domingo, 2 de julho de 2023

SEXUALIDADE

Tema ainda tabu ou interdito nas conversas familiares e sociais, a sexualidade tem uma importância muito relevante na felicidade de cada um.

Trata-se de uma dimensão complexa e diversa da identidade humana, que se refere aos padrões de atração emocional, romântica e/ou sexual, que uma pessoa experimenta em relação a outras pessoas. Importa reconhecer que se trata de uma característica pessoal e individual, que pode variar de uma pessoa para outra. A compreensão e a expressão da sexualidade, podem ser influenciadas por fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais.

Existem diferentes orientações sexuais, que descrevem as atrações que cada um pode sentir. A heterossexualidade é a atração romântica e/ou sexual entre pessoas de sexos diferentes. A homossexualidade refere-se à atração romântica e/ou sexual entre pessoas do mesmo sexo. A bissexualidade é a atração romântica e/ou sexual por pessoas do mesmo ou de outro sexo. A pansexualidade é a atração romântica e/ou sexual independentemente do género ou sexo dos envolvidos. A assexualidade é a falta de atração romântica e/ou sexual por alguém.

Estas, são apenas algumas das orientações que existem. Mas a sexualidade é um espectro, com uma ampla variedade de experiências e identidades possíveis. Além disso, a identidade de género de uma pessoa, também pode influenciar sua sexualidade.

Todavia, o que é fundamental, o cerne desta questão, está em respeitar e valorizar a diversidade sexual, reconhecendo que cada indivíduo, tem o direito de vivenciar e expressar sua sexualidade de maneira autêntica e sem preconceitos. Porque a repressão nesta matéria é um atentado a liberdade de expressão de cada um. 

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Expressão livre.
Mas confesso que continuo a achar perfeitamente ridículas, carnavalescas, as marchas do orgulho gay.
Uma marcha de heterossexuais o que seria?
Gostamos de mulheres!!
Ridículo, não é?
Boa semana

Catarina disse...

As marchas do orgulho gay são essencialmente sobre direitos humanos, sobre liberdades que os heterossexuais têm como um dado garantido. Os membros da comunidae LGBTQ+ sentem-se excluídos. A visibilidade é extremamente importante para eles/elas. Para além de ser uma forma de entretenimento naquele dia.

Anónimo disse...

🌹