domingo, 27 de outubro de 2019

Chuva em New York


Fui ver o último filme de Woody Allen, Um dia de chuva em Nova Iorque, e, confesso, gostei bastante. Mas duvido que, comercialmente, ele possa constituir um sucesso. 
A sua paixão por aquela cidade continua a ter o mesmo fulgor, mas nota-se – noto eu -, no realizador uma melancolia mais acentuada, por não poder estar lá, ou melhor, por não o deixarem viver lá. Aliás, os americanos, com o seu tremendo puritanismo, continuarão a não poder ver mais este seu filme.
É uma história de amor, contada “a prestações”, que põe à vista muitos comportamentos da sociedade actual e, como sempre, tem momentos fabulosos. Exemplo disto, é a conversa a dois, olhos nos olhos, que a mãe decide ter com o filho e que, a meu ver, constitui um dos grandes momentos da película. 
Eu saí da sala com a impressão de ter visto algo diferente de uma comédia e que meu comigo. Creio ser, repito, uma fita que exige do espectador uma grande capacidade de saber ler nas entrelinhas...
Um espetáculo a não perder para uma mente aberta e um gosto muito especial por Woody Allen!

HSC

6 comentários:

Anónimo disse...

Também vi hoje. E também saí com uma sensação estranha.
Se todos envelhecessem assim, a produzir obras destas que bom que seria.
Aliás a sra dra é um bom exemplo!

Rafael Santiago

Virginia disse...

Vi-o anteontem. É um belo filme. Para mim a cena mais impressionante é a da chuva a cair no vidro dianteiro do carro em dada altura. A cinematografia é magnifica, Gostei dos diálogos intelectuais e cheios de referência culturais, que me lembram a Lisboa do meu tempo de faculdade. Hoje já ninguém fala assim...NY é fascinante, mesmo com chuva a cântaros. W.A. é magistral.

Pedro Coimbra disse...

Ontem fui com a minha filha Catarina ver Joker.
Woody Allen ainda não chegou a Macau.
Quando chegar obviamente estou lá.
Boa semana

Cidália Ferreira disse...

Tenho de ver!
Sou uma grande admiradora sua, e da sua capacidade e sentido de humor. Já gostava de si... Quando esteve no programa "O resto é conversa" Adorei a sua postura! De Senhora, outra coisa não se esperava. Esteve muito bem! Parabéns.
É uma senhora de mente muito à frente... Gosto!!

Beijos e um excelente dia!

O Eleitorado Morre Mas Não Se Rende disse...

comercialmente woody allen não fez filmes com grande retorno financeiro

Helena Sacadura Cabral disse...

É um Woody Allen especial. de facto!