domingo, 9 de fevereiro de 2020

Rir

O riso desencadeia mudanças físicas saudáveis ​​no organismo, fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia, diminui a dor e protege-nos contra os efeitos nocivos do stresse. Além disso, é um remédio que não tem preço, é divertido, livre e fácil de usar é um poderoso antídoto para o stresse, a dor e o conflito. Nada é mais confiável para reequilibrar o corpo e a mente, do que uma boa gargalhada. O humor alivia os nossos fardos, inspira esperança e liga-nos aos outros. 
Os especialistas afirmam que o riso relaxa o corpo e uma gargalhada alivia a tensão física durante cerca de 45 minutos, já que estimula o sistema imunológico, provoca a libertação de endorfinas, que sendo substâncias químicas associadas ao bem-estar do corpo, promovem uma sensação geral de bem-estar. 
O riso faz-nos sentir bem. E a boa sensação que se experimenta quando rimos permanece connosco, mesmo depois do riso diminuir. O bom humor ajuda a manter uma visão otimista e positiva diante de situações difíceis, decepções e perdas.
Mais do que apenas um alívio perante a tristeza e a dor, o riso dá coragem e força para encontrar novas fontes de significado e esperança. Mesmo nos tempos mais difíceis, um riso – ou até mesmo um simples sorriso – pode fazer-nos sentir melhor, porque ajuda a relaxar e a suavizar emoções angustiantes. Ninguém pode sentir-se ansioso, irritado ou triste quando se está a rir.
O bom humor muda as nossas perspectivas, permitindo que vejamos as situações de modo mais realista e menos ameaçador. Uma perspectiva bem-humorada cria distanciamento psicológico, que fortalece as nossas relações ao desencadear sentimentos positivos e promover conexões emocionais. Quando rimos com outra pessoa, cria-se uma ligação positiva que funciona como um forte amortecedor contra o stresse, as divergências e a decepção.
O riso compartilhado é uma das ferramentas mais eficazes para manter as relações vivas e emocionantes. Toda a partilha emocional constrói laços de relacionamento fortes e duradouros, mas compartilhar o riso e a diversão, acrescenta alegria, vitalidade e resistência. O humor é, também, uma maneira poderosa e eficaz para curar ressentimentos, desavenças e mágoas. O riso une as pessoas em momentos difíceis.
Incorporar mais humor e diversão no nosso quotidiano pode melhorar a qualidade das nossas relações com os que amamos, com os colegas de trabalho, familiares e amigos. Usar o humor e o riso nos relacionamentos permite ser mais espontâneo, deixar de lado as posturas defensivas e expressar os nossos verdadeiros sentimentos. Experimente e verá!

HSC

8 comentários:

Dalma disse...

Sorrir, sim sorrio, sorrio de empatia, agora rir, esse rir de que fala e pratica, não sou capaz porque tenho absoluta falta de sentido de humor! ☹️

Anónimo disse...

Gosto muito deste seu texto, porque o meu lema de vida é lutar por uma alegria com autenticidade, não me agarrando à dor da perda, mas sem a ignorar ou mascarar, sem ficarmos com um sorriso «de plástico».
Penso que só podemos rir se não estivermos entupidos por tristezas negadas, ignoradas, desvalorizadas.
Sempre admirei muito as pessoas com sentido de humor, que ponho acima de tudo, até da ciência, da arte, da literatura, da música.
Porque no humor dá-se uma espécie de libertação de toxinas, mas sem dourar a pílula, mantendo a verdade da situação, e revelando novos ângulos.
O humor faz uma espécie de ventilação, respiramos ar fresco.
O humor é genial!
Agradeço estes seus dois textos sobre o choro e o riso, que não sóme permitem conhecê-la melhor, porque são textos baseados nos seus próprios sentimentos e vivências, como dão força àquilo que sinto.

Teresa disse...

Concordo em absoluto! Já me tem acontecido no dia a dia,alguém retribuir um sorriso e sabe tão bem. Estou a ouvir o seu filho na análise de Domingo.😉

Anónimo disse...

Cara Helena
Obrigada por estes seus dois posts que me apanharam numa altura muito especial e me fizeram muito bem. Deve ser por isso que a vejo sempre com um sorriso nos lábios
Vou-lhe fazer uma confidência. Trabalhou em minha casa uma senhora que foi sua empregada muitos anos, que a adora e lhe deve muito, e me disse uma vez que" a Dra Helena tinha sido a pessoa mais doce que ela tinha conhecido".
Veja como o mundo é pequeno...

Maria Eugénia disse...

Concordo plenamente!
No meu dia a dia sou incapaz de me dirigir ou cumprimentar alguém sem um sorriso: quer seja uma empregada de balcão, o motorista do autocarro, um vizinho, um colega... Faz-me confusão, logo pela manhã, ver pessoas entrar, por exemplo, no autocarro,de "cara fechada", sem o motorista cumprimentarem com um sorriso! Estamos a começar mal o dia, de certeza.
BJ da Maria do Porto 😀

Anónimo disse...



Sou sua leitora assídua há muitos anos . Gosto da sua escrita clara sem ser vulgar,"acutilante" sem se tornar maçadora.

Passo os meus dias pelos seus :uma nota,uma advertência,uma crítica,um elogio,um protesto ou apenas uma observação,tudo o que escreve com tanta firmeza faz com que goste de a ler.

obrigadas pelos minutos na sua companhia

G_ticopei disse...

O meu maior aliado ao longo de toda a minha vida... Rir!! Sozinha, com amigos, com desconhecidos, de mim, de outras situações, para me fazer feliz , para fazer outros felizes... acho que não consigo imaginar o mundo sem um sorriso, sem uma boa gargalhada, daquelas que mesmo nos piores momentos aliviam a alma e aumentam a nossa fé de que no final tudo corre bem...obrigada por esta partilha tão boa!!

Janita disse...

Lá experimentar, eu experimentava. Todos os dias e até mais do que uma vez ao dia...mas, quem pode rir, com tudo o que de horrível se passa à nossa volta?
Só se for rir, para não chorar, Dra. Helena.

Um abraço e um sorriso. :)