quarta-feira, 23 de junho de 2021

A minha Lisboa

Assisti recentemente a um encontro com o Carlos Moedas. Confesso que confirmei tudo o que no seu programa me aproxima da Lisboa que eu, um dia, ainda gostaria de ver. Força Carlos Moedas!

HSC 

25 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Lisboa ainda está na minha lista de to do things.
Comprar um apartamento para a família aí.
Com calma.

Anónimo disse...

Sou pelas CIDADES EDUCADORAS que contrariam a ideia de que existe um local (isolado) onde se educa, a escola, mas o resto da cidade (a selva) pode atropelar o bem comum, a cidadania, o respeito pelos direitos humanos.

Os municípios, em vez de potenciarem as suas possibilidades, estagnam em inércias educadoras (sociais, culturais, interação, educação formal e informal).

Será que Moedas vai fazer alguma coisa nesse sentido?

Anónimo disse...

(continuação)
Quando, por exemplo, uma cidade não se preocupa com as pessoas com deficiência, não tem acessos adaptados, etc., não é uma cidade educadora, não respeita esses cidadãos.

«Na CIDADE EDUCADORA, a educação transcende as paredes da escola, para impregnar toda a cidade. Educação para a cidadania, pelo respeito, pela vida, pela diversidade. Cidadania livre, responsável e solidária».

Numa conversa com um amigo ele disse-me «nunca seremos livres». Lembrei-me da frase (já não me lembro de quem) «nunca poderemos ser totalmente livres mas podemos perder a liberdade que temos». O meu amigo bateu palmas e eu também.

Anónimo disse...


Sei que a Dra Helena nunca se meteu em partidos e por isso a leio com respeito. Admito que vote no Dr Moedas porque ele tenha uma ideia para a cidade de Lisboa em que a Dra Helena acredita. Para mim isso basta para lhe dar o meu voto.

Antonio Figueiredo

Anónimo disse...


Vou votar Moedas!

Anónimo disse...

Tão passadinho a ferro, tão penteadinho (será mais um penteadinho mental?), tão de gabinete, tão conveniente. E o Rio a inundar tudo isto. Diz que vai dar Lisboa às pessoas (slogan publicitário) não me parece. Mas não diz como. Parole, parole, parole.
A Câmara tem um presidente xuxa, outro penteadinho, mas as estruturas têm gente de outros partidos, alguns dos quais «enquistados» há anos (sei de um do CDS) e levam a família.

Anónimo disse...

O Medina sempre com o seu fatinho azul, parece um noivo do Santo António. Não se pode dizer que isso não seja lisboeta, nem popular.
Mas Moedas não lhe fica atrás, todo pipi da tabela, só que nada tem de lisboeta.
Prefiro que Rio caia para Moedas do que para a (Des)ventura.
É a Central Oposição, porque a Geringonça do Centro que reinou durante anos e anos, não existiu, nem existirá, sem o PS.

Anónimo disse...


Por acaso não acho que Carlos Moedas pertença ao grupo dos penteadinhos com camisa aberta e sorriso franco. Tem filhos, fez-se à sua custa e claro, não é comentador de televisão, comentando-se a si próprio!
Talvez valha a pena ver as diferenças!

André

Anónimo disse...

Para mim qualquer um é melhor do que o que está lá agora, um cínico que defende apenas os seus interesses e os do partido. No entanto, não tenho voto na matéria pois voto no norte.

Anónimo disse...

Afirmou que será uma alternativa a esta cidade que vive do turismo (vivia!).
Carlos Moedas é ele próprio de certo modo um turista, um estrangeirado, não faz nenhum sentido para a CML, teórico como parece ser, faz mais sentido bem instalado numa confortável poltrona da endinheirada Gulbenkian.
Afirma que «Lisboa tem de ser para os lisboetas», que devolverá a cidade aos lisboetas. Sim vai fazer isso: vai por os ricos à frente de tudo, vai dar tudo aos ricos. O PSD que sempre esteve do lado dos ricos, quando não está no poder fala como se fosse um partido de esquerda, fala da pobreza, da cultura, do SNS etc. Quase que usa a fórmula «A Paz, o Pão, a Saúde, a Habitação». Copiam a esquerda, o atual líder do CDS até se pôs a fazer citações do Zeca, deixem-me rir! Porque será?
C Moedas é uma boa alternativa não para Lisboa, mas para a liderança do PSD.
Eu que não tenho partido, nem nunca terei, totalmente independente, concordo que é necessário unir o centro-direita em Portugal. Mas quem é a centro-direita em Portugal? Não é esse o sinal que o atual líder do PSD tem dado, andam aos ziguezagues a ver se pega?!

Silva Pereira disse...

O Sr Moedas ligou o telefone para o programa matinal da TSF, com Manuel Acácio, e agradeceu ter sido convidado. O locutor respondeu que Moedas não tinha sido convidado já que tinha sido ele a tomar a iniciativa de ligar.
Será que o senhor foi convidado para presidente da Câmara alfacinha ou inscreveu-se apenas?
Cumprimentos, Dra Helena.

