terça-feira, 25 de maio de 2021

Quem é que entende?

Cheguei a esta bela idade, com o que os médicos classificavam, quando era criança de um "sopro cardíaco". Na altura tinha tido "anginas" e admitiu-se que a origem do mesmo, pudesse ter sido o alojamento de estreptococos no coração. E a opinião clinica geral, era de que com o crescimento tudo viria a normalizar-se. Não veio. 

E, uma vez, sentindo-me mal n Banco de Portugal, fui ao Gabinete Clínico onde o simpático médico de serviço me mandou fazer logo ali um eletrocardiograma. Resultado. depois confirmado por uma serie de outros exames, apontava a válvula aórtica como danificada. A partir daí, o meu querido amigo  cardiologista Pedro Abreu Loureiro e eu tentamos mante-la a funcionar. Foram longos anos de amizade e luta conjunta.

Um dia, há um ano, no Corte Inglês senti-me mal - só eu para lá ir no borburinho do Natal - e a partir daí não havia mais esperas. Era necessário fazer duas cirurgias. Uma para colocar um stent na aorta e outra para colocar a nova válvula. Já aqui vos falei da perícia que é necessário possuir para realizar tal intervenção e da forma quase irreal como o Dr Rui Teles a conduziu.

Chegada aqui, depois deste longuíssimo prólogo, vem a verdadeira questão que me levou a escreve-lo. É que dois dos medicamentos que tenho de tomar - Concor 2,5 e Homepassduo - não têm qualquer comparticipação. Tão pouco o terá a Aspirina 100 que daqui a um mês irá substituir o ultimo daqueles.

Felizmente posso pagá-los. Mas há muito mais pessoas que não podem. Qual é então a lógica que preside a que medicamentos indispensáveis ao bom funcionamento de um órgão vital, não mereçam ao SNS, aquela ajuda que muitos outros merecem, pese embora a sua discutível função?

Agora acredito que muitos cidadãos se sintam menorizados face a outros no plano da saúde. E este meu exemplo não é o mais gritante. Outros haverá, até piores. Por isso entendi levar ao conhecimento dos que me leem este meu caso.

Não sei qual a entidade que estabelece a lista dos medicamentos comparticipados. Mas como a evolução cientifica e tecnológica tem a velocidade do vento, seria bom rever anualmente estas listas face ao aparecimento de novos produtos farmacêuticos. Se não, quem é que entende casos como este, que suponho, deve estar adormecido?!

HSC


11 comentários:

Tintinaine disse...

Eu sou portador de pacemaker, portanto somos parentes na doença. Quanto aos medicamentos também tenho as minhas queixas, a factura da farmácia pesa, ao fim do mês!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Drª. Helena acima de tudo desejo o seu rápido restaabelecimento.

Tenho uma familiar que não chega a receber 300 E./mês
de reforma, tem 70 anos, no momento.Já sofreu um AVC,
é diabética, sofre de vertigens e já tirou uma mama.
Considerada uma doente de risco. Mesmo assim"com a
desculpa do Covid", teve 15 meses sem consulta de
médico de família.Ao fim desse tempo teve uma consulta
rápida e foi-lhe dito que daí a 8 meses tentasse marcar
uma nova consulta.Também toma a Aspirina 100 sem qualquer comparticipação e outros medicamentos que toma a compartipação é escassa.Por exemplo um medicamento contra o colesterol paga quase 40E/caixa que dá para 28 dias.
Praticamente gasta só em medicamentos mais de 100E/mês.Não sei mesmo quem faz a tabela dos medicamentos comparticipados, mas a ideia que tenho é que cada vez há menos nessa lista e a comparticipação é de menor valor.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves

Pedro Coimbra disse...

Mas não era essa a intenção do Serviço Nacional de Saúde imaginado por António Arnaut?
A todos socorrer, sobretudo aos mais necessitados?
Foi sendo desvirtuado por uma série de boys que nunca perceberam bem o que verdadeiramente se queria.
O meu pai também tem que tomar Aspirina, um vaso - dilatador.

Anónimo disse...

DRa Helena
Tomo os dois medicamentos que refere e para a semana substituo um pela Aspirina100. Estamos, portanto, em igualdade de condições. Agradeço-lhe muito ter levantado este problema, porque eu não tenho voz para o fazer!

Anónimo disse...

Desculpe,mas está a dar uma informação falsa. Como não se informou primeiro?

Helena Sacadura Cabral disse...

Ao comentador das 21h39 aqui fica o esclarecimento da Farmácia Linaida

Bom dia Dra.

Vou tentar ajudar a esclarecer os seus estimados "Haters".

Relativamente ao Conco IC 2,5mg x 30 comprimidos cujo princípio ativo é Bisoprolol, este NÃO É COMPARTICIPADO (pode validar no link abaixo).

https://extranet.infarmed.pt/INFOMED-fo/detalhes-medicamento.xhtml

O Concor IC 2,5mg tem alternativa em Genérico estes sim comparticipados que são as seguintes:
- Bisoprolol Aurobindo MG, 2,5 mg x 20 comp rev
- Bisoprolol Krka MG, 2,5 mg x 20 comp rev
- Bisoprolol Krka MG, 2,5 mg x 30 comp rev
- Bisoprolol Aurobindo MG, 2,5 mg x 60 comp rev


Relativamente ao Hemopassduo ( Acetilsalicílico (ácido) 100 / Clopidogrel 75 mg), confirmo que também NÃO É COMPARTICIPADO (consultar link abaixo).

https://extranet.infarmed.pt/INFOMED-fo/detalhes-medicamento.xhtml

Neste caso NÃO TEM ALTERNATIVA, pois não existe nenhum medicamento similar com esta composição, podem dizer-lhe que tem alternativa mas passará sempre por tomar dois comprimidos, um de Clopidogrel e outro de Ácido Acetilsalicílico, no entanto este HEMOPASSDUO é uma mais-valia para quem faz muita medicação como a Dra. Helena minimizando assim os riscos de falhas nas tomas de medicação e também adesão à terapêutica.


Espero ter ajudado, alguma dúvida diga por favor.


Cumprimentos,
Vasco Matos Pinto


Assim aconselho o comentador "a informar-se Primeiro" antes de me criticar!

Anónimo disse...

No twiter recebeu várias críticas a dizer o que eu disse. Inclusive de um cirurgião cardíaco! E mais,as farmácias não me oferecem credibilidade nenhuma!Querem é faturar. Aliás nos comentários,dizia que há maneira de ter comparticipação, é só informar. E dispenso os cognomes da farmácia, vão passear.

Ana maria disse...

Dra Helena boa tarde.
Bem vinda ao meu clube encarnado e roxo mais conhecido por Concor. Mas eu estou num campeonato superior 5 mg.
Tenho o mesmo problema mas penso "positivo". Pago e penso aqui vai uma pequena esmola para a faminta indústria farmacêutica... Coitados.
Tudo de bom para a Senhora.
Aa

Sandra disse...

Boa noite, cara dra HSC
Também eu tenho um sopro, de nascença, para o qual espero não venha a precisar de cirurgia, pois a verdade é que cada vez há menos compartipações e genéricos.
A saúde não está ao alcance de todos, infelizmente.
Cumprimentos
Sandra

Ana maria disse...

Dra Helena bom dia
A entidade que elabora a lista dos medicamentos comparticipados é o Infarmed.
Bfs
Ana maria

Anónimo disse...

🌷