quarta-feira, 30 de março de 2022

Um nome, um feito!

Não me é fácil escrever sobre a efeméride aérea que hoje completa o seu centenário. Trata-se como  decerto já terão compreendido, da primeira viagem aérea do Atlântico Sul ligando, deste modo, Portugal e Brasil, assunto sobre o qual já muitos antes de mim, com propriedade, bastante falaram.

Por isso, estas linhas são muito pessoais. Falo de um tio - o irmão mais velho de meu pai - que na perda do seu progenitor, soube ocupar-se do futuro dos restantes dez e do apoio a sua mãe nessa tarefa. Só esse facto chegaria para ter sempre muito orgulho no nome que uso. O feito heroico estimulou-me a tentar ser, durante toda a minha vida, uma pessoa à sua altura

Com alguma pena minha, os meus filhos, embora na sua identificação usem o nome da mãe, limitam-se como é habito entre alguns de nós, a usar apenas o nome do pai que, curiosamente, eu nunca usei.

Dizia-me o meu pai que eu era, de feitio, muito parecida com ele. Creio que se referia ao que ele chamava da "mania de ser a melhor em tudo o que fazia". É verdade. Tenho um enorme respeito pelos compromissos assumidos e só razões de saúde me podem afastar das obrigações.

Seja por semelhança ao meu tio, seja porque nasci assim, tenho uma enorme alegria em pensar que vivi o tempo suficiente, para me ter sido dada a oportunidade de assistir a estas comemorações. O país não é muito dado a vangloriar os seus heróis. E a própria palavra já foi, mesmo,  um pouco banida do jargão nacional.

É pena, porque mostrar aos jovens que houve outros jovens, que quiseram fazer da sua vida uma prova do amor à pátria e do orgulho de ser português, não faz mal a ninguém e pode ajudar-nos a compreender melhor aqueles que o conseguiram!

HSC

9 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Tem todo o direito de ter muito orgulho nesse enorme
feito e que merecia ser relembrado pelo Estado
português.Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Pedro Coimbra disse...

Acho que já aqui comentei que tenho a honra de possuir o roteiro da viagem original assinado pelo almirante Gago Coutinho e oferecido ao pai da Senhora que mo ofereceu.
Está agora na Biblioteca da Universidade de Macau.

Anónimo disse...

https://amensagem.pt/2022/03/31/travessia-aerea-gago-coutinho-sacadura-cabral-100-anos-ferreira-fernandes/

Ana maria disse...

A melhor forma de perpetuar este feito seria atribui o nome deste herói nacional ao novo aeroporto. Tenhamos esperança.
Um abraço

Ana maria disse...

Teste

Ana maria disse...

Orgulho imenso. No mínimo atribuir o nome que nos engrandece enquanto portugueses ao novo / velho aeroporto

Ana maria disse...

Estou a ver neste momento um documentário sobre a travessia de Lisboa ao Rio de Janeiro, na RTP 2.Recomendo vivamente

Anónimo disse...

https://omirante.pt/sociedade/centenario-da-travessia-atlantico-sul-celebrado-em-alverca-com-mural-e-exposicao/

Anónimo disse...

🌷