Anónimo disse...

CM parece-me honesto o que é a base indispensável.

Mas, quanto a mim, pretende criar alternativa para uma Lisboa que já não existe, uma cidade antes do Covid.

Esperava que CM fizesse uma análise atualizada de Lisboa, do Portugal pós Covid.

Anónimo disse...


Não estou de acordo com o critério que parece prevalecer de um Carlos Moedas de Gabinete de Estudos. Ele é um homem que vem de gente modesta e chegou onde chegou pelos seus méritos próprios. Será que os nossos governantes e o Dr Medina não vieram todos dos gabinetes das instituições onde trabalharam? Porque é que este há-de proteger os ricos? É por ser apoiado pelo PSD? Se fosse apoiado pelo PCP ou BE era melhor' Em tantas décadas de democracia as pessoas ainda não se habituaram a distinguir ideologia de competência? Ele disse que foi convidado, foi corrigido logo pelo jornalista e reconheceu o lapso. Os outros fariam o mesmo? Mas ninguem fala do Dr Medina continuar a comentar - a fazer auto propaganda - na TVI. E ninguém lhe paga para isso, pagam-lhe para se comentar a si próprio...
Que triste país este comandado por partidos uns mais acéfalos do que os outros.

Anónimo disse...

Para uns é competente porque tem filhos, porque vem de gente modesta (e foi estudar para os USA, a família não devia ser assim tão modesta)?!
Para outros não é competente porque se penteia?!
Mas que critérios, tanto nos que estão contra, como nos que são pró.
Há alguém mais acéfalo do que RIO? Como é possível continuar depois de se aliar à extrema direita! Claro que o apoio de Rio contamina Moedas.
Os políticos, tanto de esq. como de dir., falam e não dizem nada, só lançam as fórmulas que interessam para captar votações, é como nas audiências da Tv.
Então o presidente Marcelo (com quem simpatizo, e tb simpatizo com Moedas) não esteve cerca 15 anos na tv, com os seus 'monólogos para um futuro presidente', absurdamente sem qq espécie de contraditório.
Mas o programa do PSD é o combate à pobreza?
Honestidade precisa-se, a política não vive da honestidade, mas da manipulação. Vale a pena ler o programa do PSD e arranjar a vacina anti-Rio. Como se pode acreditar num centro-direita com Rio?!! Rio vai a todas, é a direita-elástico, vai de uma ponta à outra!!

Anónimo disse...

Ventura até pode ser competente mas é contra os valores da democracia.
Podemos separar competência e ideologia?

Anónimo disse...

Uma opinião totalmente livre de partidite: Moedas e Medina é exatamente mais do mesmo. Não vejo diferença nenhuma.

Anónimo disse...

Um dia destes escrevi aqui que seja Medina ou Moedas vai dar no mesmo, mas não expliquei porquê.

Qualquer que seja o presidente da CML (desde que não seja contra a democracia) terá sempre de criar alternativas à cidade de antes do Covid, porque tudo mudou com a pandemia.

Primeiro, qualquer que seja o presidente, terá de saber como aplicar bem os fundos europeus, depois terá de ver quais são as consequências do tele-trabalho, a questão da sustentabilidade, etc.,etc.

Simpatizava com Moedas e não esperava que usasse o discurso do «Eu não vou fazer». Esperava que falasse da nova situação, consequência da pandemia, que dissesse O QUE VAI FAZER, como vai criar emprego, etc.

Neste momento parece-me ardiloso da parte de Moedas colar o atual presidente (qualquer que ele fosse) à cidade de antes da pandemia, quando qualquer que seja o novo presidente vai ter novas questões e novas condições pela frente.

Desiludiu-me pela sua esperteza, e agora penso: onde houver moedas (os fundos) lá está o Moedas. Não me venha com o choradinho de ter largado tudo, isto é uma oportunidade em que há guito à vista, e que ele quer agarrar.

Olha que esperto! Vêm aí fundos, a pandemia veio mudar o paradigma, e ele quer aproveitar a nova situação como se fosse ele a criá-la!

Isto não é sério, devia ter falado da situação atual, não da cidade antes do Covid (Moedas até colaborou no livro «Pensar o futuro. Portugal e o mundo depois do Covid-19).

Não é sério, é o quê? É política. Tenho a certeza que se Moedas falasse numa conferência, por exemplo, o seu discurso seria outro. Este é o discurso de guerra política, esperto e enganador.

Anónimo disse...

Independentemente da sua filiação política, penso que Carlos Moedas reúne as condições de preparação e de experiência para enfrentar os enormes desafios que a pandemia trouxe ao mundo em geral, a Portugal e às cidades, neste caso, a Lisboa.

