Com essa consciência, pode-se escolher como reagir a essas memórias, em vez de reagir automaticamente.

A meditação é conhecida por reduzir o estresse e a ansiedade. O estresse crónico pode afetar negativamente a forma como cada um processa e lida com memórias. A meditação pode ajudar a acalmar a mente e a tornar mais fácil enfrentar memórias estressantes. Para aqueles que têm memórias traumáticas, a meditação pode ser uma ferramenta útil para ajudar as aceitar e trabalhar na sua resolução.

A meditação ajuda a reduzir pensamentos intrusivos e ruminação, que muitas vezes estão relacionados a memórias indesejadas. Ao aprender a observar os pensamentos sem julgamento durante a meditação, podemos ficar menos perturbados por memórias intrusivas.

A meditação regular tem sido associada a melhorias na memória e na capacidade de concentração. O que pode ajudar a fortalecer a memória de trabalho, tornando mais fácil o processamento e retenção de informações. A meditação ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda da natureza transitória das memórias. Isso pode permitir que sejam vistas como eventos mentais passageiros em vez de fatos inabaláveis, ajudando a reduzir a identificação excessiva com tais memórias.

A meditação pode, ainda, aumentar sua resiliência emocional, permitindo lidar melhor com memórias emocionalmente carregadas. As pessoas podem desenvolver a capacidade de observar essas memórias sem ser dominadas por elas.

Convém lembrar que a meditação é uma habilidade que requer prática. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, e pode levar algum tempo antes de se perceber os benefícios significativos em relação às memórias. E pode ser útil procurar orientação de um instrutor de meditação experiente ou recursos específicos para esse propósito. 

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Uma alternativa saudável ao uso de químicos.
Tenha uma excelente semana

Anónimo disse...

🌹