terça-feira, 3 de outubro de 2023

OS ASCENDENTES


 

Os ascendentes, ou seja, os antepassados ​​de uma pessoa desempenham, de várias maneiras, um papel significativo na nossa vida. Aqui deixo algumas das maneiras pelas quais vejo a importância que tiveram os meus ascendentes.

Os nossos genes são transmitidos através das gerações, e muitas características físicas e predisposições genéticas que temos são herdadas deles. Isso inclui características como cor dos olhos, altura, predisposição a certas doenças e até mesmo traços de personalidade que podem ser de influência genética.

Os ascendentes, também passam para nós tradições, valores culturais e práticas familiares. Essas tradições podem incluir costumes religiosos, festas, culinária e formas de expressão artística. A herança cultural é importante para a identidade e a conexão às nossas raízes.

Os valores e a educação que recebemos dos nossos avós desempenham um papel fundamental na nossa formação, dado que, frequentemente, influenciam as nossas crenças, ética de trabalho e visão de mundo.

Eles são uma fonte importante de apoio emocional e prático, ao desempenharem um papel fundamental na criação e cuidado das gerações mais jovens, oferecendo orientação, amor e apoio financeiro, quando necessário.

Conhecer a história dos meus ascendentes ajudou a construir a minha identidade pessoal e a entender de onde vim. A história da família era rica em factos inspiradores e desafios superados, que me motivaram e ensinaram lições valiosas. Eles foram os seus guardiões e compartilharam memórias e documentos que preservam a história da família para as gerações futuras. Isto é importante para manter viva a memória de nossos antepassados. Fiz o mesmo com os meus filhos. Para mim, os ascendentes são uma ligação vital com as minhas raízes culturais e tradições. Eles transmitiram-me línguas e práticas culturais que, de outra forma, se perderiam ao longo do tempo. Os ascendentes podem, também, influenciar as escolhas de carreira, interesses e objetivos de vida. As suas experiências e conselhos ajudam a tomar decisões importantes.

Em resumo, os ascendentes desempenham um papel fundamental em moldar quem somos e como vivemos nossas vidas. Eles contribuem para a nossa identidade, valores, cultura e bem-estar, e a conexão com as nossas raízes familiares pode ser - e no meu caso foram - uma fonte de força e significado em nossas vidas.

1 comentário:

Anónimo disse...

🌹