Entre outros cargos geriu na Comissão Europeia o maior programa de ciência a nível mundial, que envolveu cerca de 90 mil milhões de euros (Em vez de falar dos euros, gostaria de falar desse projeto, mas não sei, não tenho dados, vivemos numa época em que só são fornecidos os dados numéricos, e eu estou a fazer o mesmo). Entre dezenas de estudiosos de vários quadrantes políticos, foi uma das pessoas convidadas para pensar Portugal e o mundo depois da pandemia. Os resultados estão publicados.

Normalmente quando os candidatos aparecem nos media, a grande maioria de nós não sabe nada sobre eles, e o voto baseia-se em aspetos muito insuficientes e exteriores: as pessoas simpatizam ou antipatizam com aquela imagem que aparece, gostam ou não da cara, do cabelo, da maneira como vestem, aderem ou são contra o seu partido, mais um ou dois pormenores secundários, muitas vezes errados, o diz que diz, e a coisa está feita. É muito, muito, pouco...

Anónimo disse...

Seria bom que tudo mudasse.Que se acabasse com o Serial Killer Governement instalado em Portugal.

Senão vejamos:

Pedrogão com dezenas de vítimas e até hoje os culpados por apurar.

Dois Recrutas barbaramente assassinados no exercício do dever á Pátria e não aprenderam nada até agora,pois mais oito estão internados devido á prática de e exercícios com extremo calor.

Praticam-se jogos de futebol de praia a horas interditas á exposição extremamente agressiva de calor entre as 11h e as 17h,com temperaturas acima dos 30°,numa modalidade de exigência máxima e com jogos diários por semana/semanas durante o apuramento para europeu e mundial.
Em Braga um jogador teve de ser socorrido recentemente e só por "sorte" e rápida intervenção de um fisioterapeuta ( se não estou em erro) se salvou.

As urgências nos hospitais estão um verdadeiro caos com 8/10/12 h de espera e pessoas sem Covid têm de ficar na ÁREA COVID por 10h ( aconteceu-me a mim) e não tinha Covid!
Espero sinceramente não ter sido infectado lá onde supostamente fui para ser socorrido.

Automóveis do governo matam trabalhadores no exercício da sua profissão

E é este o Portugal da desonra!
O Portugal do deixa andar...
O Portugal dos corruptos á solta depois de injeções de milhões aos bancos assaltados a bel trazer com aprovação do governo.

É UMA GRANDE VERGONHA!
São os governantes que deprimem o povo!
São os governantes que nos estão a matar dia-a-dia.
São os governantes que nos estão a desencorajar
São os governantes que apagam a beleza da cidade e do país.

Que Portugal encontre uma saída melhor pois está tudo num caminho angustiante.

Chega! Basta de sofrimento!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Eunão voto em Lisboa, confesso que teria alguma
dificuldade se o tivesse que fazer.

Mas, aguardo com exetativa o resultado.

Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Anónimo disse...

Catarina Vaz Pinto deveria ser ministra da Cultura na renovação, ou candidata à CML.
No mínimo devia estar à frente do pelouro da Cultura da CML.

Anónimo disse...

Neste caldeirão PSD, CDS, PPM, Aliança, Terra, ainda acabamos por levar, em cargos na câmara de Lisboa, com figurinhas caricatas que por lá andam despercebidas (no caldeirão) como Santana Lopes, Cristas (ai que urticária!), algum dos «sempre atrás do osso» Câmara Pereira e, cereja no topo da urticária, a Aline Beuvink, uma histriónica que diz frases porno, do léxico machista no meio da Assembleia como «ajoelhou, agora tem de rezar»!!!

Helena Sacadura Cabral disse...

à leitora que me pede que não publique o seu comentário mas gostaria de saber a minha opinião sobre a demissão do ministro da saude britânico digo-lhe que vida intima e vida publica não se misturam. Quem escolhe a politica sabe que está sob permanente escrutínio. Logo ou tem uma vida exemplar - difícil porque até os santos pecaram - ou se ela não o for terá que pisar o risco nos locais apropriados a esse risco. Ou seja, nunca no trabalho e nunca em casa... Sabedoria de quem já viveu muito!

Anónimo disse...

Vem aí Passos Coelho?
Carlos Moedas é um tecnocrata, nada no seu ar de beto direitinha faz lembrar os remotos cantares alentejanos da sua infância, nem um pai comuna.
Origens modestas? Veio de Beja para o Técnico em Lisboa (não ficou barato de certeza) e depois foi para Harvard nos EUA (Upa upa).
Foi secretário de estado de Passos, esteve à frente do demolidor programa da Troika de assustadora memória e da política de privatizações como da EDP e dos CTT, de que a mulher de CM passou a ser administradora. Os CTT melhoraram a qualidade dos seus serviços?! Népia, todos sabemos por experiência própria que não.
Os CTT têm falhado todos os indicadores de qualidade da entidade reguladora.
É esta a Lisboa que Moedas quer devolver aos ricos.
A qualidade de vida que CM tem feito subir é a sua e a da mulher.

Anónimo disse...

Passos Coelho e Carlos Moedas, um frio cortante e indiferente.