quarta-feira, 24 de abril de 2019

Luis Aguiar Conraria


Não me lembro há quanto tempo "descobri" Luis Aguiar-Conraria, nem sequer onde li um seu texto - o primeiro - que chamou a minha atenção. Num retrato muitíssimo simplificado, diria que é um economista, docente na Universidade do Minho e opinador no jornal Publico.
Sei que foi há alguns anos e, se me não engano, terá sido um texto publicado num blog. No imediato chamou-me a atenção tratar-se de colega de uma profissão que, talvez me engane, considero em declínio, já que hoje todos são gestores, financeiros ou analistas.
Depois o texto revelava a particularidade de usar a economia com humor. Os poucos que o fazem pertencem, na sua maioria, à minha geração de dinossauros, cujo passado se apresentava prometedor. O problema foi o futuro...
A partir dai passei a estar atenta ao protagonista deste post e a concordar cada vez mais com o que ele escrevia, lá de Braga, onde creio que reside. Factor que constitui, aliás, para mim uma outra sua mais valia. Ou seja, não está na academia cosmopolita lisboeta, apesar de ter estudado lá por fora.
Esta é a história de como eu descobri a sua cabeça. Mas faltava-me vê-lo a funcionar. Teria esse prazer através do " Governo Sombra" que teve a excelente ideia de o convidar, não para falar de Economia, mas sim... de violência doméstica! Não podia ter sido melhor.
Não só confirmei que há "gente" para além do economista, como tudo o que ele disse foi eivado de sense of humor e de um sadio sentido crítico. Tudo características cada vez mais raras... Assim, aconselho vivamente quem me lê, a estar atento a este nome e a não perder nada do que ele escreve!

HSC  

8 comentários:

Luís Aguiar-Conraria disse...

Cara Helena
Muito obrigado pelas suas palavras.
Sinto que devia dizer mais alguma coisa, mas fiquei sem jeito. No futuro tentarei corrigir esta minha falha.
Atenciosamente,
Luís

Anónimo disse...

Dra Helena
A Senhora é sempre uma caixinha de surpresas. Hoje este seu texto deu-me uma enorme alegria porque gostaria de ter sido eu a escreve-lo.
Sou um admirador do Professor e só julgo que ele devia ser mais ouvido. Só tínhamos a ganhar com isso,
Fez muito bem em chamar a atenção para o seu trabalho!

Pedro Coimbra disse...

Confesso que não conhecia.
Mas vou seguir o seu conselho e ficar atento.

Anónimo disse...

Sou empresário e seleciono muito a informação.
Lia-o, antes, no Observador. E gostava.
Não sabia que escrevia no Publico. Vou passar a estar atento, porque prezo muito a sua opinião.

Frederico Menezes

Anónimo disse...

Cara Dra
Ora aqui está uma pessoa que devia ser convidada para nos explicar na televisão o que muitos tentam complicar. É por isso que gosto de visitar esta sua casa: aprende-se sempre alguma coisa!

Carmo

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo consigo. Fui seu aluno e foi ele que determinou que eu optasse por Economia.

Anónimo disse...


Uma das coisas que mais admiro em si é a sua capacidade de acompanhar os mais novos e não ter qualquer pejo em o afirmar. O Professor deve ter gostado deste seu texto porque ele é inteiramente genuíno e ele sabe muito bem - foi meu Professor - distinguir o trigo do joio!
É um homem de bem e um economista que o sabe ser!

Anónimo disse...

Dra Helena e cara colega

Conheço o "protagonista", como lhe chama com graça, e sou amigo dele. O seu mini retrato diz, creia, o essencial. Só faltou tocar na preferência futebolística... que julgo ser diferente da sua. No resto é mesmo um tipo formidável, que vale a pena seguir !