terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Chorar

Chorar é saudável e alivia a alma, diz o povo e tem razão porque, por norma, as emoções expressadas tornam-se em emoções superadas. São velhas crenças que o tempo irá, ou não, desmoronando. 
Eu gosto de rir mesmo sem nenhuma razão especial, mas aprendi com a vida, a chorar com total liberdade, porque não quero guardar lágrimas no meu coração. Se o fizesse só me fariam sentir frustrada ou ferida por muito tempo. É melhor deixá-las escorrer, até porque estudos recentes confirmam que chorar faz bem à alma.
Porém há muita gente para quem as lágrimas representam fraqueza, pelo que entendem que temos obrigação de as controlar e não as derramar, principalmente em público.
É um facto que não devemos chorar por tudo e por nada, já que a vida requer coragem. Mas, quando precisamos faze-lo porque nos sentimos derrotados, porque não deixar que essas lágrimas nos libertem de tal sentimento? Porque negar a nós próprios esse dom, quando todos nos esforçamos por acreditar que depois da tormenta virá a calma?
Chorar é saudável e liberta-nos da frustração e do stresse. Mesmo que as coisas não mudem por uma lágrima, sempre podemos tentar olhar, de novo, a situação, talvez com mais calma e mais empenho. Ou, quem sabe, para continuarmos a viver da melhor forma possível.

HSC

8 comentários:

Maria Isabel disse...

Obrigada, Doutora Helena
Fez-me bem ler isto.
Abraços
Maria Isabel

Virginia disse...



Sempre chorei desbragadamente, sobretudo quando era contrariada. Mais tarde, as lágrimas afluiam em certos momentos em que estava hipersensível a tudo e todos. O choro aliviava-me, embora também me pesasse e deprimisse. Choro em filmes comoventes como As Mulherzinhas, que vi na 5ª. Gosto de chora com a música e acontece-me muitas vezes....recordar é chorar.....

Anónimo disse...

Cara Helena
Este seu post veio aliviar tanto o que neste momento estou a passar que nem calcula. De facto, não há coincidências. Através de si, Deus mandou-me um sinal. Bem haja!

Anónimo disse...

«Eu canto a dor que não soube chorar»
Chico Buarque

Anónimo disse...

Este seu post fez-me pensar a inutilidade de vezes que não chorei por vergonha, porque os fortes não choram...

Helena Sacadura Cabral disse...

Levei 7 anos para chorar a morte do Miguel. Para ter a certeza que dessas lágrimas não haveria partido que se apoderasse. E quando isso aconteceu, chorei tão fundo que não devo ter lágrimas para chorar mais!
Foi então que a morte do Miguel foi a minha, sem espectáculo, em Valinhos de Fátima, no mais solitário encontro com Deus!

Anónimo disse...

Hoje os meus olhos não se controlaram e abriram a torneira da sua água deixando cair pétalas de lágrimas pelo jardim da face

incluindo os regos das rugas.


( Escrito em Fevereiro de 2019 )

Anónimo disse...

Podemos esquecer aqueles com quem rimos, mas nunca esqueceremos aqueles com quem chorámos.