quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

" A herança de Eszter"

Há já alguns anos. a minha amiga Rita Ferro, aconselhou-me vivamente um livro. Estava empolgada e queria que eu beneficiasse, também, do que ela considerava uma obra prima. 

De quem se tratava, afinal? De Sándor Márai e do seu livro "As velas ardem até ao fim". Tive exatamente a mesma reação do que ela. Fiquei apaixonada pelo autor, ainda pouco conhecido em Portugal e tratei de obter o que houvesse em francês - a minha língua preferida -  para o ficar a conhecer um pouco melhor. E lá comprei e li o que estava disponível no mercado. Não eram muitas obras, mas foram as que consegui arranjar. 

Durante uns meses Sándor andou comigo por todo o lado, encantando-me cada vez mais  e revelando-me vidas, que me parecendo familiares, ele punha a nu de uma forma muito particular. É preciso lê-lo, para compreender o que digo. As obras que li depois eram textos mais pequenos, quase contos, mas cuja qualidade se mantinha inalterável.

Porque na vida há circunstâncias inesperadas, aconteceu que um amigo, sabendo desta minha paixão, me remeteu um que me faltava intitulado "A Herança de Eszter ", que li de enfiada nestes dois feriados. Uma nova pequena maravilha de análise dos comportamentos individuais e coletivos, da duplicidade humana,  da confrontação do real e do imaginário. Rolei o livro nas minhas mãos, como costumo fazer sempre que uma obra me agrada muito, como que a dificultar o seu arrumo no local que lhe será destinado na estante. Por fim , lá consegui separar-me dela e colocá-la no lugar devido. Mas, sorte minha, o meu filho trouxe-me três que ainda não lera e espero vir a encontrar o "Divórcio em Buda" para ficar com a coleção completa.

Não conto no momento a história da vida deste autor e o que ele passou, sendo húngaro não simpatizante do regime. Ficará para quando acabar a leitura dos que me faltam, agora que estou embrenhada já numa obra da nossa Agustina, cujo título " Doidos e Amantes" chamou particularmente a minha atenção.

HSC

8 comentários:

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Parabéns, ha muito que aqui não vinha, hoje tive saudades de si, muita saúde, beijinho.

Pedro Coimbra disse...

Não conheço o autor e fiquei curioso para conhecer.

Ana maria disse...

Que óptimas sugestões para consumir e oferecer no Natal que se aproxima.
Obg

Anónimo disse...

A herança sweet Golden Lady

https://youtu.be/UYvaOct6HMo

Ghost

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Ghost

Deixo-lhe para troca o "The Way you said good bye"

Obrigada e caloroso Natal!

Anónimo disse...

Golden Lady

That's life! A divine masterpiece...

Merry Christmas and thanks a lot.

Ghost

Rosa dos Ventos disse...

Também o li há bastante tempo e gostei muito!