domingo, 23 de fevereiro de 2020

O médico dos Presidentes


Durante muitos anos o meu médico foi o Prof. José Manuel Pinto Correia. Meu grande amigo, embora a sua especialidade fosse a gastro, o certo é que foi o meu primeiro internista. Tratou de todas as minhas maleitas, com excepção daquelas que decorriam da minha condição específica de mulher.
Mas, mesmo neste campo, curiosamente e até à sua morte, o meu ginecologista foi  um cunhado seu, que ele me indicou. 
Após a sua morte foi o meu bom amigo e cardiologista, Dr Pedro Abreu Loureiro, que acabou por desempenhar por muito tempo, o papel do José Manuel e, ainda hoje, não há pílula que eu tome, sem o ouvir primeiro. No fundo, a verdade é que tive sempre a sorte de ser acompanhada por amigos especiais que também foram excelentes médicos.
Mas, pouco antes do Zé morrer,  o seu conselho foi que eu escolhesse o Dr Daniel de Matos para o substituir. Como  não o conhecia, na altura, senti-me um pouco perdida, quase abandonada. 
Hoje, ao ler a excelente entrevista que este clínico deu ao jornal Público, lembrei-me do Zé e do seu conselho e ocorreu-me que, uma vez mais, ele tinha razão. Mas, como tudo na vida tem explicação, como é que eu conseguiria fazer um amigo num médico tāo ocupado com gente importante?! Apesar disso, fiquei a matutar na qualidade humana que se adivinha no Dr Daniel de Matos e que eu não tive a oportunidade de conhecer!

HSC

6 comentários:

Manuel Luis disse...

Ao longo da nossa vida as pessoas aparecem e desaparecem. Alguns ficam cá dentro por varias razões.
Um excelente Carnaval.
Saúde.

Anónimo disse...

Trata-se de um competentíssimo profissional e de uma excelente pessoa. O seu amigo deu-lhe um bom conselho. Se o tivesse seguido estou seguro de que teria hoje mais um amigo!


Antonio Abreu

Anónimo disse...

Dra Helena, conheço-o e além de muitíssimo competente é uma excelente pessoa e um verdadeiro amigo dos seus doentes. Também conheci o Pinto Correia que era mais frio mas igualmente competente. Aliás creio que eram amigos.

Anónimo disse...

A Srª, como tantos portugueses, revela as suas grandes preocupações com o estado da Saúde no nosso país, procurando e desejando legitimamente a excelência, tanto nas qualidades humanas dos médicos, como nas suas capacidades técnicas e científicas. Nada há a dizer da qualidade dos nossos profissionais de saúde que na sua grande maioria são do melhor que existe, altamente qualificados e reconhecidos internacionalmente pela sua competência. Apenas a sua dedicação aos doentes faz com que aguentem e suportem estoicamente a desorganização, o caos do nosso SNS.


Anónimo disse...

E depois há, infelizmente, o outro lado da saúde.

"Foram mais de seis horas que uma mulher de 47 anos, empresária, esteve ontem fechada numa casa de banho do Centro de Saúde de Cantanhede por suspeita de coronavírus.

Deram-lhe um iogurte e bolachas para comer e muito poucas explicações. A meio da tarde foi informada que poderia ir para casa, sem ser submetida a análises, porque não havia autorização da Direção Geral de Saúde (DGS) para as fazer."

Notícia do Diário As Beiras

Virginia disse...

Não gosto de médicos em geral e tenho-os - muitos - na família. Confio pouco nos novos, a reger-se pelo sistema da ressonancia magnetica, dos tcs e dos Raios X ou a prescreverem fisioterapias e tratamentos longos que nada adiantam. Só confio na minha médica ginecologista e é ela que me aconselha, mesmo no que sai do âmbito da sua especialidade. Esporadicamente consulto outros médicos - tudo no privado - mas poucas vezes volto lá, não me deixam saudades. Fui operada a coluna numa clinica muito boa - a Praxis - e tudo correu lindamente, as pessoas eram competentes. Espero poder escolher sempre quem me vai tratar e não cair nas mãos do SNS.