domingo, 23 de abril de 2023

DIA DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR


 ​​​​​​​​​Hoje 23 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, uma data definida em 1995, quando da Conferência Geral da UNESCO que se realizou em Paris. A data assinala-se este domingo com uma série de atividades distribuídas pelo país, muitas delas voltadas para os mais novos. A ideia é juntar as pessoas em torno das palavras.

Línguas Indígenas é o tema que a UNESCO escolheu para o corrente ano, tendo por objetivo prestar uma homenagem a todos os livros e autores, incentivando a descoberta do prazer de ler. Mais que nunca, o poder dos livros deve ser mobilizado para combater o isolamento, reforçar os laços entre as pessoas, expandir horizontes e estimular o espírito e a criatividade. 

As línguas indígenas e locais fazem parte da Carta da Rede da Capital Mundial do Livro, que reconhece várias formas de literatura, incluindo as tradições orais. ​

Vivo dos livros e não me consigo imaginar sem eles. Além disso, gosto de estudar por livros, de assinalar com lápis o que mais me interessa, de fazer os meus próprios comentários e de passados anos, os reler e ver como evolui ou não, através dessas impressões que lá deixo.

Na minha casa já não tenho onde os pôr e por isso doei alguns à Junta de Freguesia da Estrela, onde vivo e a várias Bibliotecas. Sofro cada vez que o faço, porque em cada um deles vai um bocadinho de mim. Mas que irá, penso, acrescentar um pouco a quem os leia. Sou o que sou devido a muitas influências. Mas os livros que li foram essenciais!

 HSC

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Tenha uma excelente semana, com excelentes leituras

Anónimo disse...

Esta fotografia é recente? A menina está muito rejuvenescida e fica-lhe muito bem o cabelo preso.

Anónimo disse...

🌹