quinta-feira, 25 de julho de 2019

Tudo isto existe...tudo isto é triste!


Confesso que já me envergonho com o que vejo e com o que oiço relativamente aos incêndios em Portugal. A mensagem é sempre - acredite-se! - a de que os incêndios terão, inevitavelmente, de continuar. 
Isto, depois do ministro da Administração Interna, ter passado o inverno e a primavera a anunciar ao país que tudo se encontrava totalmente preparado para a época estival.
Mas, como os incêndios têm vontade própria e não dependem do senhor ministro, já se declararam. Face à ocorrência o mesmo ministro tenta agora repetir-nos, numa insistência ensurdecedora, que o governo fez tudo bem feito. Vê-se!
E, azar dos azares, estas declarações são feitas tendo, televisivamente, como pano de fundo, as chamas, o desespero das pessoas, as queixas dos bombeiros mal alimentados e as matas cheias de material combustível.
Assim, o ministro tenta vender a sua nova história, alimentando-a no momento, com a pequena política de acusações feitas a autarcas que não pertencem ao seu partido e até prepararam, como o de Mação, a sua região para o pior. 
Continuamos, infelizmente, com o habitual jogo político do passa culpas, em que o culpado é sempre o outro, num volte face que suavize a ideia de que a maioria absoluta do PS pode depender da forma como correr este verão. 
Que S. Pedro nos proteja do pior. E os proteja a eles, senão a sua maioria absoluta corre o risco de ficar muito esturrada...

HSC

6 comentários:

Pedro Coimbra disse...

O Eduardo Cabrita foi quem me deu a conhecer Macau no dia 1 de Outubro de 1995.
Nunca esquecerei isso.
É muito inteligente, muito culto.
Mas está a ter um desempenho muito...enfim, fraco.
Bfds

Anónimo disse...

Ninguém aprende com o passado. E quando não é o tempo, as descargas elétricas, os campos mal tratados, são os autarcas os responsáveis.
Não há neste país um ministro que assuma uma culpa? Uma só?

Tomás

Anónimo disse...

Eu acho o máximo isto de se andar a atribuir culpas a este e aquele. a este serviço e aquele…
No entanto, não há uma palavrinha que seja sobre os que provocam os incêndios. Como é que é possível?
É que todos se esquecem que os incêndios não começam do nada. culpam-se uns e outros, agora sobre como tudo começa...zero! nada!
Lá se vai sabendo muito ao de leve que a judiciária está a investigar várias provas de fogo posto em vários sítios ao mesmo tempo… mas isso fala-se muito ao de leve, sem se empatar muito. Agora, como está o processo, quem são, porque o fazem, como se julgam, se se julgam, se se prendem… etc etc...nada. Não interessa.
O que interessa é arranjar tema para culpar uns e outros, o que interessa é que aos 'comentadeiros' das TV's não falta trabalho. Enquanto houver incêndios, estão garantidos.
Há dias Jorge Coelho falou sobre o assunto dos incêndios e claro, tb não abordou esta questão dos crimes e incendiários, mas explicou, como está bom de ver, que a desertificação também dão uma boa ajuda aos incêndios e que este é um problema que não se resolverá nem em 1 nem 2 nem 3 nem meia dúzia de anos. tem razão.
Entretanto, não tenho dúvidas que não falta quem esteja mortinho por denegrir a imagem do governo e … (e mais não digo). Isso é tão certo como dois e dois serem quatro.
P.

Anónimo disse...

Eduardo Cabrita é o mesmo político que um dia tirou o microfone a um Secretário de Estado, do governo anterior - e é-me irrelevante que tenha sido de Direita, embora eu seja de Esquerda - (Paulo qualquer coisa, do CDS), numa audição parlamentar. Uma vergonha, uma falta de elgância, um despropósito! Um alarve. E um prepotente. E foi este tipo que o inefável Costa/PM foi buscar para Ministro! Ainda me lembro daquela atitue abrupta e sem educação do Cabrita a tirar da mão do infeluz S.E das Finanças, o microfone, numa "já não fala mais!".
Um títere. Daí que não goste de ouvir críticas dp Presidente de Câmara de Mação.
Mas, mesmo assim, a malta, a acreditar nas sondagens, e é para a creditar, vai votar em peso neo PS/Costa. Ao menos que o Be e a CDU lhe possam roubar votos! Assim espero!

Anónimo disse...

Oh Diabo!
Afinal há outro P. ! Bom, eu também assine assim, embora discorde deste P. qua aqui vem. Mas, Democracia é Democracia e todos os P.s) deste Mundo (e outro) podem e têm o direito de comentar o quem melhor lhes parecer.
P. (2)... já que aqui vim depois do P (um - 1).
Quanto ao Ministro, um cavalão de primeira, não há palavras para o classificar.
Enfim, é o que temos! Sirvam-se! é como ir a um restaurante e n o Muenu nos sair: Incêndio em Vila de Rei, ou Incêndio onde e como deseja? Com ou sem PR como "Dressing"?
P.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Se ele é assim tão inteligente como vem no primeiro
comentário, não o demonstra…
Detestei as suas respostas ao jornalista da SIC.
A Comunicação Social não lhes devia dar tempo de
antena durante uns tempos, e ver-se-ia como mudavam
o comportamento.
Vai ser candidato pela lista de Setúbal em 3º. lugar.
Os meus cumprimentos.
Irene Alves